Como Impermeabilizar Muro de Arrimo

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
4/6/2020
Atualizado em
18/1/2024
Como Impermeabilizar Muro de Arrimo

O muro de arrimo é uma etapa extremamente relevante e tem uma função essencial para evitar contratempos que podem causar sérios transtornos estruturas à obra. Por esse motivo, deve ser alvo de toda a atenção sua durante a construção.

Toda medida para conservar essa estrutura deve ser considerada pela engenharia, do planejamento à execução, e uma fase dessa construção que merece destaque é a impermeabilização. Devido ao poder de evitar problemas como a umidade, que atinge o muro de arrimo de uma forma silenciosa e, com o tempo, pode ser devastadora.

Você sabe como impermeabilizar muro de arrimo? É uma prática importantíssima para garantir a estabilidade e perfeita contenção de taludes e encostas. Confira neste post como fazer e materiais eficientes para ter toda a qualidade na impermeabilização!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Qual a importância da impermeabilização do muro de arrimo?

Uma das obras geotécnicas mais importantes, o muro de arrimo desempenha um papel fundamental para a segurança, que é garantir a estabilidade de um maciço ou encosta, evitando deslizamentos, desmoronamentos e, até, desabamentos.

Nesse sentido, a impermeabilização de qualidade é indispensável, pois contribui para manter a estrutura protegida por muito mais tempo. Isso evitará os malefícios da umidade, que, de forma sutil e gradual, causa danos a estruturais, comprometendo a capacidade do muro em resistir às pressões, principalmente em períodos chuvosos.

Cuidados antes de impermeabilizar o muro de arrimo

Não basta o muro de arrimo estar construído, aplicar o impermeabilizante e encostar a terra. Seguir o processo construtivo correto, previamente à impermeabilização do muro de arrimo, é uma peça fundamental para a proteção completa da estrututa.

Antes de começar a pensar em impermeabilizar o muro de arrimo, é preciso construir e impermeabilizar o baldrame em que o muro de arrimo será construído em cima. Para isso, escrevi um artigo sobre como impermeabilizar baldrame, nele você entenderá o passo a passo necessário para ter sucesso na proteção dessa estrutura, para então, seguirmos com a construção e impermeabilização do muro de arrimo.

Fora a construção do baldrame, o planejamento prévio à construção do muro, é essencial para a impermeabilização ser feita da forma correta. A melhor forma de impermeabilizar um muro de arrimo, é protegendo ele do contato direto com a água que está na terra.

Então, prever em projeto, um espaço para que possa trabalhar, com segurança, entre o muro construído e a terra que será encostada. Dessa forma, é possível proteger a estrutura com uma impermeabilização de pressão positiva e prolongando muito mais a vida útil da construção.

Em casos de retrabalhos, onde não é possível acessar o lado em que a terra está encostada, a única alternativa possível é impermeabilizar por pressão negativa, ou seja, pelo lado oposto onde a terra está encostada. Mas lembre-se, prender a água dentro da estrutura, comprometerá sua vida útil, podendo leva a manifestações patológicas estruturais extremamente graves,

Outro fator estrutural a ser levado em consideração na escolha do melhor impermeabilizante, é a capacidade de movimentação. O muro de arrimo é uma estrutura rígida porém, que sofre movimentação devido à carga nele aplicada durante a acomodação do solo encostado.

Esse fato da movimentação da estrutura devido à carga nela aplicada, torna necessário a utilização de um impermeabilizante flexível que comportará acompanhar a movimentação, e acompanhar eventuais fissuras ou trincas que aparecerem nelas.

Como escolher os materiais mais eficientes para impermeabilização?

A escolha dos materiais para impermeabilizar o muro de arrimo deve considerar a necessidade técnica do local e contar com produtos de qualidade. Assim, você terá eficiência garantida no processo.

Faça um estudo detalhado das características do terreno e do muro de arrimo que pretende impermeabilizar e se será na parte em que há o contato com o solo e, por isso, é a mais eficiente, ou na parte oposta em que a terra será encostada.

Nesse momento, o principal fator deve ser a qualidade, tanto de mão de obra técnica quanto dos produtos, pois é primordial evitar que pequenas economias se transformem em prejuízos sérios e graves.

Que tipo de impermeabilizante aplicar?

Existem duas maneiras de impermeabilizar um muro de arrimo, na parte onde há pressão positiva e na parte onde a pressão é negativa, ou seja, lado interno e externo, respectivamente. Identificar qual forma mais adequada para sua situação vai definir o tipo de proteção e o procedimento correto para sua execução.

Para pressão positiva

Para pressão negativa

Os produtos da Blok são ideias para ter toda a qualidade e reforço na proteção estrutural!

A linha de produtos da Blok oferece toda a qualidade para superar todos os desafios na sua obra, garantindo que haverá total eficiência na impermeabilização. Desenvolvidos com alta tecnologia, são ideais para garantir que os riscos à estrutura serão evitados, proporcionando tranquilidade.

Independentemente da fase e tipo de impermeabilização do muro de arrimo, a Blok tem os produtos específicos para cada necessidade, agindo nos poros do concreto, aumentando a resistência e impedindo a ação de qualquer composto que possa causar danos à estrutura.

Você pode contar com produtos de extrema qualidade, como:

  • Blok ST: impermeabilizante para pressão positiva, evita vazamentos e combate fortemente as infiltrações;
  • Blok STP: impermeabilizante altamente indicado para pressões negativas em muro de arrimo;
  • BlokFix: adesivo para chapisco, ideal para promover a adesão necessária para o reboco feito antes da impermeabilização;
  • Blok EP 2: resina impermeabilizante para pressões hidrostáticas negativas, alta resistência e aplicabilidade;
  • Impermeabilizantes Acrílicos: linha completa de resinas impermeabilizantes para sua obra, revestimento de alta qualidade para pressões negativas e positivas.

Investir em qualidade em tudo que envolve o muro de arrimo é a melhor alternativa para demonstrar responsabilidade, já que é uma obra extremamente importante para a segurança das pessoas e do meio. Portanto, se deseja ter tranquilidade e a certeza de um trabalho bem-feito, considere sempre impermeabilizar.

Curtiu o post? Agora que está bem informado sobre como impermeabilizar muro de arrimo, não perca tempo! Acesse o site da Blok e confira produtos que vão ajudar bastante para ter sucesso na obra!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.