Concreto Pré-Moldado: Confira As Melhores Dicas Para Fabricar

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
7/9/2020
Atualizado em
20/4/2021
Concreto Pré-Moldado: Confira As Melhores Dicas Para Fabricar

Com o crescimento do setor de construção civil, alguns tipos de concreto foram desenvolvidos para se adequar às novas demandas. O uso correto desse material oferece muitas vantagens para o projeto arquitetônico. O concreto pré-moldado, que substitui o convencional, moldado in loco, tem a função de aprimorar os processos de construção e aumentar a produtividade, reduzindo os custos.

Esse tipo de processo construtivo é bastante versátil e pode ser usado em obras residenciais, comerciais e industriais, como em lajes, pilares, vigas, revestimentos e paredes. Além disso, ele reduz o desperdício de materiais nas obras e minimiza os riscos de danos à estrutura, tornando-se a solução mais eficiente e econômica.

Neste post, vamos explicar como o concreto pré-moldado pode ser usado e como produtos de qualidade podem influenciar no resultado da obra. Confira!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Definição de concreto pré-moldado

O concreto pré-moldado é uma estrutura fabricada previamente, conforme o modelo de construção definido no projeto, e pronta para ser encaixada na obra. Por meio desse processo, podem ser desenvolvidas estruturas de concreto pré-moldadas e outras peças, como revestimentos 3D, pisos atérmicos, ladrilhos hidráulicos e blocos de concreto.

Para produzir esses elementos, o concreto é colocado em um molde que passa por um procedimento de cura em área controlada. Esse processo aumenta a velocidade e a produtividade dos trabalhos, já que as estruturas são fabricadas fora do canteiro de obra, e visa garantir a qualidade e a eficiência das peças.

Para a fabricação, é preciso seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A NBR 9062:2017 determina os requisitos básicos para o desenvolvimento do projeto, para a execução e o controle das estruturas.

Para a proteção das peças pré-moldadas ao longo dos anos, é importante investir em tecnologias para sua proteção. Para isso, existem aditivos hidrofugantes específicos para concretos pré-moldados que os protegem contra a ação da água, sem mudar suas características visuais.

A Blok possui hidrofugantes para concreto pré-moldado de fachada e piso, que garantem a alta durabilidade da estrutura, além de evitar o acúmulo de sujeira ao longo dos anos.

Dicas para quem trabalha com concreto pré-moldado

Para assegurar a qualidade da construção, é fundamental contar com uma empresa confiável e profissionais qualificados. Garantir a segurança da obra é essencial para evitar acidentes e possibilitar que todo o processo seja realizado conforme as exigências da legislação.

Dê preferência a equipamentos e materiais que não sejam inflamáveis, como desmoldantes base água. Isole toda a área da obra para evitar curiosos e diminuir os riscos de acidentes. Mantenha todos os espaços do canteiro de obras limpos e organizados, visando minimizar prejuízos e desperdícios. Além disso, utilize materiais de qualidade na construção para garantir durabilidade e segurança à edificação.

A importância dos produtos de qualidade

Os materiais de construção asseguram a qualidade e vida útil da edificação. Para que possam estar adequados ao uso, é fundamental que esses insumos apresentem resistência e segurança. Dessa forma, é possível garantir produtividade e velocidade para a obra. Produtos de qualidade diminuem as chances de transtornos, prejuízos e atrasos no processo de construção. Os materiais pré-moldados minimizam riscos, aumentam a durabilidade da estrutura, além de serem a opção mais econômica para a construção civil.

O uso de superplastificante é fundamental para obter pré-moldados de alta qualidade. A Blok possui aditivos superplastificantes que podem ser utilizados tanto nas obras tradicionais quanto nas estruturas pré-moldadas. O BlokGraute Pro+ é um aditivo superplastificante para argamassas e concretos que garante alto desempenho do produto final.

Portanto, são vários os benefícios em utilizar o concreto pré-moldado na construção. Além de ser um material de baixo custo, ele garante mais velocidade para a entrega dos trabalhos no prazo. Para isso, utilize produtos de qualidade e conte com profissionais capacitados para a execução da obra.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.