Concreto Ripado: Tudo O Que Precisa Saber Sobre Ele

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
13/1/2021
Atualizado em
20/4/2021
Concreto Ripado: Tudo O Que Precisa Saber Sobre Ele

Foi-se o tempo em que, quando se pensava em concreto, a única associação direta feita era com a parte construtiva de um projeto. Hoje em dia, esse material é, também, valorizado como recurso estético, tendo no concreto aparente e no concreto ripado tendências versáteis e atemporais. 

No Brasil, essa corrente ganhou impulso especialmente com o movimento modernista. Atualmente, o concreto ripado, também chamado de ripa de concreto ou ripado aparente, é um dos revestimentos que mais estão em alta na arquitetura e construção civil e no design de interiores.

Isso porque o revestimento de concreto ripado agrega personalidade e expressividade a qualquer projeto residencial ou comercial, sendo aplicado desde em paredes internas e fachadas até em elementos como pisos, colunas e até mesmo em bancadas.

Desse modo, é possível atingir resultados atrativos e uma grande variedade de expressões arquitetônicas com esse tipo de revestimento.

Continue a leitura do artigo de hoje e descubra mais sobre porque o revestimento de concreto ripado está tão em alta e veja dicas de cuidados para trabalhar com esse tipo de material. Acompanhe a seguir e tire suas principais dúvidas sobre o tema.

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Oportunidade de mercado: diferenciais e atrativos do revestimento de concreto ripado para seu negócio

Quem já trabalha com artefatos de concreto pode ter nesse tipo de revestimento uma boa oportunidade de diversificar e ampliar o mix de produtos de seu portfólio.

Acompanhar as tendências que movimentam e aquecem o mercado é uma iniciativa importante para manter o negócio atrativo e competitivo e de diferenciar-se de seus concorrentes, obtendo uma vantagem mercadológica.

E, nesse segmento, vale a pena voltar os olhos neste momento para o revestimento de concreto ripado. Desde que serviu como um dos grandes símbolos do movimento modernista, o concreto já passou a ter um uso mais versátil.

E, com a arquitetura brutalista, que surgiu nos anos 1980 e voltou a ficar em evidência agora, ele se destacou ainda mais, passando a ser empregado de modo mais aparente na estética dos projetos. 

A verdade é que a cor cinza desse material tem um apelo especial, combinando perfeitamente com ambientes modernos, urbanos e arrojados. Seus tons podem, ao mesmo tempo, agregar rusticidade, minimalismo, criatividade ou neutralidade, conforme os objetivos de cada projeto.

Essa versatilidade para combinar com diferentes propostas e estilos torna esse revestimento muito visado por arquitetos, designers de interiores e clientes finais.

Mas, indo além do aspecto estético, o revestimento de concreto ripado tem sido tão utilizado também por ter aplicação simples e facilitada, podendo ser empregado tanto em áreas internas quanto em ambientes externos, além de demandar uma rotina de manutenção posterior bastante prática.

Também por ser associado a atributos como alta durabilidade e conforto térmico - por ser um material frio, contribui para aliviar o calor, por exemplo.

Portanto, seja para quem está construindo agora ou para quem já tem um espaço pronto, mas não quer realizar grandes obras para ter um espaço renovado, o revestimento de concreto ripado mostra-se uma ótima alternativa, combinando com uma variedade de projetos e finalidades.

E isso torna essa uma boa oportunidade para seu negócio manter-se atrativo e lucrativo, ampliando sua base de clientes e gerando diferenciação de mercado.

Cuidados básicos ao se trabalhar com revestimento de concreto ripado

Primeiramente, é sempre bom lembrar de que é importante escolher uma forma adequada para trabalhar com concreto e combiná-la com o uso de desmoldantes de qualidade, que não façam uma interação indesejada com a superfície de concreto - alterando sua cor ou brilho, por exemplo.

Também deve-se ter em mente que, como o revestimento de concreto ripado ficará exposto a condições climáticas diversas, é importante levar esse aspecto em consideração desde o início para que o produto acabado seja qualificado, seguro e durável dentro de seu contexto de uso.

Isso passa pela escolha da mistura certa na composição a ser utilizada, possibilitando atingir uma trabalhabilidade ideal e a minimização de poros e fendas na estrutura. O processo de cura também deve ser feito com bastante cuidado, de modo a garantir a resistência e a durabilidade do revestimento sem demandar manutenções corretivas frequentes.  

Também deve-se atentar para o fato de que ripas de concreto podem empenar com alguma facilidade, o que exige cuidados atentos no armazenamento do revestimento de concreto ripado até ele ser assentado. 

Se essa etapa for executada pelo cliente, é importante também orientá-lo corretamente. O local deverá estar limpo e seco e a indicação para o assentamento é utilizar argamassa colante, que varia especialmente conforme o ambiente de aplicação das peças.

A importância do tratamento de peças de revestimento de concreto ripado

Outro cuidado que precisa ser destacado é o que se refere ao acabamento de tratamento das peças. Esse tem o principal objetivo de manter a integridade do material e as propriedades originais do concreto ao longo do tempo, contribuindo para que o revestimento seja durável e permaneça com a estética desejada. 

O tratamento permite que se evitem anomalias que façam com que as peças demandem manutenções corretivas ou que tenham vida útil muito menor do que a projetada. Ainda, protege o revestimento contra a ação de agentes agressivos que possam se fazer presentes no ambiente.

Além disso, o tratamento pode contribuir para aspectos de segurança. Por exemplo, no caso de aplicação do revestimento de concreto ripado em banheiro, fazer o acabamento de tratamento com um selador de superfície pode contribuir para ajudar a causar escorregamentos, então atente-se para o tipo de acabamento.

Silicone hidrofugante: cuidado fundamental no acabamento do revestimento de concreto ripado

Outro cuidado importante para oferecer um produto seguro, diferenciado e que conquiste a fidelidade de seus clientes é aplicar silicone hidrofugante à base de água no revestimento de concreto ripado.

Esse é um acabamento que agrega uma importante camada extra de proteção, que ajuda a prevenir problemas nas peças causados pela umidade, promovendo uma camada invisível protetora para o revestimento que evita casos de manchas, escurecimentos e infiltrações que podem impactar tanto em peças aplicadas em áreas internas quanto nas externas.

A ação desse tipo de produto é baseada em impedir a passagem da água - sendo que as marcas que são referência - como a Blok com o BlokSeal CC -, já fazem isso logo na primeira camada.

Com isso, evita-se que o acabamento do revestimento de concreto ripado seja danificado, o que contribui para que ele dure mais, preserve seu apelo estético e para que seu cliente não tenha problemas que exijam manutenção ou reformas por imprevistos ocorridos nessas peças.

Na hora de escolher o silicone hidrofugante à base de água, busque dar preferência por uma marca de produto que também atue impedindo o acúmulo de sujeira, seja de fácil aplicação e não seja inflamável.

Especialmente, prefira aqueles que que não interfiram na estrutura interna das peças de concreto, alterando sua cor ou brilho, por exemplo, o que pode gerar não conformidade no lote de peças e causar a insatisfação do cliente com o resultado final.

E então, o que achou da ideia de começar a trabalhar com revestimento de concreto ripado? Para saber mais sobre essa possibilidade, continue acompanhando nosso blog.

E, para compreender melhor a importância do tratamento para peças de concreto aparente, leia também o artigo especial que preparamos explicando em detalhes esse tema. Até a próxima!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.