Impermeabilização de Terraço: O Guia Completo para Impermeabilizar 2024

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
9/7/2020
Atualizado em
18/1/2024
Impermeabilização de Terraço: O Guia Completo para Impermeabilizar 2024

A laje de cobertura, também conhecida como terraços, pode ser projetada para diferentes finalidades.

Considerada uma área molhada, é importante ter alguns cuidados na hora do planejamento deste espaço. A impermeabilização de terraços transitáveis é necessária para eliminar a possibilidade de vazamentos e infiltrações, além de garantir com segurança o livre trânsito de pessoas.

Todo o procedimento dever ser feito por um profissional especializado seguindo os critérios normativos. É preciso se atentar para questões relacionadas às juntas, rodapés, ralos e cantos.

Depois de instalado o impermeabilizante, é necessário revestir a superfície para garantir o trânsito seguro de pessoas.

Se você está interessado no assunto e quer saber mais, não deixe de ler este post até o final. Vamos mostrar os benefícios da impermeabilização em terraços e explicar a importância do uso de produtos de qualidade nesse processo. Confira!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Os benefícios da impermeabilização de terraços transitáveis e não transitáveis

O desgaste dos terraços transitáveis acontece de forma mais rápida que nos terraços não transitáveis. Por conta das interferências climáticas e da movimentação constante de pessoas, a tendência é que a degradação ocorra mais rápido nesse espaço.

A impermeabilização correta de terraços transitáveis é a forma mais eficiente e segura de evitar umidade, infiltrações e graves problemas estruturais.

Como os espaços abertos estão mais expostos ao vento, chuva e calor, a impermeabilização evita a degradação precoce do local. Além disso, tal processo evita proliferação de mofo e fungos, deixando o ambiente esteticamente mais bonito e agradável.

Os benefícios de impermeabilização de terraços transitáveis são a longo prazo, e os sistemas mais comuns oferecem garantia de, no mínimo, cinco anos. Durante esse tempo é importante ficar atento para possíveis manutenções.

Terraços transitáveis e não transitáveis, cuidados importantes

O processo de impermeabilização de terraços transitáveis e não transitáveis acontece após a execução da laje, ainda na fase de obras. É preciso deixar a superfície bem regularizada e limpa, livre de qualquer resíduo que possa prejudicar a aplicação do impermeabilizante acrílico.

Esse procedimento de preparo da superfície para a impermeabilização pode ser encontrado na ABNT NBR 7200, que também orienta quando a caída da argamassa de regularização.

Alguns cuidados devem ser tomados na hora da impermeabilização de terraços transitáveis. Esse procedimento deve ser realizado para a cobertura total da área se atentando a pontos críticos, como ralos e cantos.

Quando a superfície é transitável, é muito importante revestí-la, para que o impermeabilizante não sofra com o desgaste causado pela abrasão de veículos ou pessoas transitando sobre ele.

Após a aplicação do impermeabilizante, o profissional responsável deve realizar um teste de estanqueidade para verificar se existe algum ponto problemático na cobertura.

É bom ressaltar que revestimentos cerâmicos não devem ser usados para impermeabilizar terraços transitáveis, paredes ou outros locais.

Além disso, é de suma importância o uso de produtos de qualidade para a impermeabilização de terraços transitáveis. Dessa forma, você garante mais durabilidade da estrutura e segurança para as pessoas que transitam no local. O Blok ST é uma resina impermeabilizante para argamassa polimérica ótima para ser usada em lajes, terraços, sacadas, muros de arrimo, reservatórios de água e muito mais.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e deixe seus amigos por dentro deste e de outros assuntos!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.