Silicone Hidrofugante x Verniz Acrílico: Saiba como Fazer A Escolha Correta para Sua Obra

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
26/9/2019
Atualizado em
18/1/2024
Silicone Hidrofugante x Verniz Acrílico: Saiba como Fazer A Escolha Correta para Sua Obra

Silicone Hidrofugante x Verniz Acrílico

Você já deve ter se deparado com a dúvida de qual produto utilizar na sua obra para impermeabilizar uma superfície, certo? Silicone Hidrofugante ou Verniz Acrílico? Sabe quando usar um e outro e quais as vantagens de cada um deles?

Se você trabalha na construção civil, sabe que o processo de impermeabilização é muito importante para obter resultados melhores e com qualidade. Isso por que impermeabilizar da maneira correta evita problemas a longo prazo, patologias, ainda facilita a limpeza e preserva a estética sempre bonita!

Então, se você é do ramo, sabe que uma impermeabilização bem feita deve ser realizada com produtos de qualidade, aplicação correta e específica para cada finalidade. De nada adianta ter o melhor produto mas aplicar incorretamente ou utilizar um produto indicado para uma coisa, mas querer outro resultado!

Por isso, preparamos esse material que te ajudará a decidir qual o produto adequado para o resultado que você quer obter! Mais especificamente, vamos te contar tudo sobre os silicones hidrofugantes e os vernizes acrílicos, que são duas opções encontradas no mercado e que são recomendadas na etapa da impermeabilização!

Venha conosco para não mais ficar com dúvidas quando for escolher o produto para sua obra!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

O que é Silicone Hidrofugante?

O silicone hidrofugante é um produto, formulado a partir de moléculas à base de silano siloxano, que começou a ser muito utilizado na construção civil, por conta do seu excelente resultado e vantagens frente aos vernizes acrílicos. Mas, quais suas características que vêm fazendo se tornar o produto preferido quando falamos em impermeabilização?

Em primeiro lugar, os silicones hidrofugantes não formam película na superfície, permitindo que o material continue poroso, facilitando a evaporação de líquidos, deixando-o “respirar”, são produtos ecologicamente corretos, pois usam água como solvente.

Além disso, os silicones conseguem penetrar nos substrato sem alterar suas características originais. Por não formar película, a sua manutenção é bem simples: passados alguns anos, basta reaplicar o silicone hidrofugante, não sendo necessários procedimentos de remoção da camada anterior.  

Os silicones hidrofugantes, como o próprio nome já diz, têm a função de hidrofugar a superfície onde será aplicado, protegendo-a contra a ação da água e umidade, evitando, assim, a formação de mofos e manchas escurecidas ou esverdeadas. Por bloquear as infiltrações, ele age no sentido de conservação de diferentes tipos de substratos e previne patologias que comprometem toda a estética de onde quer que seja!

Mas, antes de mais nada, você precisa se lembrar de realizar uma boa limpeza no substrato que receberá o produto! O ideal é realizar hidrojateamento para remover grande parte das impurezas para que a aplicação seja feita de forma correta já que o silicone é aplicado em estruturas que ficam expostas ao sol e à chuva, mas não pode ser administrado sobre superfície úmida.

Então, quando pensamos em impermeabilização, o silicone hidrofugante é o preferido, pois ele oferece muitas vantagens para a obra, propiciando o aumento da vida útil do substrato, diminuição de manutenções, alta durabilidade e criação de superfícies autolimpantes, pois a sujeira não acumula!

Mas, mesmo assim, vamos explicar um pouco sobre os vernizes acrílicos que são utilizadas também na construção civil e apresentam outras características. Venha com a gente para entender!

O que é Verniz Acrílico?

Como já falamos, outra alternativa para fazer a impermeabilização é o uso de vernizes acrílicos (ou resina acrílica). Você já deve ter ouvido falar que elas são mais resistentes e deixam um aspecto mais bonito depois da aplicação, mas que tal entender melhor como esse produto funciona?

A primeira característica dos vernizes é o fato de, depois de aplicada sobre a superfície, uma camada de película é formada sobre ela. Isso implica alguns pontos que resultam em acabamentos distintos dos silicones. Vamos entender melhor!

Você concorda que, quando uma película é formada, ela pode alterar as características originais do material, certo? Por isso, muita gente diz que os vernizes oferecem um acabamento mais bonito, podendo deixar a superfície brilhante, fosca ou acetinada. Isso pode ser uma grande vantagem se a intenção for alterar o aspecto da superfície.

Porém, temos que ressaltar alguns pontos negativos sobre a formação da película. Quando exposta à radiação ultravioleta, a superfície impermeabilizada com verniz sofre degradação, que pode ser vista pelos sinais de amarelamento, craquelamento e, por fim, descolamento da camada de película da superfície. Isso pode ser um grande problema, porque apesar da durabilidade ser boa, a manutenção precisa ser feita logo que os sinais aparecerem por conta da deterioração estética.

Portanto, assim que os sinais de degradação forem notados, é preciso dar início à manutenção. Por formar película, ela precisa ser totalmente removida antes de aplicar uma nova camada do impermeabilizante, que consiste em um processo de lixamento de toda a superfície, sempre se atentando para não agredir o substrato. Depois de completamente removida, o impermeabilizante poderá ser reaplicado.

Podemos ver que os vernizes acrílicos dão mais trabalho na hora da manutenção, não é? Por outro lado, dão um visual mais agradável para as superfícies. A seguir, vamos dar algumas dicas para você saber como escolher o impermeabilizante ideal!

Diferença entre Silicone Hidrofugante e Verniz Acrílico e Como escolher

Bom, das definições de silicone hidrofugante e Verniz Acrílico, podemos compilar as diferenças entre esses dois produtos tão utilizados pela construção civil. Temos o seguinte:

Aplicação: o substrato precisa estar bem limpo para a aplicação de silicone e não formam películas, deixando-o poroso. Os vernizes acrílicos formam películas, que sofrem degradação ao longo do tempo, comprometendo a estética.

Acabamento: os silicones podem ou não alterar a superfície; já os vernizes alteram, podendo deixar brilhante, fosca, escura e com aspecto molhado.

Manutenção: os vernizes acrílicos exigem remoção total da película antes da reaplicação enquanto que os silicones não.

Basicamente, as diferenças são essas. Mas, agora você deve estar se perguntando como escolher o impermeabilizante ideal. E nós vamos te responder: depende. Tudo vai depender do que você quer; se quer deixar brilhante, se quer ter menos trabalho na manutenção ou se quer manter o aspecto original da superfície. Por isso, pondere bem o que oferece cada produto para não ter resultados inesperados, entendido?

Bônus: BlokSeal CC

Se, depois de ler, você chegou a conclusão que silicone hidrofugante é a melhor opção para o que precisa, vamos te apresentar o melhor silicone hidrofugante do mercado: BlokSeal CC. Silicone hidrofugante à base silano siloxano, BlokSeal CC promove uma camada invisível de proteção que evita infiltrações, mantendo a superfície limpa e livre de patologias! Ele repele a água com facilidade, preservando por muito mais tempo toda a superfície.

Quer saber mais? Dê uma olhada no nosso site e conheça todos os nossos produtos! A Blok está pronta para qualquer desafio!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.