Absorção da água: Entenda Como Cada Material se Comporta em Sua Obra

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
29/4/2020
Atualizado em
18/1/2024
Absorção da água: Entenda Como Cada Material se Comporta em Sua Obra

Em todas as fases de uma obra, a água é matéria-prima. Na fabricação de concretos, argamassas e até nos mais variados tipos de tintas e impermeabilizantes, esse elemento onipresente interfere nas construções durante toda a vida útil da obra. No entanto, a interação que pode ocorrer por conta das chuvas, da umidade do solo ou do ar pode trazer manifestações patológicas de infiltração nas construções. Para se prevenir, é necessário entender como funciona a absorção da água na construção civil.

Os efeitos da umidade em uma superfície mal impermeabilizada chegam a ser irreversíveis, em casos extremos. Tudo vai depender da origem do problema e do material em contato com a água. Afinal, cada um apresenta um nível de absorção diferente.

Está pronto para conhecer a diferença entre eles? Então continue acompanhando este artigo!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

A absorção da água no gesso

Todo profissional que trabalha com gesso precisa lidar com o seguinte problema: como evitar que o gesso entre em contato com a umidade. Isso acontece porque a relação entre esses dois itens pode gerar diversos danos, sendo alguns deles impossíveis de se reparar.

Esse tipo de problema começa no primeiro estágio de comercialização do gesso, já que as indústrias de produção em escala de blocos, placas, drywall e outros artefatos devem se preocupar com cada detalhe da fabricação.

Para proteger as peças de gesso contra a incidência direta de água, é preciso apelar para a aplicação de seladores acrílicos, tintas especiais ou silicones hidrofugantes.

Vale lembrar que essas soluções protegem superficialmente. Ao longo dos anos, as partes internas sofrerão devido exposição à umidade.

Por esse motivo, também é importante proteger o gesso de uma forma mais completa. Para isso, a Blok desenvolveu o BlokGesso, o único hidrofugante para gesso, de fabricação nacional, que atende às normas internacionais de absorção de água em gesso.

A absorção de água no concreto

O concreto também absorve água, no entanto, quanto mais densa a espessura, menor será a absorção de água. Todavia, em blocos de baixa qualidade, os poros maiores podem absorver ainda mais água.

Os testes de absorção devem ser realizados conforme a NBR 12118:2013. Neles, a porcentagem é dada a partir da pesagem do bloco de concreto seco. Ele deve ser retido em uma estufa por 24 horas, sendo necessário repetir a medição de duas em duas horas até que as medidas não sejam divergentes.

A absorção de água na argamassa cimentícia

As argamassas cimentícias absorvem a água com muita facilidade.  Esse tipo de argamassa é composta, basicamente, por cimento, areia e água e é utilizada em diferentes traços, desde um reboco, até para o assentamento da alvenaria.

Apesar de apresentar pouca permeabilidade à água, elas precisam ser protegidas para que não efetem a estrutura. As características das argamassas alteram de acordo com o tipo e aplicação.

Independentemente da boa aderência ou de ser mais adesiva, a argamassa colante é feita de aglomerantes inorgânicos, água, aditivos e agregados miúdos. Geralmente, elas só precisam de adição de água para o uso, mas também são materiais que absorvem água após estarem curadas.

A ação dos aditivos como uma boa solução

O uso de aditivos pode garantir a estanqueidade e durabilidade das superfícies. Eles integram os sistemas de impermeabilização e drenagem, reduzindo as chances de penetração da água.

Os aditivos impermeabilizantes trabalham para reforçar a impermeabilidade do concreto e argamassas, criando uma fina película nas superfícies.

A passagem de umidade depende das características do material e de fatores externos como a chuvam umidade relativa, pressão do vento ou incidência de radiação solar.

No combate ao controle dos efeitos da umidade, o mercado disponibiliza produtos pensados para tornar o revestimento 100% impermeável. Assim, a absorção da água pode ser entendida e controlada, evitando problemas desnecessários.

Gostou deste artigo? Então assine nossa newsletter para ficar por dentro de outras relevâncias do mercado.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.