Conheça Tudo Sobre Impermeabilização Flexível

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
5/9/2020
Atualizado em
18/1/2024
Conheça Tudo Sobre Impermeabilização Flexível

Um dos problemas estruturais mais comuns na construção civil é a infiltração. Umidade, facilita a proliferação de mofo, manchas e fungos, gerando descascamento da pintura e até danos sérios para a edificação. Para evitar esses aborrecimentos, a impermeabilização flexível é a mais usada nos projetos, em locais onde há movimentação estrutural e que as exigências de performance são maiores.

A impermeabilização é a etapa essencial de uma obra e protege a edificação dos efeitos nocivos das infiltrações, assegurando mais durabilidade para a estrutura. Esse processo é realizado em várias etapas da construção, desde a base até fachadas, jardins, ambientes internos, caixas d’água e piscinas.

Assim, um bom projeto de impermeabilização é capaz de garantir mais segurança, durabilidade e economia para seu empreendimento. Neste artigo, vamos mostrar os diferentes tipos de sistemas impermeabilizantes e como aplicá-los na sua obra. Boa leitura!

impermeabilizante de pressão positiva
Blok RF
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Tipos de impermeabilizações

A impermeabilização é onipresente nos mais variados tipos de projeto, desde os mais simples, como os residenciais, até outros mais ousados e elaborados. Ela proporciona proteção para a edificação contra os efeitos danosos da água e de outros agentes agressivos encontrados na atmosfera que, juntamente com a umidade, podem causar anomalias graves no concreto.

Os sistemas de impermeabilização são divididos entre rígido e flexível. A escolha do mais adequado depende de alguns fatores, como a incidência de água, tendência à movimentação, exposição a intempéries e interface com outros métodos construtivos.

O sistema rígido utiliza produtos, como argamassa impermeável e polimérica, e não é recomendado para estruturas sujeitas à movimentação estrutural e térmica, já que pode causar fissuras e grandes deformações. Esse sistema é indicado para subsolos, reservatórios de água enterrados, poços de elevador, baldrames e muros de arrimo pequenos.

Já o sistema flexível é capaz de se alongar pela estrutura e é indicado para locais expostos a variações climáticas e sujeitos à movimentação, como terraços, varandas e muros de arrimo de grandes dimensões. Dentro desse sistema, é preciso atentar para as diferentes tecnologias e produtos impermeabilizantes, que garantem mais eficiência à obra. Por isso, é sempre fundamental contar com a ajuda de profissionais qualificados na hora de escolher o sistema que melhor atenderá ao seu projeto.

Impermeabilização flexível

A impermeabilização flexível permite a formação de uma lâmina protetora que evita a penetração de água na estrutura. Esse método de impermeabilização é o mais usado na construção civil brasileira e se destaca por sua resistência a contrações e a dilatações térmicas.

Existem dois tipos de produtos para a impermeabilização flexível: moldados no local, chamados de membranas, e os pré-fabricados, conhecidos como mantas. Esse sistema pode ser aplicado em terraços, lajes maciças, piscinas suspensas, reservatórios superiores, varandas, coberturas, jardins, espelhos d’água e pisos de áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.

Geralmente, os produtos usados no sistema flexível são feitos à base de polímeros e elastômetros. Nos métodos pré-fabricados, as mantas asfálticas têm espessuras definidas pelos fabricantes, permitindo uma aplicação mais fácil e rápida. Já o sistema moldado no local tem espessuras diferenciadas e exige aplicação em várias camadas, respeitando o período de secagem, conforme a orientação de cada fabricante.

Principais sistemas flexíveis

O sistema de impermeabilização flexível é o mais utilizado no Brasil, devido à sua propriedade de elasticidade e por acompanhar possíveis patologias que a estrutura venha a sofrer com o passar do tempo. Veja os sistemas mais comuns usados pela construção civil.

Argamassa polimérica

A argamassa poliméria é um dos sistemas mais utilizados no Brasil. Ela consiste na mistura entre polímeros acrílicos com cimento, que forma uma impermeabilização resistente às intempéries e é a mais compatível com revestimentos que necessitarão colagem com argamassas colantes.

Esse tipo de impermeabilização é indicada para locais como, muros de arrimo, lajes, floreiras, piscinas e reservatórios de água potável.

Manta asfáltica

A manta asfáltica é o sistema mais famoso do país e é composta por asfalto modificado, armado com materiais diversos, como poliéster, borracha, polietileno e fibras de vidro. Trata-se de um método pré-fabricado, vendido em rolos, e deve ser aplicado à quente durante a execução da obra.

O sistema de impermeabilização com manta asfáltica é indicado para locais sujeitos à grande movimentação, como jardins, lajes, calhas, terraços e áreas frias. Mas atenção: é preciso algum tipo de revestimento ou contrapiso para proteger a manta asfáltica contra choques mecânicos, abrasão e dos raios solares.

Poliureia

A poliureia é um tipo de elastômero resistente, resultado de uma reação química entre poliamina e isocianato. As principais vantagens desse sistema de impermeabilização são a alta resistência à abrasão e a ataques químicos e elevada flexibilidade. A aplicação desse sistema exige contratação de mão de obra especializada devido à sua complexidade e para evitar erros durante a aplicação. Além disso, é necessário maquinário grande e pesado, o que inviabiliza a aplicação em áreas de difícil acesso.

A poliureia não é recomendada para superfícies expostas a chuvas frequentes, ventos fortes ou temperaturas elevadas. Esse sistema é indicado para locais agressivos, como pisos industriais, arquibancadas de estádio de futebol e reservatórios. O valor da poliureia é mais alto se comparado a outros métodos, e não possibilita um acabamento personalizado.

Emulsão acrílica

O sistema de impermeabilização com emulsão acrílica é resultado de polímeros acrílicos e termoplástico em meio aquoso. É considerada a melhor solução para regiões difíceis de serem alcançadas e em superfícies que não receberão outro tipo de revestimento. A aplicação é fácil e feita com a demão do produto intercalado com outro tipo de estruturante, como as telas de reforço ou tecidos específicos para impermeabilização.

Esse sistema tem menor resistência à abrasão e, por isso, não é indicado para locais com alto fluxo de pessoas e veículos. É importante ficar atento para a drenagem da água nos locais onde esse sistema será aplicado, a fim de evitar o comprometimento do impermeabilizante.

Escolha adequada e normas técnicas

Para fazer a escolha adequada do melhor sistema de impermeabilização, devem ser levados em consideração os outros sistemas que compõem a edificação, como o concreto, rejuntes e argamassas colantes e de revestimento. Para isso, é preciso contar com profissionais capacitados, que saberão indicar o sistema que melhor atenderá ao projeto construtivo.

A impermeabilização feita de forma adequada garante que se obtenha os melhores resultados na obra. Para isso, é essencial seguir as normas estabelecidas pela ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas. Há várias normas que regulamentam o uso de impermeabilizante e as mais importantes são: NBR 9574/2008 e a NBR 9575/2010.

Portanto, use produtos de qualidade e contrate profissionais capacitados na hora de realizar a impermeabilização flexível na sua construção. Dessa forma, é possível garantir mais durabilidade, segurança e eficiência na obra.

A Blok tem uma linha completa de impermeabilizante para diversas funcionalidades. Descubra os produtos mais adequados para sua construção!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.