Já Ouviu Falar em Tratamento de Concreto Aparente? Venha Conferir Essa Técnica!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
12/8/2020
Atualizado em
18/1/2024
Já Ouviu Falar em Tratamento de Concreto Aparente? Venha Conferir Essa Técnica!

Para garantir a durabilidade e qualidade da estrutura de concreto é importante proteger a edificação de qualquer exposição à água. O tratamento de concreto aparente é uma das soluções mais indicadas para esses casos. Trata-se de uma técnica que mantém a integridade do concreto e aumenta a vida útil do empreendimento. Esse método é muito utilizado para realizar manutenções tanto em fachada de prédios quanto em outros tipos de construções, como viadutos.

O concreto aparente proporciona um ar diferenciado ao ambiente, já que o material fica à mostra, ou seja, sem revestimentos ou acabamento. O objetivo principal dessa técnica é garantir mais durabilidade para o projeto, prevenindo contra infiltrações em fachadas, acúmulo de sujeira e manutenções frequentes.

Além disso, quando o tratamento de concreto aparente é bem executado, o material tende a ter duração maior do que a projetada inicialmente. Neste post, você vai conhecer os principais benefícios dessa técnica para a construção. Confira e boa leitura!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

A importância do tratamento de concreto aparente

O concreto aparente vem ganhando o gosto dos arquitetos brasileiros desde a década de 60. Um dos principais percursores dessa técnica foi Oscar Niemeyer, que abusou do estilo em seus projetos, construindo verdadeiras obras de arte reverenciadas no mundo todo. O método, que consiste em deixar totalmente à mostra o concreto, sem qualquer tipo de acabamento, pode ser aplicado em áreas internas e externas.

O foco principal do tratamento do concreto aparente é preservar ao máximo as características originais do material e prolongar a vida útil planejada no projeto arquitetônico. Além disso, o tratamento proporciona um visual estético bonito e agradável. Veja os principais benefícios da tratamento do concreto aparente a longo prazo:

  • versatilidade — pode ser aplicada tanto em fachadas quanto na parte interna dos imóveis. Também pode compor desde a decoração rustica até o estilo contemporâneo, garantindo aparência única em cada aplicação;
  • proteção — preserva a edificação contra intempéries, como chuvas, raios solares e outros fatores climáticos;
  • vida útil maior — quando o tratamento é feito de forma adequada, o concreto tende a durar anos sem manutenções corretivas;
  • economia — como não precisa de reboco, o concreto aparente é uma opção econômica, além disso demanda pouca manutenção;
  • fácil limpeza — é indicado somente o uso de jatos de água com pressão, dispensando sabão ou outros produtos;
  • valorização do imóvel — em virtude da durabilidade e economia, o concreto aparente valoriza a construção e influencia diretamente no valor de mercado. A beleza que essa técnica oferece também chama a atenção, pois eleva a precificação do imóvel.

A hidrofugação de concreto aparente

Os hidrofugantes protegem os substratos para proteger contra água e partículas que possam aderir às superfícies. Muito indicado para áreas externas, esses produtos evitam infiltrações e preservam locais expostos a fatores climáticos. Podem ser aplicados em diferentes tipos de superfícies e são usados para conservação e aumento do tempo de vida útil das estruturas.

Esse material não forma película depois de aplicado, completando a porosidade na região para evitar o aparecimento de manchas e escurecimento dos rejuntes, decorrentes da infiltração de água. O silicone hidrofugante serve para proteger a superfície da ação da umidade e da água, bloqueando infiltrações para evitar que ocorram danos estéticos ao material, além de garantir mais durabilidade e menor manutenção. Além diss, esse produto protege o substrato sem modificar suas características originais.

Existem várias especificações de impermeabilizantes à base de silicone no mercado, que devem ser escolhidas de acordo com o local onde será aplicada, o tipo de estrutura e a forma como ficarão expostas às intempéries. Esse produto é sustentável, resistente e impede o acúmulo de sujeiras, facilitando a limpeza.

O silicone hidrofugante e o verniz acrílico

A principal diferença entre o silicone hidrofugante e o verniz acrílico é, basicamente, que o último forma uma camada sobre a superfície depois de aplicado, resultando em acabamentos diferentes do natural do material. As resinas ou vernizes também são resistentes e oferecem aspecto bonito após a aplicação, deixando a superfície fosca, acetinada ou brilhante. Para quem deseja alterar esse aspecto, essa seria a maior vantagem do verniz com base acrílica.

Outra diferença muito significante é a questão da manutenção. Enquanto estruturas com hidrofugante duram anos sem manutenção, os locais com verniz acrílico tendem a deteriorar mais rápido, pela formação da película. A exposição ao sol deixa a superfície amarelada, causa craquelamento e descolamento da película. Por isso, para evitar maiores transtornos, é fundamental que a manutenção seja realizada logo que o local apresentar os primeiros sinais de desgaste.

O BlokSeal CC é um silicone hidrofugante que oferece máxima proteção para fachadas e telhados. Por impedir a infiltração de água, esse produto evita que acabamentos internos da obra sejam danificados. Ele protege e preserva a estrutura sem alterar o brilho ou a cor da superfície. Além disso, esse silicone evita manchas, eflorescência e escurecimento da estrutura. Fissuras e infiltrações também são comuns quando a preservação da estrutura é feita de forma inadequada.

A eflorescência

A eflorescência são manchas esbranquiçadas que surgem nas superfícies devido a reações químicas. A presença de cal livre está em substratos que levam cimento na composição, como argamassas de reboco, assentamento e o próprio concreto aparente.

No momento em que esse material entra em contato com a água de chuva ou proveniente de outras circunstâncias, ocorre a dissolução, gerando as manchas nas paredes. A hidrofugação da superfície é fundamental para prevenir esse tipo de problema.

A selagem das juntas verticais

O aparecimento de fissuras está entre os vários problemas que podem acontecer em uma construção. O Sol é um dos principais responsáveis por essas patologias, já que a incidência de calor favorece a movimentação dimensional da estrutura, resultando em fissuras e trincas.

A selagem das juntas em edificações serve para absorver as movimentações e vedar a passagem de água. Assim, é possível proteger a estrutura, garantindo a integridade, conforto e salubridade aos ambientes.

A infiltração em fachadas

Normalmente, as infiltrações acontecem devido a ações do tempo, como chuva, radiação solar, ventos e outros fatores climáticos, favorecendo a passagem de umidade e água. A estrutura pode apresentar vazamentos, goteiras, machas e descascamento, que prejudicam a estética do ambiente. Além disso, infiltrações podem comprometer toda a edificação e causar graves danos.

Como vimos, o tratamento de concreto aparente é importante para aumentar a durabilidade dos materiais, garantir segurança, integridade e estabilidade da estrutura, além de deixar o ambiente mais bonito e com menos manutenções. Utilize produtos de qualidade e conte com profissionais qualificados para proporcionar mais conforto e economia ao seu projeto arquitetônico.

Agora que você aprendeu tudo sobre o tratamento de concreto aparente, que tal levar esse conhecimento até seus amigos? Compartilhe agora mesmo este conteúdo nas suas redes sociais!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.