Como Impermeabilizar Laje

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
5/6/2020
Atualizado em
20/4/2021
Como Impermeabilizar Laje

A laje é parte essencial de qualquer construção. Os cuidados com ela devem ir além dos aspectos estéticos, pois sua superfície está diretamente exposta aos fatores climáticos e, por isso, é passível de sofrer danos estruturais.

Além da necessidade de executar a laje da forma correta, é imprescindível preservar a sua estrutura, com métodos de impermeabilização eficientes e de qualidade, evitando a ação da umidade e do tempo.

Por isso, conhecer como impermeabilizar laje e a importância dessa ação é fundamental para todo profissional da construção civil.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, está no lugar certo! Confira, neste artigo, informações relevantes para aperfeiçoar os seus conhecimentos!

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Qual é a importância de realizar a impermeabilização da laje?

O perfeito estado estrutural e a conservação de uma laje são fatores que, com certeza, contribuem bastante para a segurança de uma construção, principalmente em um país tropical, onde os períodos chuvosos podem ser longos e intensos.

Nesse cenário, impermeabilizar a laje é extremamente importante e deve ser uma prioridade para eliminar qualquer possibilidade de ocorrer problemas futuros derivados da umidade, como infiltrações, rachaduras, surgimento de mofos, corrosão das armaduras e até exposição da estrutura.

Quais são as vantagens de adotar essa prática?

A proteção da laje por uma camada impermeabilizante proporciona benefícios importantes, preservando a superfície contra danos que podem causar situações desagradáveis, além de grandes prejuízos caso o trabalho tenha que ser refeito.

É uma forma inteligente de se precaver e evitar futuros prejuízos e retrabalhos.

A seguir, conheça melhor os principais benefícios da impermeabilização da laje!

Substitui os telhados comuns

Uma laje impermeabilizada com produtos adequados e de qualidade fornece a segurança e confiabilidade para substituir o telhado convencional.

Essa possibilidade permite usar a criatividade e adotar uma arquitetura moderna, inovadora e com o custo reduzido.

Além disso, lajes sem telhados são estruturas mais leves, o que torna possível uma construção mais enxuta e econômica.

Permite o uso da área para lazer e convivência

Principalmente em áreas urbanas, a otimização dos espaços é muito bem-vinda e uma prática comum nas construções atuais.

Com a versatilidade dos impermeabilizantes, que oferecem resistência para os mais variados tipos de uso, é possível utilizar as lajes como áreas de lazer e convivência, sem comprometer a segurança.

Evita o risco de goteiras

Sabe aquele momento de chuva, quando somos surpreendidos com goteiras dentro de casa? É uma situação desagradável que pode ser evitada completamente pelo simples ato de impermeabilizar a laje.

Ou seja, é um investimento preventivo que proporciona tranquilidade em situações que podem oferecer riscos.

Como fazer a impermeabilização da laje?

O passo inicial para a impermeabilização da laje é contar com um apoio profissional para elaborar um projeto específico. Essa é a garantia de que todos os aspectos serão considerados para que o serviço tenha qualidade e eficiência.

Com um olhar clinico, é preciso analisar os seguintes quesitos:

  • o nivelamento da laje;
  • o sistema de drenagem pluvial;
  • um possível fluxo de pessoas e veículos;
  • as formas de aproveitamento da laje;
  • o tipo de impermeabilização adequado.

Conhecer as características da sua estrutura é indispensável para identificar o produto ideal, que, por meio de ferramentas especializadas, será aplicado em camadas na superfície da laje. Após um tempo de secagem, pode-se adicionar mais uma camada para dar resistência mecânica e uma proteção completa.

Alguns métodos de impermeabilização exigem uma aplicação mais complexa, utilizando alta temperatura para a vedação. Independentemente do tipo e dos produtos utilizados, o procedimento deve ser sempre realizado sobre a argamassa de regularização da superfície.

As juntas de dilatação também precisam ser tratadas, utilizante selantes específicos para essa aplicação. Se possível, tudo deve ser revestido por uma camada de proteção mecânica, principalmente na junção da impermeabilização com a parede.

Quais são as normas de impermeabilização?

Todos os projetos de impermeabilização precisam seguir, basicamente, quatro passos principais.

Preparo do substrato de aplicação, projeto de impermeabilização, seleção de materiais e execução da aplicação.

Para cada um desses passos, existem normas elaboradas para orientar as melhores práticas e desempenho dos produtos.

O preparo do substrato é a fase inicial do processo de impermeabilização. Essa etapa é primordial que seja feita corretamente, para que todas as etapas seguintes possam ter o desempenho desejado.

A NBR 7200 orientará justamente nessa fase, de como preparar a superfície da forma correta e os passos necessários para que os produtos aplicados sobre ela estejam em uma base sólida, limpa e estável.

Preparado o substrato, o projeto e a seleção dos materiais a serem utilizados são as próximas etapas. Para essas duas fases, a NBR 9575 orientará sobre o projeto de impermeabilização, elaboração do projeto e as resposabilidade técnica. Além diss, também classifica cada um dos tipos de impermeabilizantes disponíveis para uso.

