Conheça a Importância do Concreto Impermeável

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
1/9/2020
Atualizado em
20/4/2021
Conheça a Importância do Concreto Impermeável

O concreto impermeável é uma das soluções mais eficientes para a proteção das águas das chuvas em estruturas e revestimentos de concreto. Esse material é utilizado como alternativa para os sistemas tradicionais de revestimentos e construção e para os locais de onde a grandes intervenções constantes são impraticáveis.

O concreto é muito utilizado na construção civil, sendo a resistência uma das suas principais vantagens. Esse material é mais resistente em relação a outros sistemas construtivos e o mais fácil de ser encontrado no mercado. Além disso, tem alta resistência e permite o uso de aditivos impermeabilizantes que aumentam a resistência e a durabilidade da estrutura.

Quer saber mais sobre concreto impermeável? Então, leia este post até o fim. Nele, vamos explicar como é feito esse produto e quais as consequências da falta do processo de impermeabilização na construção. Boa leitura!

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Diferença entre concreto impermeável e concreto convencional

A diferença primordial entre o concreto convencional e o concreto impermeável é a permeabilidade do material à água. O primeiro é permeável e tem características que permitem a penetração da água com o passar do tempo, o que faz dele mais suscetível à manifestações patológicas. Já o segundo é um material com menos permeável, o que dificulta a penetração de água ao longo do tempo. Vale salientar que, no caso dos concretos, quanto maior a compactação, maior a impermeabilidade, mas esse resultado não é possível ser atingido sem o uso de aditivos específicos.

O concreto impermeável não substitui o concreto convencional na construção e cada tipo tem características e funcionalidades diferentes, que devem ser respeitadas em todo projeto, de acordo com as necessidades estruturais.

Produção do concreto impermeável

Para a fabricação do concreto é feita uma mistura de cimento, areia, água, agregados graúdos e aditivos. Depois de pronto, esse material deve ser transportado ou moldado, no máximo em até 1h30. O processo de cura do concreto impermeável é feito normalmente, como no concreto convencional.

O concreto impermeável é indicado para locais que receberão alta incidência de água corrente e que exijam muita resistência e baixa manutenção periódica, como revestimentos cimentícios, piso de concreto industrial, piso de concreto atérmico, quadras poliesportivas, paredes pré-moldadas, galpões industriais, telhas de concreto e até para pisograma. O processo de impermeabilização da superfície se dá a partir do momento em que o concreto se associa a algumas camadas de produtos que repelem e não absorvem a água, como os hidrofugantes.


A importância de investir em uma boa impermeabilização

O processo para impermeabilizar uma superfície consiste em proteger e isolar pontos de uma edificação para evitar a passagem de umidade, preservando as condições estruturais da construção. Para isso, é preciso aplicar de produtos específicos, que garantem a proteção de diversas áreas do imóvel contra a infiltração de águas provenientes da chuva, banhos, lavagens, entre outros.

Um bom projeto de impermeabilização é capaz de reduzir custos, aumentar a eficiência da obra e reduzir os valores com manutenções. Para isso, é fundamental investir em produtos de qualidade e garantir melhores resultados.

Custo de uma impermeabilização

Para a realização de qualquer tipo de investimento, é importante calcular o custo-benefício. Uma impermeabilização de qualidade varia entre 1% a 3% do valor total do orçamento de uma obra. Caso esse processo seja realizado apenas depois que surgirem os primeiros sinais de infiltração, estima-se que gere um acréscimo de 10% a 15% no custo do serviço.

A impermeabilização é a melhor solução para controlar o alto índice de manifestações patológicas que podem se manifestar nas edificações e garantir o controle de qualidade em todo o processo produtivo.

Problemas que surgem por falta de impermeabilização

A falta ou o uso incorreto da impermeabilização afeta diretamente a durabilidade da construção, causando prejuízos financeiros, estruturais e danos à saúde. A infiltração afeta o concreto, deixando o local insalubre e favorecendo algumas manifestações patológicas, como a eflorescência, expansão da armadura, fissuras e trincas.

Esses danos comprometem a estrutura da edificação e podem causar graves acidentes. Para evitar transtornos e mais prejuízos, uma boa impermeabilização deve ser feita com produtos de qualidade. Assim, é possível garantir durabilidade e segurança para a estrutura.

Benefícios do uso de produtos de qualidade

Inúmeros benefícios podem ser destacados quando o processo de impermeabilização é realizado com a aplicação de produtos de qualidade. O uso de aditivos, como hidrofugantes, permite que o concreto normal se torne impermeável. Esses produtos têm como objetivo aumentar a compacidade, resistência e vida útil da superfície.

Os aditivos podem ser separados entre: redutores de água, controladores de hidratação e modificadores de viscosidade. Para manter a funcionalidade e evitar o acúmulo de sujidade poros do concreto, a limpeza e a reaplicação do hidrofugante devem ser realizadas anualmente.

O concreto, quando bem impermeabilizado, aumenta o escoamento superficial das águas e recupera a capacidade da superfície se manter íntegra ao longo do tempo. O custo com manutenções é baixo, já que o concreto tem matéria-prima barata e é fácil de ser encontrado no mercado. Para garantir a conservação da estrutura, vale lembrar que é importante ficar atento a pequenos sinais de infiltração que possam necessitar de intervenção.

Por isso, é fundamental a ajuda profissional para vistoriar constantemente a edificação. Além disso, para melhorar o aproveitamento dos produtos, é fundamental contar com profissionais especializados, que tenham conhecimentos técnicos e saibam as proporções corretas a serem aplicadas nas estruturas.

Produtos Blok

A Blok oferece produtos impermeabilizantes de alto desempenho e qualidade para serem usados em projetos mais simples, como os residenciais, até em obras mais elaboradas e complexas.

O BlokSeal CC é um silicone hidrofugante concentrado à base de água, que pode ser aplicado em fachadas e telhados. Esse produto impede a passagem de água, protegendo e preservando a estrutura interna. Dessa forma, é possível evitar manchas, infiltrações e escurecimento da superfície.

Para pisos porosos, o BlokSeal Pisos é o produto mais indicado. Pode ser aplicado em áreas externas, molháveis, residenciais e em locais com alto fluxo de pessoas, como residências, indústrias e shoppings. O hidrofugante é de alto desempenho e repele a água, preservando a aparência da superfície.

Portanto, o concreto impermeável é fundamental para garantir durabilidade e eficiência para a construção civil. Porém, é importante o acompanhamento de profissionais capacitados e o uso de produtos de qualidade, para assegurar o investimento e diminuir as chances de transtornos e prejuízos causados pelas infiltrações.

Ficou interessado? Conheça todos os produtos oferecidos pela Blok para seu projeto de impermeabilização e garanta mais qualidade para sua obra!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.