7 Tipos de Borda de Piscina: Quais as Melhores Opções e Como Cuidar?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
12/11/2020
Atualizado em
20/4/2021
7 Tipos de Borda de Piscina: Quais as Melhores Opções e Como Cuidar?

Ter uma piscina em casa é o sonho de muitas pessoas. No entanto, é necessário analisar alguns detalhes que compõem o projeto, como os custos com a manutenção e o acabamento, antes de realizar a construção dos revestimentos. Atualmente, existem diversos materiais no mercado que fazem uma combinação perfeita na borda de piscina, deixando qualquer ambiente mais aconchegante.

A água limpa e calma das piscinas são um atrativo para quem deseja relaxar nos dias quentes. Mas para ter um espaço bonito, agradável e seguro, é fundamental atentar para alguns fatores do revestimento, como a facilidade de manutenção e limpeza. Além disso, os pisos antiderrapante são os mais indicados para revestir as áreas de lazer e reduzir as chances eventuais acidentes.

Neste artigo, vamos mostrar os diferentes tipos de revestimentos para borda de piscina e quais os mais indicados para cada projeto. Confira e boa leitura!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Quais são os tipos de borda de piscina?

Os pisos atérmicos são as melhores alternativas para a borda de piscina, porque têm baixo índice de absorção de água e alta resistência quando comparados com pedras naturais e cerâmicas. As placas do revestimento não têm polimento e são bastante aderentes.

A limpeza prática, apenas com água e sabão neutro, é outro ponto positivo desse tipo de acabamento. No mercado existem vários tipos de projetos de borda de piscina que combinam com os mais diversos gostos.

1. Natural

Em primeiro lugar, para ter uma piscina em casa é preciso que ela seja segura. Por isso, as melhores alternativas são os materiais antiderrapantes. Esse tipo de acabamento deixa um aspecto natural para o ambiente e traduz mais beleza e originalidade para sua área de lazer.

2. Deck

Os porcelanatos que reproduzem a beleza das madeiras são uma tendência nos projetos arquitetônicos e podem ser aplicados em áreas internas, externas, secas ou molhadas. O modelo de madeira de demolição proporciona um aspecto natural para as bordas de piscina, além de ser ecologicamente correto. Os decks proporcionam requinte e modernidade para todo tipo de ambiente.

3. Pedras

Para quem deseja levar um pouco da natureza para dentro de casa, as pedras são ótimas alternativas para a borda de piscina. Esse revestimento oferece beleza e sofisticação para a área de lazer. Além disso, as pedras são capazes de reproduzir os tons das piscinas naturais, levando mais beleza ao ambiente.

Muito versáteis, podem ser usadas tanto na parte interna das piscinas quanto nas áreas externas. Além disso, esse acabamento é uma boa solução para revestir degraus e cantos.

4. Elevados

A borda elevada é muito utilizada em piscinas localizadas nas coberturas e nos terraços dos condomínios. Esse acabamento é colocado acima do piso externo, elevando a piscina e criando um ambiente único. Esse modelo é bastante flexível, já que não tem restrições de formato e de materiais para revestimento.

5. Minimalistas

As bordas de piscina minimalista são usadas para compor um espaço no estilo contemporâneo e oferecem um resultado impressionante. Muito suave e elegante, esse modelo proporciona um ambiente clean e aconchegante. O contraste das cores das peças e do tom azul da piscina garantem um clima perfeito para relaxar e se divertir.

6. Pastilhas

As pastilhas têm uma diversidade de cores, tamanhos e texturas, deixando qualquer projeto mais moderno e elegante. Elas proporcionam um efeito destonalizado e oferecem várias opções de composição para os mais diferentes ambientes internos e fachadas. Além disso, o aspecto metalizado das pastilhas podem promover um efeito futurista ao local.

7. Infinita

As bordas infinitas são projetos um pouco mais complexos e que dependem de um desnível no terreno para que possam ser executadas.

Esse tipo de borda não aparenta existir, pois a água passa sobre ela. Por isso o nome de borda infinita.

O que é o piso atérmico?

O piso atérmico é um revestimento cimentício ou também de pedras naturais que tem como principal característica a baixa absorção de calor. Com textura antiderrapante, ele tem uma composição especial, fazendo com que absorva pouco calor.

É possível evitar o aparecimento de manchas e fungos que podem prejudicar a beleza das peças, bem como a saúde dos moradores utilizando produtos que repelem a água da superfície do material. Além do conforto atérmico, o revestimento oferece muitas outras vantagens:

  • versátil e sofisticado;
  • produto de alta qualidade;
  • fácil manutenção;
  • alternativa mais sustentável;
  • alta durabilidade;
  • boa relação custo-benefício;
  • altamente resistente.

Ecologicamente correto

Uma das melhores opções do mercado para borda de piscina e áreas externas, o piso atérmico deixa o ambiente naturalmente agradável e fresco, permitindo que as pessoas caminhem descalças sem machucar os pés. A forma de produção desse revestimento também é um atrativo a mais, principalmente para aquelas pessoas que se preocupam com a preservação do meio ambiente.

Isso porque toda a água que sobra do processo de produção dos pisos atérmicos não é descartada, como nos métodos convencionais, e sim tratada e reutilizada em outros processos. Além disso, nenhum material usado para a produção desse revestimento é retirado da natureza. Ele é composto de concreto pré-moldado e sua secagem é feita de forma natural, sem a ajuda de estufas ou fornos.

Antiderrapante

Os pisos atérmicos são antiderrapantes, evitando acidentes e deslizamentos e conferindo mais segurança aos usuários. Por isso, podem ser usados tanto para revestir as bordas de piscinas quanto para jardins, quintais e outras áreas externas.

Como escolher a melhor opção?

A melhor alternativa de revestimento para borda de piscina deve ser escolhida conforme o modelo da piscina e as necessidades e demandas do projeto. Além disso, a escolha precisa estar dentro da condição orçamentária, para evitar transtornos e prejuízos financeiros. Escolher produtos e materiais de qualidade também garante mais segurança e conforto para sua área de lazer.

Outro ponto importante é realizar a impermeabilização correta das piscinas, com o objetivo de diminuir as chances de infiltrações e vazamentos que podem comprometer toda a estrutura. Esse processo ajuda a controlar o efeito da umidade nas áreas que estão em contato direto com a água, garantindo mais durabilidade.

BlokSeal Pisos

O BlokSeal Pisos, da Blok, é um hidrofugante à base de água, desenvolvido exclusivamente para pisos porosos. O produto é de fácil aplicação e não altera a aparência natural das peças. O BlokSeal Pisos repele a água e elimina o acúmulo de sujeira com mais facilidade, diminuindo os custos com manutenção e limpeza.

Além disso, é altamente resistente a atritos. De alto desempenho, quando aplicado sobre os pisos forma uma camada de proteção imperceptível que não deixa que a água penetre nas peças, diminuindo os riscos de infiltrações e vazamentos.

Portanto, independentemente do tipo de borda de piscina escolhido para sua obra, é fundamental fazer a impermeabilização da área para oferecer mais segurança e durabilidade ao projeto. O uso de produtos impermeabilizantes de qualidade é uma forma de garantir resultados satisfatórios, proporcionando mais tranquilidade e conforto aos momentos de diversão.

Quer conhecer mais sobre nossos produtos? Entre em contato com os consultores da Blok e tire todas as suas dúvidas!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.