Conheça as Características e Aplicações do Aditivo para Chapisco

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
28/8/2020
Atualizado em
18/1/2024
 Conheça as Características e Aplicações do Aditivo para Chapisco

O chapisco é uma das etapas mais importantes do revestimento da alvenaria de uma construção ou reforma. Desempenha um papel essencial para a qualidade da edificação, contribuindo para um acabamento impecável.

Seja na parte interna, externa, muros ou fachadas, o chapisco deve ser alvo de atenção, pois é o que vai garantir melhor aderência entre a base da alvenaria e as camadas de revestimentos, proporcionando maior resistência e durabilidade.

Você conhece o aditivo para chapisco? É um componente desenvolvido para aperfeiçoar os serviços e melhorar os resultados na obra. Confira, neste post, o que é e as vantagens desse produto que pode proporcionar benefícios incríveis para as estruturas!

adesivo fixador para chapisco, argamassa e concreto
BlokFix
Adesivo para Argamassa, Chapisco, Concreto e Gesso
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

O que é o aditivo para chapisco?

O chapisco é uma fina camada de uma mistura de cimento, areia grossa e aditivo, que aumenta a resistência mecânica entre a alvenaria, reboco e revestimento final. Para garantir que o chapisco seja eficiente, é necessário acrescentar o aditivo, que é um produto para melhorar a aderência e proporcionar melhor performance.

Quais as características e aplicações do aditivo para chapisco?

O aditivo para chapisco tem particularidades técnicas que incorporam a aderência, liga, plasticidade e redução da água na composição, ideal para dar maior resistência para argamassa e concreto. As características do aditivo aumentam a plasticidade e reduzem a permeabilidade do material.

Pode ser aplicado em diversas superfícies, como:

  • base de aderência para argamassa de reboco;
  • emboço interno ou externo;
  • chapisco comum interno ou externo;
  • ponte de aderência para argamassa de contrapiso;
  • vigas e colunas.

Como o aditivo foi desenvolvido especificamente para o serviço de chapisco, as suas características agem de forma pontual para garantir maior aderência em todas as situações, formando estruturas uniformes e resistentes, independentemente do tipo de uso e ambiente que foi construído.

Quais as vantagens do uso do aditivo para chapisco?

Todas as etapas de uma obra ou reforma têm influência direta no resultado final. Isso significa que a harmonia entre mão de obra qualificada e produtos de qualidade proporcionam estruturas seguras e duráveis.

Para tanto, o uso de aditivo para chapisco é relevante e contribui significativamente para alcançar os objetivos do projeto, pois oferece vantagens importantes para o setor construtivo. Veja quais são!

Ótima diluição

O aditivo para chapisco, BlokFix, é um produto econômico e que rende bastante. Pode ser diluído de duas a cinco partes de água, o que reduz o consumo de cimento sem perder a rugosidade e a resistência. O custo-benefício do aditivo para a obra é excelente.

Excelente adesão

O objetivo do chapisco é formar uma camada rugosa para corrigir imperfeições e dar mais aderência nos revestimentos. Ao utilizar o aditivo, a adesão será ainda maior. Tanto o emboço quanto o reboco serão mais resistentes.

Uso em áreas internas e externas

A versatilidade é mais uma vantagem do uso do aditivo para chapisco. É um produto que pode ser utilizado tanto em áreas internas quanto nas externas, sem restrições ou limitações com a mesma eficiência.

Previne a retração da argamassa

A retração diz respeito a fissuras que ocorrem devido à perda de água no processo de cura. É um problema que compromete a resistência e a eficiência da estrutura. O uso do aditivo para chapisco evita esse contratempo e promove a durabilidade das edificações.

Compatibilidade com cimento Portland

O aditivo soma as propriedades do cimento Portland e aumenta a aderência, fornecendo maior resistência para a aplicação dos revestimentos. É totalmente compatível com o cimento Portland, facilitando o trabalho e acabamentos.

Aspecto seco e flexível

Na aplicação com aditivo, o chapisco tem uma melhora visível do aspecto, permanecendo seco e com maior flexibilidade. Esses fatores são essenciais para a qualidade do acabamento.

Como o aditivo deve ser utilizado?

O chapisco é a primeira etapa para ter uma estrutura bem-acabada. Em uma obra ou reforma, existem muitos tipos de base que precisam ser devidamente preparados com o chapisco para receber o revestimento e compor o acabamento.

Embora seja um processo simples e seguro, saber como chapiscar parede é fundamental para ter eficiência, um acabamento perfeito e durável, alcançando todos os objetivos e resultados esperados.

O produto aditivo para chapisco deve ser inserido na hora de preparar a mistura para formar a argamassa. O mais usual é fazer a composição 1:3, na relação cimento e areia grossa. Durante esse processo, é colocado o aditivo de acordo com as especificações do fabricante.

Com a superfície da base previamente preparada, livre de poeiras, resíduos e com todas as falhas e juntas preenchidas, o composto contendo o aditivo e argamassa é lançado na parede em finas camadas.

Para iniciar as próximas etapas do acabamento, que são o emboço e o reboco, é necessário aguardar o tempo de cura, para secar e o aditivo para chapisco agir, melhorando a aderência. Após esse tempo, as demais camadas podem ser feitas adequadamente.

Por que investir no produto?

O objetivo de todo projeto é proporcionar edificações que unem estética, segurança e funcionalidade. Nesse contexto, todo investimento em produtos que se completam e proporcionam mais resistência e durabilidade às estruturas é muito importante.

O aditivo para chapisco é um produto desenvolvido com alta tecnologia para aprimorar a base, fornecendo mais resistência, aderência e durabilidade. Esses benefícios são essenciais para ter estruturas de qualidade.

Além disso, o aditivo evita desperdícios que acontecem na hora de aplicar o chapisco, pois, quando misturado com o cimento e a areia, eleva a adesividade e se adapta melhor à superfície, oferecendo as condições ideais para aplicar as demais etapas do acabamento com tranquilidade.

Contar com o aditivo para chapisco é indispensável para uma obra moderna que preza pela qualidade a um excelente custo-benefício. É um investimento que reduz as possibilidades de ter problemas como as retrações, infiltração e fissuração, que geram retrabalhos e são um grande risco para qualquer edificação.

Os benefícios do aditivo para chapisco aumentam a aderência nos substratos de alvenaria e concreto, melhorando as propriedades e oferecendo condições ideais para fazer um trabalho impecável e que vai agradar a todos os envolvidos. Portanto, é um grande aliado para o setor de construção.

Gostou do post? Estar bem informado e acompanhar as tendências no setor da construção civil é fundamental para aperfeiçoar os serviços. Pensando nisso, conte-nos quais as suas experiências com o tema, deixe aqui o seu comentário!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.