Concreto Pré-Moldado: Confira As Melhores Dicas Para Fabricar

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
7/9/2020
Atualizado em
20/4/2021
Concreto Pré-Moldado: Confira As Melhores Dicas Para Fabricar

Com o crescimento do setor de construção civil, alguns tipos de concreto foram desenvolvidos para se adequar às novas demandas. O uso correto desse material oferece muitas vantagens para o projeto arquitetônico. O concreto pré-moldado, que substitui o convencional, moldado in loco, tem a função de aprimorar os processos de construção e aumentar a produtividade, reduzindo os custos.

Esse tipo de processo construtivo é bastante versátil e pode ser usado em obras residenciais, comerciais e industriais, como em lajes, pilares, vigas, revestimentos e paredes. Além disso, ele reduz o desperdício de materiais nas obras e minimiza os riscos de danos à estrutura, tornando-se a solução mais eficiente e econômica.

Neste post, vamos explicar como o concreto pré-moldado pode ser usado e como produtos de qualidade podem influenciar no resultado da obra. Confira!

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Definição de concreto pré-moldado

O concreto pré-moldado é uma estrutura fabricada previamente, conforme o modelo de construção definido no projeto, e pronta para ser encaixada na obra. Por meio desse processo, podem ser desenvolvidas estruturas de concreto pré-moldadas e outras peças, como revestimentos 3D, pisos atérmicos, ladrilhos hidráulicos e blocos de concreto.

Para produzir esses elementos, o concreto é colocado em um molde que passa por um procedimento de cura em área controlada. Esse processo aumenta a velocidade e a produtividade dos trabalhos, já que as estruturas são fabricadas fora do canteiro de obra, e visa garantir a qualidade e a eficiência das peças.

Para a fabricação, é preciso seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A NBR 9062:2017 determina os requisitos básicos para o desenvolvimento do projeto, para a execução e o controle das estruturas.

Para a proteção das peças pré-moldadas ao longo dos anos, é importante investir em tecnologias para sua proteção. Para isso, existem aditivos hidrofugantes específicos para concretos pré-moldados que os protegem contra a ação da água, sem mudar suas características visuais.

A Blok possui hidrofugantes para concreto pré-moldado de fachada e piso, que garantem a alta durabilidade da estrutura, além de evitar o acúmulo de sujeira ao longo dos anos.

Dicas para quem trabalha com concreto pré-moldado

Para assegurar a qualidade da construção, é fundamental contar com uma empresa confiável e profissionais qualificados. Garantir a segurança da obra é essencial para evitar acidentes e possibilitar que todo o processo seja realizado conforme as exigências da legislação.

Dê preferência a equipamentos e materiais que não sejam inflamáveis, como desmoldantes base água. Isole toda a área da obra para evitar curiosos e diminuir os riscos de acidentes. Mantenha todos os espaços do canteiro de obras limpos e organizados, visando minimizar prejuízos e desperdícios. Além disso, utilize materiais de qualidade na construção para garantir durabilidade e segurança à edificação.

A importância dos produtos de qualidade

Os materiais de construção asseguram a qualidade e vida útil da edificação. Para que possam estar adequados ao uso, é fundamental que esses insumos apresentem resistência e segurança. Dessa forma, é possível garantir produtividade e velocidade para a obra. Produtos de qualidade diminuem as chances de transtornos, prejuízos e atrasos no processo de construção. Os materiais pré-moldados minimizam riscos, aumentam a durabilidade da estrutura, além de serem a opção mais econômica para a construção civil.

O uso de superplastificante é fundamental para obter pré-moldados de alta qualidade. A Blok possui aditivos superplastificantes que podem ser utilizados tanto nas obras tradicionais quanto nas estruturas pré-moldadas. O BlokGraute Pro+ é um aditivo superplastificante para argamassas e concretos que garante alto desempenho do produto final.

Portanto, são vários os benefícios em utilizar o concreto pré-moldado na construção. Além de ser um material de baixo custo, ele garante mais velocidade para a entrega dos trabalhos no prazo. Para isso, utilize produtos de qualidade e conte com profissionais capacitados para a execução da obra.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.