Conheça tudo sobre revestimentos para piscinas!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
6/12/2021
Atualizado em
10/12/2021
Conheça tudo sobre revestimentos para piscinas!

Há tantas opções de revestimentos para piscinas no mercado que fica fácil escolher um que combine com seu projeto arquitetônico e que caiba no seu bolso. Assim, é possível encontrar um deles que proporcione um resultado incrível para a sua piscina, além de contar com diversos benefícios que o revestimento pode oferecer.

Para escolher um tipo de revestimento para a sua piscina, é importante considerar alguns pontos, como: estilo da decoração que você deseja, facilidade de manutenção e orçamento disponível. Examinando esses pontos, você conseguirá encontrar o revestimento ideal para a sua obra.

Veja que o revestimento que atende às suas necessidades nem sempre é o revestimento adequado para outro projeto. Isso porque a escolha do tipo do revestimento depende de alguns fatores que, muitas vezes, são particulares de cada pessoa e de cada proposta. Por isso, com as informações que vou fornecer hoje, neste artigo, você conseguirá avaliar qual revestimento é melhor para você.

Dentre as informações que vou disponibilizar neste artigo, você vai entender quais são os tipos de revestimentos para piscinas, qual o melhor deles, quais cuidados deve ser tomados para garantir sua qualidade, qual é o mais barato, qual revestimento usar nas bordas e, por fim, você ganha um bônus e aprende como fazer a impermeabilização de piscinas! Leia até o final para ter acesso a todo esse conteúdo. Vamos lá!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Quais são os tipos de revestimentos para piscinas?

Como já explicamos sobre piscinas de alvenaria e de concreto armado em outros artigos, uma de suas grandes vantagens é a capacidade de personalização do formato e acabamento da piscina. Os revestimentos, portanto, possuem a função de compor a decoração, mas também podem ser melhores ou piores quando falamos em limpeza e manutenção. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um dos tipos de revestimentos para piscinas para te ajudar nessa escolha.

  • Azulejo: é o revestimento mais conhecido e utilizado por conta do seu ótimo custo benefício e durabilidade. Para aplicar azulejos, é necessário utilizar argamassas e rejuntes específicos para esta finalidade. Também, os azulejos oferecem uma gama variada de opções de cores, mesmo as mais comuns sendo azul ou verde. O ponto negativo dos azulejos é em relação à manutenção, que é um pouco mais chata e também deve ser dada atenção especial à limpeza, pois o rejunte causa maior acúmulo de sujeira.
  • Vinil: o revestimento vinílico é como se fosse um adesivo que é aplicado na estrutura de alvenaria já construída. Dentre as vantagens desse tipo de revestimento, temos: baixo custo, variedade de estampas, instalação rápida, cobertura impermeável e manutenção simples. A limpeza deve ser feita seguindo as recomendações do fabricante. Uma das suas desvantagens é quanto à durabilidade, que é bem menor em relação aos azulejos.
  • Pedras Naturais: com um custo mais elevado, as pedras naturais são utilizadas para revestimentos de piscinas, pois dão um aspecto natural e diferenciado para a área. A mais utilizada é a Hijau, que possui aspecto liso e cor azulada ou esverdeada. Por serem porosas, tendem a acumular mais sujeira, o que dificulta a limpeza e manutenção.
  • Pastilhas de vidro: as pastilhas são uma ótima opção para dar exclusividade para o ambiente. Dá um efeito diferente para a piscina, mas é um dos revestimentos mais caros. A manutenção é também bastante simples. Se você possui um orçamento mais flexível, vale o investimento.  
  • Cerâmica: o revestimento cerâmico é uma boa opção, pois oferece diversos tipos de acabamentos e texturas. Além do efeito estético, possui bom custo benefício e fácil manutenção e limpeza.

Esses são os tipos de revestimentos mais utilizados para piscinas e cada um deles possui características próprias. Por isso, é importante avaliar a partir das suas características qual revestimento é mais adequado para a sua obra para então bater o martelo na escolha, certo?

Qual o melhor revestimento para piscinas?

