Conheça a Importância do Concreto Impermeável

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
1/9/2020
Atualizado em
18/1/2024
Conheça a Importância do Concreto Impermeável

O concreto impermeável é uma das soluções mais eficientes para a proteção das águas das chuvas em estruturas e revestimentos de concreto. Esse material é utilizado como alternativa para os sistemas tradicionais de revestimentos e construção e para os locais de onde a grandes intervenções constantes são impraticáveis.

O concreto é muito utilizado na construção civil, sendo a resistência uma das suas principais vantagens. Esse material é mais resistente em relação a outros sistemas construtivos e o mais fácil de ser encontrado no mercado. Além disso, tem alta resistência e permite o uso de aditivos impermeabilizantes que aumentam a resistência e a durabilidade da estrutura.

Quer saber mais sobre concreto impermeável? Então, leia este post até o fim. Nele, vamos explicar como é feito esse produto e quais as consequências da falta do processo de impermeabilização na construção. Boa leitura!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Diferença entre concreto impermeável e concreto convencional

A diferença primordial entre o concreto convencional e o concreto impermeável é a permeabilidade do material à água. O primeiro é permeável e tem características que permitem a penetração da água com o passar do tempo, o que faz dele mais suscetível à manifestações patológicas. Já o segundo é um material com menos permeável, o que dificulta a penetração de água ao longo do tempo. Vale salientar que, no caso dos concretos, quanto maior a compactação, maior a impermeabilidade, mas esse resultado não é possível ser atingido sem o uso de aditivos específicos.

O concreto impermeável não substitui o concreto convencional na construção e cada tipo tem características e funcionalidades diferentes, que devem ser respeitadas em todo projeto, de acordo com as necessidades estruturais.

Produção do concreto impermeável

Para a fabricação do concreto é feita uma mistura de cimento, areia, água, agregados graúdos e aditivos. Depois de pronto, esse material deve ser transportado ou moldado, no máximo em até 1h30. O processo de cura do concreto impermeável é feito normalmente, como no concreto convencional.

O concreto impermeável é indicado para locais que receberão alta incidência de água corrente e que exijam muita resistência e baixa manutenção periódica, como revestimentos cimentícios, piso de concreto industrial, piso de concreto atérmico, quadras poliesportivas, paredes pré-moldadas, galpões industriais, telhas de concreto e até para pisograma. O processo de impermeabilização da superfície se dá a partir do momento em que o concreto se associa a algumas camadas de produtos que repelem e não absorvem a água, como os hidrofugantes.


A importância de investir em uma boa impermeabilização

O processo para impermeabilizar uma superfície consiste em proteger e isolar pontos de uma edificação para evitar a passagem de umidade, preservando as condições estruturais da construção. Para isso, é preciso aplicar de produtos específicos, que garantem a proteção de diversas áreas do imóvel contra a infiltração de águas provenientes da chuva, banhos, lavagens, entre outros.

Um bom projeto de impermeabilização é capaz de reduzir custos, aumentar a eficiência da obra e reduzir os valores com manutenções. Para isso, é fundamental investir em produtos de qualidade e garantir melhores resultados.

Custo de uma impermeabilização

Para a realização de qualquer tipo de investimento, é importante calcular o custo-benefício. Uma impermeabilização de qualidade varia entre 1% a 3% do valor total do orçamento de uma obra. Caso esse processo seja realizado apenas depois que surgirem os primeiros sinais de infiltração, estima-se que gere um acréscimo de 10% a 15% no custo do serviço.

A impermeabilização é a melhor solução para controlar o alto índice de manifestações patológicas que podem se manifestar nas edificações e garantir o controle de qualidade em todo o processo produtivo.

Problemas que surgem por falta de impermeabilização

A falta ou o uso incorreto da impermeabilização afeta diretamente a durabilidade da construção, causando prejuízos financeiros, estruturais e danos à saúde. A infiltração afeta o concreto, deixando o local insalubre e favorecendo algumas manifestações patológicas, como a eflorescência, expansão da armadura, fissuras e trincas.

Esses danos comprometem a estrutura da edificação e podem causar graves acidentes. Para evitar transtornos e mais prejuízos, uma boa impermeabilização deve ser feita com produtos de qualidade. Assim, é possível garantir durabilidade e segurança para a estrutura.

Benefícios do uso de produtos de qualidade

Inúmeros benefícios podem ser destacados quando o processo de impermeabilização é realizado com a aplicação de produtos de qualidade. O uso de aditivos, como hidrofugantes, permite que o concreto normal se torne impermeável. Esses produtos têm como objetivo aumentar a compacidade, resistência e vida útil da superfície.

Os aditivos podem ser separados entre: redutores de água, controladores de hidratação e modificadores de viscosidade. Para manter a funcionalidade e evitar o acúmulo de sujidade poros do concreto, a limpeza e a reaplicação do hidrofugante devem ser realizadas anualmente.

O concreto, quando bem impermeabilizado, aumenta o escoamento superficial das águas e recupera a capacidade da superfície se manter íntegra ao longo do tempo. O custo com manutenções é baixo, já que o concreto tem matéria-prima barata e é fácil de ser encontrado no mercado. Para garantir a conservação da estrutura, vale lembrar que é importante ficar atento a pequenos sinais de infiltração que possam necessitar de intervenção.

Por isso, é fundamental a ajuda profissional para vistoriar constantemente a edificação. Além disso, para melhorar o aproveitamento dos produtos, é fundamental contar com profissionais especializados, que tenham conhecimentos técnicos e saibam as proporções corretas a serem aplicadas nas estruturas.

Produtos Blok

A Blok oferece produtos impermeabilizantes de alto desempenho e qualidade para serem usados em projetos mais simples, como os residenciais, até em obras mais elaboradas e complexas.

O BlokSeal CC é um silicone hidrofugante concentrado à base de água, que pode ser aplicado em fachadas e telhados. Esse produto impede a passagem de água, protegendo e preservando a estrutura interna. Dessa forma, é possível evitar manchas, infiltrações e escurecimento da superfície.

Para pisos porosos, o BlokSeal Pisos é o produto mais indicado. Pode ser aplicado em áreas externas, molháveis, residenciais e em locais com alto fluxo de pessoas, como residências, indústrias e shoppings. O hidrofugante é de alto desempenho e repele a água, preservando a aparência da superfície.

Portanto, o concreto impermeável é fundamental para garantir durabilidade e eficiência para a construção civil. Porém, é importante o acompanhamento de profissionais capacitados e o uso de produtos de qualidade, para assegurar o investimento e diminuir as chances de transtornos e prejuízos causados pelas infiltrações.

Ficou interessado? Conheça todos os produtos oferecidos pela Blok para seu projeto de impermeabilização e garanta mais qualidade para sua obra!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.