Quer Aprender Tudo Sobre Silicone Hidrofugante?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
12/4/2020
Atualizado em
20/4/2021
Quer Aprender Tudo Sobre Silicone Hidrofugante?

Quer saber tudo sobre silicone hidrofugante? Confira aqui!

Já ouviu falar em silicone hidrofugante? Sabe o que significa ser um produto hidrofugante? E, para que serve?

Esse é um assunto muito importante, mas pouco discutido e é por isso que estamos aqui: para esclarecer todas as dúvidas sobre esse silicone hidrofugante!

Tenho certeza que será muito útil e acrescentará informações importantíssimas para você aplicar nas suas obras!

Por isso, dividi este artigo em tópicos, abrangendo as dúvidas mais comuns sobre produtos hidrofugantes, mais especificamente, sobre os silicones hidrofugantes.

Venha conosco para aprender tudo sobre esse assunto e acabar com todas as suas dúvidas!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

O que é um produto hidrofugante?

Os produtos hidrofugantes nada mais são que produtos utilizados com o objetivo de repelir a água, conferindo maior proteção e conservação para diversos tipos de substratos.

Mas, hidrofugante é o mesmo que impermeabilizante? Essa é uma dúvida muito comum e as pessoas tratam como se fosse a mesma coisa, mas há algumas diferenças entre eles!

A primeira delas é em relação à formação de película quando aplicados às superfícies. Enquanto que, depois de aplicado, o hidrofugante não forma película, permitindo as trocas gasosas, o impermeabilizante favorece a formação de película, tornando o material mais resistente à ação da água. E é aí que se dá a segunda diferença entre esses produtos: a resistência à ação da água.

Por não formar película, o hidrofugante permite que a superfície continue porosa, propiciando a evaporação de líquidos, ao mesmo tempo que repele a água. Porém, não se pode utilizá-lo quando há acúmulo de água por tempo prolongado, como acontece em piscinas, caixas d`água ou superfícies sem caimento.

Já o impermeabilizante, ao formar película, altera a estética a do material que receberá o produto, além de propiciar maior resistência à ação da água, sendo ideal para utilização em locais onde a pressão hidrostática é constante, isto é, em locais onde a água fica acumulada, ao contrário do hidrofugante.

Portanto, o hidrofugante, além de não alterar a superfície, exige menos manutenção. Quer saber como? Por não formar película, basta reaplicar o produto! Já o impermeabilizante, é necessário remoção total do produto anterior para aplicar novamente, o que dá um trabalho imenso!

Basicamente, o hidrofugante é um produto utilizado com objetivo de repelir a água, protegendo o substrato da ação da água e da umidade e, assim, evitando manifestações patológicas e proporcionando maior conservação e facilidade na manutenção!

Agora que entendemos sobre o que é hidrofugante, vamos entender para que serve!

Para que serve o silicone hidrofugante?

Bom, como já explicamos no tópico anterior, o hidrofugante serve para proteger a superfície da ação da umidade e da água, isto é, ele age no sentido de repelir a água.

Quando aplicado, o substrato fica protegido, bloqueando infiltrações, impedindo assim, a formação de manifestações patológicas que afetam a estética e durabilidade do material.

Manifestações patológicas muito comuns, provenientes de contato do substrato com água ou umidade, como eflorescências, manchas, bolor, corrosão de armaduras e fissuras, podem ser evitadas muito facilmente com a utilização de hidrofugantes.

Afinal, para que serve o silicone hidrofugante? Resumidamente, podemos responder esta pergunta com a seguinte definição: proteger o substrato, sem alterar suas características, contra a ação da água ou umidade, permitindo as trocas gasosas entre o substrato e o meio. Desse modo, temos uma superfície conservada e com durabilidade prolongada. Além disso, o silicone hidrofugante permite uma manutenção muito simples!