Feitas as etapas anteriores, então é hora da execução. Para a execução da impermeabilização, consulte a NBR 9574, que normatiza as requisições, tipos de impermeabilização, tipos de impermeabilizantes e também condições específicas de impermeabilização.

As normas existe para serem utilizadas, em todas as obras. Por isso, não deixe de consultá-las frequentemente e evitar falhas ao longo do processo que poderão causar enormes prejuízos e riscos.

Quais são os tipos de impermeabilização?

Existem muitos tipos de produtos para impermeabilizar lajes, que são indicados de acordo com as características do local. Os mais usuais são à base de resinas acrílicas elastoméricas, oferecendo alta eficiência e facilidade na aplicação. Há, também, as mantas acrílicas e asfálticas.

Para acertar na hora de escolher o produto mais eficiente para a laje, é essencial considerar o tipo de impermeabilização. Qualquer erro nessa interpretação pode comprometer a eficiência do sistema.

Os principais procedimentos são:

  • Impermeabilização rígida: feita por aditivos misturados na argamassa tradicional, mas não é indicada para lajes de movimentação intensa e variação de térmica;
  • Impermeabilização flexível: feita de materiais com alta elasticidade e resistência às dilatações provocadas pela variação da temperatura;
  • Impermeabilização semi-flexível: oferece mais flexibilidade em relação à rígida, mas não é indicada para locais nos quais ocorram dilatações ou movimentações dimensionais.

Veja os detalhes de cada tipo de impermeabilizante, a seguir!

Argamassa polimérica

Com alta resistência à exposição solar, a argamassa polimérica é aplicada em camadas finas na laje, não sendo necessário adicionar calor ao processo.

A vantagem do produto é a fácil aplicabilidade e a resistência ao acúmulo temporário de água, além de ter elevada resistencia aos raios ultra-violeta.

Manta asfáltica

A manta asfáltica consiste na mistura de asfalto e outros materiais, sendo, durante muitos anos, a opção mais procurada no mercado. Entretanto, devido à baixa resistência ao sol, às ações mecânicas e ao processo de instalação mais complicado — pois exige calor para adesão e selagem —, perdeu espaço para os procedimentos a frio.

Membrana acrílica

A membrana acrílica tem alta capacidade adesiva devido a sua composição de polímeros termoplásticos. Sua aplicação é a frio, sobrepondo diversas camadas sobre a superfície da laje.

Sua vantagem é a flexibilidade, embora não seja indicada para superfícies com drenagem d’água ineficiente, pois pode haver interação entra a membrana acrílica e a água acumulada.

Dessa forma, vale comentar que esse tipo de material não é indicado para impermeabilização de reservatórios como, caixas d'água ou piscinas.

Quais são os cuidados necessários ao impermeabilizar a laje?

Alguns fatores merecem atenção dos profissionais envolvidos no processo de impermeabilização da laje.

Afinal, o sucesso depende da correta avaliação, do planejamento, dos produtos de primeira e da equipe qualificada.

Assim, procure estar por dentro dos assuntos relacionados aos fatores mostrados a seguir.

Inovações da área

Constantemente, surgem inovações na área, pois, com o avanço tecnológico, a engenharia também traz novas informações para contribuir e facilitar o trabalho. Por esse motivo, é importante estar por dentro de tudo o que acontece.

Técnicas mais eficientes

A busca pela excelência nos serviços de engenharia passa pelo desenvolvimento de técnicas mais eficientes, econômicas e que proporcionam a maior qualidade possível. É fundamental acompanhar esse progresso para se adequar às melhores técnicas de execução dos trabalhos.

Os cuidados com a impermeabilização da laje não terminam após a conclusão do procedimento. Principalmente nos primeiros dias, é crucial garantir que vibrações, movimentações e variações da temperatura não estão causando problemas.

Cada tipo de impermeabilização exige cuidados e manutenções periódicas, portanto, é preciso analisar e seguir rigorosamente as orientações do fabricante para garantir bons resultados. Para assegurar que o local está devidamente impermeabilizado, faça o teste de estanqueidade.

Como você percebeu, a impermeabilização da laje é importantíssima para preservar a estrutura, evitando contratempos e prejuízos. No entanto, ela deve ser realizada de forma planejada e profissional, de acordo com as características da edificação e dentro das normas brasileiras.

A Blok é uma empresa com grande experiência, que oferece produtos certos e de qualidade, desenvolvidos com alta tecnologia para proporcionar máxima resistência e aplicabilidade — todos os requisitos para ter sucesso na sua obra, além do suporte técnico ao seu lado sempre que precisar.

Agora que você já sabe como impermeabilizar laje, não se esqueça de fazer um planejamento adequado para conservar a construção e ter a certeza de que nenhuma ação vai tirar a sua tranquilidade.

Gostou de saber mais sobre a impermeabilização de laje? Conheça também os produtos impermeabilizantes acrílicos e argamassa polimérica flexível, que são incríveis para garantir um serviço de qualidade!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.