Como Impermeabilizar Muro de Arrimo
.jpg)
O muro de arrimo é uma etapa extremamente relevante e tem uma função essencial para evitar contratempos que podem causar sérios transtornos estruturas à obra. Por esse motivo, deve ser alvo de toda a atenção sua durante a construção.
Toda medida para conservar essa estrutura deve ser considerada pela engenharia, do planejamento à execução, e uma fase dessa construção que merece destaque é a impermeabilização. Devido ao poder de evitar problemas como a umidade, que atinge o muro de arrimo de uma forma silenciosa e, com o tempo, pode ser devastadora.
Você sabe como impermeabilizar muro de arrimo? É uma prática importantíssima para garantir a estabilidade e perfeita contenção de taludes e encostas. Confira neste post como fazer e materiais eficientes para ter toda a qualidade na impermeabilização!
Uma das obras geotécnicas mais importantes, o muro de arrimo desempenha um papel fundamental para a segurança, que é garantir a estabilidade de um maciço ou encosta, evitando deslizamentos, desmoronamentos e, até, desabamentos.
Nesse sentido, a impermeabilização de qualidade é indispensável, pois contribui para manter a estrutura protegida por muito mais tempo. Isso evitará os malefícios da umidade, que, de forma sutil e gradual, causa danos a estruturais, comprometendo a capacidade do muro em resistir às pressões, principalmente em períodos chuvosos.
Não basta o muro de arrimo estar construído, aplicar o impermeabilizante e encostar a terra. Seguir o processo construtivo correto, previamente à impermeabilização do muro de arrimo, é uma peça fundamental para a proteção completa da estrututa.
Antes de começar a pensar em impermeabilizar o muro de arrimo, é preciso construir e impermeabilizar o baldrame em que o muro de arrimo será construído em cima. Para isso, escrevi um artigo sobre como impermeabilizar baldrame, nele você entenderá o passo a passo necessário para ter sucesso na proteção dessa estrutura, para então, seguirmos com a construção e impermeabilização do muro de arrimo.
Fora a construção do baldrame, o planejamento prévio à construção do muro, é essencial para a impermeabilização ser feita da forma correta. A melhor forma de impermeabilizar um muro de arrimo, é protegendo ele do contato direto com a água que está na terra.
Então, prever em projeto, um espaço para que possa trabalhar, com segurança, entre o muro construído e a terra que será encostada. Dessa forma, é possível proteger a estrutura com uma impermeabilização de pressão positiva e prolongando muito mais a vida útil da construção.
Em casos de retrabalhos, onde não é possível acessar o lado em que a terra está encostada, a única alternativa possível é impermeabilizar por pressão negativa, ou seja, pelo lado oposto onde a terra está encostada. Mas lembre-se, prender a água dentro da estrutura, comprometerá sua vida útil, podendo leva a manifestações patológicas estruturais extremamente graves,
Outro fator estrutural a ser levado em consideração na escolha do melhor impermeabilizante, é a capacidade de movimentação. O muro de arrimo é uma estrutura rígida porém, que sofre movimentação devido à carga nele aplicada durante a acomodação do solo encostado.
Esse fato da movimentação da estrutura devido à carga nela aplicada, torna necessário a utilização de um impermeabilizante flexível que comportará acompanhar a movimentação, e acompanhar eventuais fissuras ou trincas que aparecerem nelas.