Como Escolher o Melhor Impermeabilizante para Pressão Positiva e Negativa

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
29/7/2019
Atualizado em
18/1/2024
Como Escolher o Melhor Impermeabilizante para Pressão Positiva e Negativa

Você Sabe O Que é Impermeabilização por Pressão Negativa e Positiva?

O que é impermeabilização?

Para você entender sobre impermeabilização por pressão negativa e positiva, vamos, primeiramente, explicar o que é impermeabilização. Você já deve saber que é um processo importante para uma obra de qualidade e para manter o imóvel conservado e valorizado, certo? Mas, o que consiste esse processo, afinal?

Impermeabilização é a aplicação de um produto específico sobre uma área com o objetivo de torná-la protegida contra a ação de água. Esse processo faz com que a água não consiga atravessar o material e, portanto, evita problemas causados pela umidade.

Mas, como definir o produto certo para cada tipo de situação? Para facilitar essa escolha, é recomendado levar em consideração dois aspectos antes de fazer a impermeabilização: o tipo de estrutura e a forma de pressão d’água. Hoje, vamos nos dedicar a estudar esse segundo aspecto, para entender a diferença entre pressão negativa e positiva e como a impermeabilização é fundamental para ambos os casos.

impermeabilizante pressao negativa
Blok STP
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada para Pressão Negativa
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Qual a diferença entre pressão negativa e positiva?

Quando falamos em formas de pressão d’água, estamos nos referindo às pressões hidrostáticas positivas e negativas, mas o que isso significa?

A pressão positiva é a força exercida pela água ou umidade diretamente sobre o sistema impermeabilizante, que o comprime contra a base sobre a qual está aplicado.

Já a pressão negativa é a pressão exercida pela água atuando no sentido oposto ao da impermeabilização, isto é, penetrando através da estrutura e forçando a impermeabilização de modo a tentar soltá-la de onde foi aplicada.

De acordo com a NBR 9575, temos as seguintes definições:

  • água sob pressão negativa: água, confinada ou não, que exerce pressão hidrostática superior a 1 kPa (0,1 m.c.a), de forma inversa à impermeabilização.
  • água sob pressão positiva: água, confinada ou não, que exerce pressão hidrostática superior a 1 kPa (0,1 m.c.a), de forma direta à impermeabilização.

impermeabilização pressão negativa e positiva
Impermeabilização por Pressão Negativa e Positiva

Deu para entender? Agora vamos para o que realmente interessa! Como escolher o produto certo para cada situação?

Como selecionar o produto de acordo com as formas de pressão da água?

Você deve estar se perguntando como escolher o produto adequado para cada tipo de situação, tanto quando há pressão positiva como negativa e neste tópico vamos explicar porque é tão importante levar em conta as formas de pressão da água na hora de comprar o produto.

Se está procurando alguma solução para regiões que sofrem pressão positiva, como laje, piscina, baldrame, alicerce, caixa d’água, reservatórios e áreas molháveis em geral, recomenda-se o uso de impermeabilizantes flexíveis para pressão positiva, como o Blok ST,  já que serão pressionados diretamente pela água contra a estrutura.

Impermeabilização por Pressão Negativa e Positiva
Impermeabilização por Pressão Negativa e Positiva

O Blok ST é uma resina impermeabilizante para argamassa polimérica flexível estruturada que te surpreenderá ao ser aplicada em áreas que sofrem pressão positiva. É um produto que apresenta excelente flexibilidade, aderência aos substratos, resistência a altas pressões hidrostáticas positivas e às radiações ultravioletas.

Para áreas que sofrem pressão hidrostática negativa, existem produtos específicos para essa finalidade. Portanto, é preciso ficar de olho quando a região sofre pressão negativa para não cometer erro na hora de escolher o produto. Nesse caso, a impermeabilização contra a umidade por pressão negativa é realizada através de produtos menos flexíveis, quando comparado aos de pressão positiva, mas com um poder de adesão maior, apresentando maior resistência às pressões negativas da água.

O melhor produto indicado para essa situação é o Blok STP, uma resina impermeabilizante para argamassa polimérica flexível estruturada, que pode ser utilizada em quaisquer superfícies sujeitas a pressão negativa. Além de  excelente impermeabilidade, o Blok STP possui alta resistência às pressões hidrostáticas negativas, excelente aderência ao substrato e fácil aplicação.

impermeabilização pressão negativa e positiva
Blok STP e Blok ST - Impermeabilizantes para Pressão Negativa e Pressão Positiva

Viu como é imprescindível priorizar a escolha do produto certo de acordo com as formas de pressão que a água exerce na estrutura? Visto isso, agora vamos ver as consequências de não escolher o produto correto e os problemas que poderão aparecer!

E se eu escolhi o produto errado?

Em uma construção, existem diversos elementos e cada um deles está exposto a diferentes tipos de pressão da água. Por isso, uma falha de impermeabilização de uma edificação pode vir da falta de atenção às possibilidades de ocorrer infiltração vindo tanto de pressões positivas como negativas da água assim como pela escolha errada do produto, causando manchas, bolor, fungos, mofos e descascamento de tinta.

Portanto, é preciso ficar atento em todos os pontos possíveis de sofrer ataques da umidade e aplicar o produto específico para cada finalidade. De nada adianta saber que um muro de arrimo está exposto à umidade se não aplicar um impermeabilizante apropriado, conforme o caso, para pressão negativa, por exemplo.

Escolher o produto certo para cada causa da umidade é fundamental para evitar problemas com infiltração e manter uma construção com qualidade!

Tratamento da umidade por pressão negativa

Como já dissemos, a umidade gerada por pressão negativa surge quando a água faz pressão de dentro para fora e, se não aplicado o produto específico, pode acarretar descascamento de tinta e bolor ou mofo.

Portanto, realizar o tratamento de umidade por pressão negativa com o impermeabilizante correto afeta não só a aparência, mas a estrutura como um todo.

Além disso, para tratar deste problema, é preciso verificar as diferentes necessidades que são exigidas, por exemplo, se for problema no subsolo, tem que verificar qual a estrutura de fundação da construção e também, como as causas da umidade podem ser distintas, os produtos e a forma de execução do serviço são particulares e devem ser avaliadas caso a caso.

Um exemplo desse tipo de problema é desconsiderar a pressão negativa exercida pelo lençol freático na construção de uma piscina enterrada, ao aplicar um impermeabilizante que não suporta a pressão exercida pela água, podendo causar descolamento completo do fundo da piscina, o que pode causar um trabalho e gastos enormes para reparo.

__________________________________________________________________

Hoje, explicamos a importância da impermeabilização por pressão negativa e positiva e como a escolha do produto certo pode fazer toda a diferença e evitar grandes problemas!

Também, apresentamos nossos produtos que são indicados para resolver esses problemas, mas se quiser saber ainda mais, dê uma olhada no nosso site para descobrir outras soluções para sua construção!

Conte com a Blok e faça as melhores escolhas sempre!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.