3 Erros na Construção do Alicerce

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
23/1/2019
Atualizado em
18/1/2024
3 Erros na Construção do Alicerce

Neste material você irá aprender a como evitar 3 erros simples cometidos durante a construção do alicerce que podem te ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de evitar problemas futuros com a construção.

Você sabe quais cuidados tomar ao construir o alicerce?

Descubra aqui os erros mais comuns e o procedimento ideal para a construção de sua obra!

impermeabilizante para pressão negativa
Blok EP 2
Resina Impermeabilizante para Pressão Negativa
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

1. Quando for iniciar uma obra, é preciso ter em mente noções básicas de execução de suas fundações, sendo a construção correta de uma viga baldrame essencial nesse processo.

A viga baldrame faz parte de um projeto estrutural e, portanto, para cumprir seu papel de sustentação e não provocar patologias nas obras, basicamente, suas ferragens devem estar recobertas por uma camada de pelo menos 3 cm de concreto e a alvenaria de nivelamento deve ser feita utilizando blocos de concreto estruturais ou tijolos maciços requeimados.

Um dos problemas que vemos nas obras é a presença de ferragens aparentes nas vigas baldrames.

Isso acontece durante a concretagem delas, quando é necessário 3 cm de concreto sobre as ferragens por todas as faces; se as ferragens ficarem aparentes nesse processo, elas não vão cumprir bem seu papel estrutural, ficando sujeitas a corrosão, danos estéticos e, futuramente, estruturais.

Viga Baldrame - Blok Impermeabilizantes

2. Outro problema evidente é a utilização de tijolos maciços não requeimados, furados ou blocos cerâmicos estruturais nas alvenarias de nivelamento.

A escolha de tijolos maciços não requeimados se dá devido ao seu valor ser inferior, porém seu preço é somente de 5 a 10% menor que os requeimados.

Assim, essa economia não vale a pena, porque sua utilização compromete a qualidade das obras, gerando problemas de umidade recorrentes.

A questão da utilização de tijolos furados também interfere negativamente na estrutura da sua construção.

Isso acontece com a escolha de tijolos do tipo baianinho ou baianão nas alvenarias de nivelamento, os quais no momento que forem submetidos à compressão pelo peso das paredes, serão esmagados e, assim, a base sobre a qual foi feita a impermeabilização deverá se desfazer, causando problemas de infiltração já que a capa de impermeabilização será danificada.

Assim, o ideal é impedir, em qualquer hipótese,tijolos furados para fazer alvenaria de nivelamento.

Tijolos furados e não requeimados aumentam ainda mais os problemas, causando patologias muito antes do que o esperado.

Viga Baldrame - Blok Impermeabilizantes

Também a utilização de blocos de cerâmicos estruturais não é a melhor opção para fazer as alvenarias de nivelamento, pois o fato desse bloco ser estrutural não significa que ele terá resistência infinita a umidade; ele também poderá se dissolver ou delaminar-se na capa de impermeabilização que estará sendo feita e, assim, ela não funcionará da maneira adequada, gerando infiltrações e futuramente podendo causar danos estruturais.

Portanto, os materiais para alvenaria de nivelamento devem ser, obrigatoriamente, blocos de concreto estruturais ou tijolos cerâmicos maciços e requeimados.

Viga Baldrame - Blok Impermeabilizantes

3. No caso dos impermeabilizantes asfálticos, existe uma limitação com relação a essa argamassa de envelopamento, pois ela deve estar seca para que se possa utilizar uma tinta asfáltica base solvente.

Além disso, todo e qualquer impermeabilizante asfáltico não poder ser utilizado na cabeça das colunas, pois provoca um seccionamento (isto é, “separa”) entre a viga baldrame e a coluna.

Uma opção asfáltica para a impermeabilização de argamassas de envelopamento úmidas seria utilizar emulsões asfálticas, pois elas são asfalto base água e conseguem ancorar sobre a argamassa ainda úmida. Mesmo assim, a melhor opção ainda seria o uso das argamassas poliméricas.

Como as argamassas poliméricas são produtos a base de cimento e, logicamente, curam com água, podem ser aplicadas sobre a argamassa de envelopamento ainda úmida, podendo ser do tipo flexível ou semi-flexível, estruturadas internamente (dispensam o uso de tela de poliéster) ou não e podem e devem ser utilizados sobre a cabeça dos arranques das colunas na viga baldrame.

As argamassas poliméricas flexíveis ou semi-flexíveis não estruturadas internamente (precisam da tela de poliéster) devem ser utilizadas sobre as cabeças das colunas sem o uso das telas de poliéster.

Assim, quando forem aplicadas na cabeça dos arranques das colunas, o concreto encostado com o solo úmido vai absorver umidade, impedindo de passar para a coluna, a qual não irá distribuir umidade para a alvenaria e, consequentemente, não vai distribuir umidade para o reboco, que poderia, estufar as pinturas e causar um dano maior que o estético, que é prejudicar a saúde do ser humano, pois uma casa úmida pode causar problemas respiratórios.

Portanto, impermeabilização é também um problema de saúde pública. Blok, para qualquer desafio.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.