Depende. Para responder essa pergunta, é necessário conhecer quais são suas prioridades. Como já falei logo no começo deste artigo, o tipo de revestimento depende do efeito estético que você quer dar, da facilidade de manutenção e da disponibilidade de orçamento. Portanto, não existe revestimento melhor nem pior. Apenas com finalidades diferentes.

Então, avalie bem o que você precisa antes de decidir qual revestimento você utilizará para a sua piscina. Todos eles oferecem tanto vantagens como desvantagens que fazem diferença no resultado final e também no dia a dia com a limpeza e manutenção. Podemos dizer que todos os tipos de revestimentos que citamos aqui são boas opções, basta você saber escolher.

Quais os cuidados para garantir a qualidade do revestimento?

Para garantir a qualidade do revestimento por vários anos, você precisa se atentar aos cuidados que devem ser tomados para mantê-los sempre bonitos e conservados.

A própria água da piscina, por conter cloro na sua composição, pode reagir com o cimento do rejunte e da argamassa e causar o descolamento do revestimento cerâmico, por exemplo.

Alguns produtos comumente utilizados para limpeza e tratamento também podem causar degradação nos revestimentos. Por isso, antes de fazer qualquer procedimento, é importante consultar o fabricante para se certificar de que o revestimento não será afetado para que sua vida útil não seja reduzida.

Basta tomar os cuidados necessários para que você tenha um revestimento conservado e que dure por muitos anos! Não é difícil.

Qual revestimento mais barato para piscina?

Para ser bem direto ao ponto, o bom e velho azulejo é o revestimento mais barato que existe para piscinas. Além de ser possível encontrar diversos modelos de azulejos no mercado, eles também proporcionam muitos benefícios para a piscina, como a durabilidade e o efeito estético. Talvez por isso ainda que os azulejos sejam a opção mais escolhida e preferida para revestir piscinas.

Mesmo assim, cabe avaliar as características de cada um deles para saber qual atende melhor às suas necessidades, ok?

Que revestimento usar na borda de piscinas?

Nas bordas das piscinas é possível utilizar diversos tipos de revestimentos. Falamos mais sobre isso aqui. O que é importante você saber sobre isso é que a borda da piscina deve ser revestida, preferencialmente, por pisos antiderrapantes e que não esquentam demais, para facilitar o trânsito de pessoas pelo local.

Dois revestimentos muito utilizados e que atendem bem às necessidades que falei são os pisos atérmicos e pedras naturais. Eles são os mais utilizados, antiderrapantes e não absorvem tanto calor, sendo ideais para as bordas de piscinas. Esses pisos devem ser hidrofugados com BlokSeal Pisos, o produto perfeito para proteger a superfície contra a ação da água.

Bônus: como impermeabilizar piscinas?

Você deve saber que a impermeabilização é uma das etapas mais importantes durante a execução de uma piscina, não é mesmo? Então, para reforçar, você deve fazer a impermeabilização do lado de dentro da piscina, para protegê-la contra a ação da água que está dentro dela e também do lado de fora, para proteger a estrutura contra a umidade do terreno ao redor. Usando o produto certo contra pressões hidrostáticas positivas, você consegue ter uma piscina protegida, garantindo pouca manutenção por muitos anos.

Para fazer uma boa impermeabilização, é imprescindível contar com uma equipe profissional e utilizar produtos de qualidade. O melhor deles é o Blok ST, um impermeabilizante que garante uma estrutura protegida contra os efeitos nocivos que a água pode causar.  

Conclusão

Conseguiu descobrir qual o melhor revestimento para a sua piscina? Com o que disse aqui, acredito que as informações tenham te dado uma luz para encontrar o melhor tipo de revestimento para a sua obra. Para decidir qual deles atende às suas necessidades, considere o estilo da sua decoração, orçamento disponível e como será a manutenção ao longo dos anos.

Avaliando esses itens, é possível chegar a uma boa conclusão. Não se esqueça de impermeabilizar a sua piscina com Blok ST durante a sua execução, assim como utilizar BlokSeal Pisos nas bordas dela. Converse com a equipe da Blok para saber mais sobre esses produtos. Até mais!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.