Como Conservar Bloco de Concreto Aparente?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
material gratuito

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Bloco de Concreto Aparente: Guia Completo para Conservação em 2019

Bloco de Concreto Aparente: Guia Completo para a Conservação

Você sabia que usar bloco de concreto aparente pode trazer inúmeras vantagens, além de dar originalidade e modernidade para os ambientes? Podem ser utilizados das mais variadas formas e já virou tendência na decoração, sendo vistos por toda parte! Quer entender mais sobre eles? Venha com a gente!

Os blocos de concreto aparentes são utilizados para deixar a construção à mostra, com exposição das estruturas, como vigas e colunas, produzindo um estilo elegante e original, ao mesmo tempo que podem ser usados para fazer móveis, mesas rústicas, bancadas de cozinha, divisórias de ambientes ou até mesmo vasinhos de plantas, além de detalhes que conferem um ar industrial para os ambientes.

Mas ainda, o que mais vemos por aí são as paredes de bloco de concreto aparente, que substituem os revestimentos e acabamentos tradicionais, trazendo sofisticação do estilo industrial para os ambientes.

A versatilidade dos blocos de concreto faz dele um grande aliado para a composição de ambientes modernos, mas já parou para pensar quais cuidados devem ser tomados para mantê-los conservados?

Pensando nisso, preparamos esse artigo que vai te contar como deve ser feita a conservação dos blocos de concreto aparentes, pois, uma vez que eles ficam expostos, a impermeabilização e manutenção tornam-se constantes! Também, vamos começar falando um pouco mais sobre os blocos de concreto e suas vantagens!

Não perca a oportunidade de saber mais. Vamos, lá!

Por Que Utilizar Bloco de Concreto?

Antes de mais nada, vamos começar explicando quais as vantagens que os blocos de concreto oferecem e porque utilizá-los em vez de outros tijolos, como os cerâmicos, por exemplo.

Fizemos um artigo que detalha todas as diferenças e vantagens de um em relação ao outro. Se tiver interesse em comparar os tijolos cerâmicos com os blocos de concreto, recomendo que leia essa matéria. Mas, para facilitar, vamos colocar um resumo aqui para introduzir o nosso assunto de hoje!

Então, quais os benefícios ao optar pelos blocos de concreto? Rendimento, produtividade, índice de quebra baixo, resistência e padronização das peças são algumas vantagens que os blocos de concreto oferecem para as obras. Vamos explicar.

Por conta do seu formato, o consumo de argamassa e o tempo de assentamento são baixos, o que gera mais produtividade e, além disso, sua maior resistência evita perdas de material. A padronização das peças garantem um melhor acabamento e também apresentam menos eflorescências depois de assentados.

Podemos ver que os benefícios são vários, mas como todo material, os blocos de concreto também possuem pontos negativos como: custo alto, não garantem a mesma eficiência termoacústica que os tijolos cerâmicos e dificuldade de transporte devido ao seu peso.

Embora apresentam essas desvantagens, ainda assim, os blocos de concreto são muito utilizados nas obras e, agora, ganhou uma nova utilização no mundo da decoração.

Mais do que nunca, os blocos de concreto aparentes estão em alta para compor ambientes, deixando-os modernos, urbanos e industriais. Por isso, a importância de saber tudo sobre a sua conservação para mantê-los sempre bonitos! Vamos te ajudar com isso! Continue lendo!

Cuidados com Bloco de Concreto Aparente:

Você há de concordar que os blocos de concreto aparentes ficam completamente expostos às intempéries e, por isso, devem receber os cuidados necessários para sua conservação, certo? Mas, como fazê-la da maneira adequada para que aumente sua durabilidade?

Em primeiro lugar, é muito importante escolher bem o fabricante do bloco de concreto para se certificar que é um bloco bom, bem acabado e uniforme, para assim, evitar que tenha furos que possam se tornar pontos de infiltração.

A segunda etapa é o próprio processo de execução, que deve ser feito conforme a orientação de profissionais especialistas na área. Basicamente, é necessário realizar o assentamento de forma correta, sem deixar espaços vazios tanto na argamassa de assentamento como na de emcunhamento lateral; fazer o friso (tirar o excesso de argamassa entre os blocos) e, por fim, aplicar um silicone hidrofugante para impermeabilizar a superfície.

Mas, é preciso mesmo impermeabilizar os blocos de concreto aparentes? SIM! Os blocos, por estarem totalmente expostos à água e umidade, devem ser impermeabilizados com produtos específicos (falaremos mais a seguir). Isso porque eles apresentam porosidade, que pode permitir a passagem de água através dos poros, comprometendo a estética e estrutura da obra. Então, não deixe de utilizar o produto certo para não ter problemas futuros, entendido?

Como Impermeabilizar Bloco de Concreto Aparente?

Como impermeabilizar os blocos de concreto aparentes para acertar sempre? Você tem algumas opções no mercado, como as resinas acrílicas ou os silicones hidrofugantes. Fizemos uma matéria explicando tudo sobre como escolher o produto certo! Não deixe de ler antes de decidir!

Mas, nós recomendamos fortemente a evolução do silicone hidrofugante, o silano siloxano do mercado: BlokSeal CC. BlokSeal CC não vai te deixar na mão e vai garantir uma impermeabilização excelente para a superfície, pois é um silicone hidrofugante de alta performance e, ao promover uma camada invisível de proteção, evita infiltrações e problemas futuros!

BlokSeal CC também permite o preparo em diluição de água diretamente na obra, promovendo mais praticidade em especial para grandes áreas e locais com altura elevada, facilitando o transporte e manuseio do produto. É tudo o que você precisa para tornar o substrato impermeável e livre de patologias!

Quer saber mais? Faça um tour pelo site da Blok e descubra tantas outras soluções que revolucionam as obras! Conte com a Blok e garanta excelência para sua obra!

Resumindo…

Para ficar mais fácil, vamos resumir as informações que dissemos no artigo.

Os blocos de concreto são muito utilizados nas obras seja pelas várias vantagens que oferecem seja pela versatilidade que seu uso propicia. Dentre alguns benefícios, podemos citar: resistência, rendimento, produtividade, baixo índice de quebra e padronização das peças. Já a versatilidade que os blocos de concreto aparentes oferecem são as mais variadas possíveis: de vasinhos de plantas até paredes e divisórias de ambientes.

Os blocos de concreto aparentes estão sendo muito procurados para compor a decoração de ambientes, dando-lhes um aspecto moderno e industrial. Por isso, é importante saber todos os cuidados para mantê-los conservados.

Os cuidados a serem tomados para o resultado e conservação ideais dos blocos de concreto aparentes vão desde a escolha do bloco, execução até a aplicação do silicone hidrofugante (silano siloxano), que tem papel de repelir a água ou umidade para que a superfície fique livre infiltrações e, consequentemente, de patologias.

E, quando falamos em impermeabilização, a Blok está pronta para qualquer desafio e sabe por quê? Porque a Blok desenvolveu o melhor silicone hidrofugante, BlokSeal CC, ideal para proteger os blocos de concreto aparentes contra a ação da água e umidade, evitando infiltrações, o que garante a estética sempre conservada, bonita e permitindo sua respiração!

Quer ver todos os artigos do blog?
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

Se você é profissional e trabalha diretamente com manutenção predial, certamente já ouviu falar nos benefícios gerados pelo uso de silicones hidrofugantes de alto desempenho aplicados sobre fachadas como forma de prevenir e reduzir custos com manutenção.

baixe grátis