Dentre os hidrofugantes disponíveis no mercado, aqueles à base de silicone são os mais procurados e utilizados na construção civil. As diferentes formulações dos produtos hidrofugantes se dão por conta do tipo de substrato onde será aplicado, o tipo de estrutura e a exposição que estará sujeito.

Por serem amplamente utilizados pela construção civil, vamos nos aprofundar em silicones hidrofugantes! Que tal saber mais sobre esse produto tão importante para qualquer obra? Então, venha comigo!

O que é silicone hidrofugante?

O silicone hidrofugante é um dos produtos hidrofugantes mais utilizados e é composto por moléculas à base de silano siloxano. Mas o que é silano siloxano? O nome assusta, mas garanto que vai ser simples de entender!

O silano siloxano é um polímero que pode ser diluído em água ou outros solventes alifáticos. Todos eles, depois de misturados e adicionados outros aditivos, formam-se os silicones hidrofugantes!

Não vamos parar por aí, você sabe por que o polímero chama-se “silano siloxano”? O silano siloxano é uma molécula, composta por dois grupos funcionais, exercendo papéis diferentes no processo de hidrofugação da superfície. Enquanto o silano age no processo de aderência do produto ao substrato, o siloxano age no sentido de repelência da água.

Por oferecerem diversas vantagens e excelentes resultados quando comparados com outros produtos, os silicones hidrofugantes vêm sendo muito utilizados na construção civil. Mas, quais benefícios que fazem dos silicones hidrofugantes os preferidos no mercado? Vamos apresentar as vantagens que eles oferecem no próximo tópico! Continue lendo!

Vantagens do silicone hidrofugante

Quais as vantagens que o silicone hidrofugante oferece ao utilizar em suas obras?

  • Aumento da vida útil do substrato;
  • Alta durabilidade e resistência às ações da água e umidade;
  • Diminuição de manutenções;
  • Criação de superfícies “autolimpantes”, evitando o acúmulo de sujeiras e facilidade de limpeza;
  • Não altera as características do substrato;
  • Propicia as trocas gasosas entre o substrato e o meio, por manter porosidade do material;
  • Evita a ocorrência de manifestações patológicas por conta de infiltrações.

Silicone Hidrofugante em Fachadas

O silicone hidrofugante é uma excelente opção para utilizar em fachadas, porque não altera as características originais da superfície e oferece todas as vantagens que elencamos no tópico anterior!

Além disso, as fachadas estão completamente expostas às intempéries, o que exige constantes manutenções por estarem permanentemente sofrendo com os efeitos da ação de água e umidade.

Por isso, os silicones hidrofugantes são a solução ideal, que agem exatamente neste sentido: aumentando sua durabilidade, diminuindo manutenções, evitando a ocorrência de manifestações patológicas e facilitando a limpeza.  

A Blok desenvolveu o melhor silicone hidrofugante do mercado, o BlokSeal, que é um silicone hidrofugante à base de água que torna a superfície hidrofugada ao repelir a água com facilidade.

Promove uma camada invisível de proteção que evita infiltrações que podem danificar os substratos.

Não deixe de conferir todas as vantagens que BlokSeal oferece para as fachadas! Para saber mais sobre ele, clique aqui.

Silicone Hidrofugante em Pisos

Os pisos também estão muito expostos à ação de àgua e merecem uma atenção especial quando falamos em proteger suas superfícies para melhor conservá-los.

Pensando nisso, os silicones hidrofugantes entraram com força no mercado com o objetivo de aumentar a durabilidade e resistência ao atrito bem como reduzir os custos de manutenção dos pisos.

BlokSeal Pisos carrega esse propósito: facilidade em repelir a água, sem alterar as características originais dos pisos além de reforçar pisos porosos, reduzir custos de limpeza e manutenção.

Conheça BlokSeal Pisos e confira todas as vantagens que apresentei aqui! Além dele, a Blok desenvolveu diversos produtos que vão garantir mais qualidade e excelência para suas obras!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.