Endurecedor de Superfície de Concreto: Saiba Tudo Sobre o Assunto!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
24/3/2020
Atualizado em
18/1/2024
Endurecedor de Superfície de Concreto: Saiba Tudo Sobre o Assunto!

Você já deve ter notado que os pisos de concreto são bastante utilizados nas construções, principalmente nas indústrias, mas sabia que, apesar das tecnologias utilizadas, eles sofrem desgaste e precisam de reparo? Hoje, vamos falar mais sobre como aumentar a durabilidade e resistência dos pisos de concreto através do uso de um endurecedor de superfície de concreto. Vamos, lá?

O uso de pisos de concreto entrou com força no mercado e, hoje, é uma das opções mais comuns para revestimento de ambientes internos e externos, por ser um material que oferece durabilidade, resistência e excelente acabamento. Basta dar uma olhada ao seu redor para encontrar pisos de concreto! Existem vários tipos, cores, texturas, enfim, uma variedade imensa!

Mas, uma coisa é certa: muito se evoluiu no segmento de pisos de concreto, com o avanço de novas tecnologias, porém os problemas com desgaste e deterioração dos pisos persistem! Vou te explicar melhor! Venha comigo!

Endurecedor de Superfície
Blok Endupiso
Endurecedor de Superfície para Concreto
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O que é Endurecedor de Superfície?

Como estava te dizendo, os pisos de concreto entraram com força no mercado e estão sendo largamente utilizados nos mais diversos tipos de construção! Portanto, hoje, os pisos de concreto possuem tecnologias muito melhores e suas vantagens são enormes. Mas, quais tipos de problemas ainda aparecem?

Obviamente, os pisos sofrem desgaste com o tempo, mas existem alguns problemas que têm origem na própria execução do piso, estando o processo de deterioração associado a dosagens inadequadas de concreto, deficiência de cura, problemas executivos e utilização inapropriada do piso.

Assim, para minimizar os efeitos do desgaste, seria necessário se atentar ao processo de aplicação dos pisos. Mas, depois de aplicado, há alguma solução para atenuar a sua deterioração? SIM e é esse nosso foco neste artigo!

Uma solução muito frequente utilizada para minimizar a deterioração dos pisos de concreto já aplicados é o tratamento com produtos químicos de ação superficial, os famosos endurecedores de superfície.

Bom, para entendermos o que são endurecedores de superfície para piso, temos que compreender com como se dá o desgaste e, assim, como os produtos agem para minimizá-lo.

O desgaste dos pisos se dá por conta da perda progressiva do material da superfície, com desprendimento de pó, que está relacionado com a qualidade da fina camada superficial do concreto, podendo ser encontrado em pisos novos e antigos.

Esse desgaste é um fenômeno progressivo, que vêm se acentuando com o tempo e complicando o tráfego sobre os pisos bem como comprometendo o acabamento.

Mas, você sabe como se dá o desgaste nos pisos de concreto? Bom, as ações de desgaste do concreto são classificadas em três tipos: abrasão, erosão e cavitação

A abrasão refere-se ao atrito seco, como desgaste de pavimentos e pisos industriais causado pelo tráfego de veículos enquanto que a erosão é causada por ação abrasiva de fluidos ou sólidos em movimento. Já a cavitação corresponde ao desgaste causado pela água.

Portanto, é fato que os pisos de concreto estão sujeitos a ação do desgaste e é para isso que os endurecedores de superfície existem!

O desgaste é inevitável quando falamos em pisos de concreto, mas o que deixa esse tipo de piso mais vulnerável ainda? Basicamente,  acontece que o processo de cura dos pisos envolve diversas reações químicas, passando a pasta de cimento hidratada por estágios até seu completo endurecimento.

Nesta fase, formam-se grande parte dos hidróxidos de cálcio que vão preencher todo o vazio deixado pela água de amassamento, tornando o piso pouco resistente e suscetível aos efeitos do desgaste.

Com uma superfície mais frágil, os pisos de concreto sofrem os diversos tipos de desgastes mais facilmente e é quando vemos o pó se desprendendo das superfícies, causando a deterioração dos pisos, comprometendo sua estética e funcionalidade.

Agora que você entendeu todo o processo de desgaste, como o endurecedor de superfície contribui para minimizar os efeitos causados por ele? As formulações de endurecedores químicos podem mudar de fabricante para fabricante, mas consistem em componentes inorgânicos que reagem quimicamente com o hidróxido de cálcio presente nas superfícies, tornando este sal mais resistente à abrasão e, como resultado, tem-se um piso mais resistente e com maior durabilidade.

Para Que Serve Endurecedor de Superfície?

Afinal, para que serve o endurecedor de superfície? Como explicamos acima, nada mais é que um produto químico  utilizado para aumentar a durabilidade e resistência dos pisos de concreto!

Mas, para ficar ainda mais claro, podemos definir a aplicação do endurecedor de superfície como a reação entre o produto e os compostos hidratados do cimento, que gera compostos de maior dureza, conferindo maiores resistências ao desgaste e impermeabilidade ao concreto.

Portanto, os endurecedores são eficazes na redução da formação de poeira no piso, proveniente do próprio concreto e oferece outros benefícios, tais como:

  • Aumenta a resistência mecânica à abrasão da superfície do concreto
  • Reduz a geração de poeira em concretos
  • Maior impermeabilidade
  • Maior resistência ao ataque de produtos químicos
  • Maior resistência à penetração de óleos
  • Não amarela
  • Não tóxico e inodoro
  • Excelente penetração no concreto
  • Pode ser usado em pisos novos bem curados ou pisos velhos desgastados
  • Reduz custo com manutenção
  • Melhora a limpeza do piso

É aí que a tecnologia do endurecedor de superfície da Blok entra, permitindo a formação de cristais menores de elevada dureza e maior estabilidade química no interior dos poros, resultando no aumento da dureza superficial com ganho de resistência à abrasão. Fique tranquilo, que vamos explicar tudo sobre ele no próximo tópico!

Blok Sempre à Frente!

A Blok desenvolveu o melhor endurecedor de superfície do mercado, o Blok Endupiso! Vou apresentar ele para você não ter mais dúvidas quando for escolher!

Blok Endupiso foi desenvolvido para proporcionar uma maior resistência mecânica à abrasão em pisos de concreto em situações de alto tráfego, em relação à pisos sem tratamento.

Blok Endupiso deve ser utilizado em pisos de concreto novos ou antigos para aumentar resistência à abrasão, diminuir o desgaste natural, aumentar a impermeabilidade e melhorar a aparência visual.

Ainda como benefícios secundários do tratamento da superfície com Blok Endupiso tem-se, maior impermeabilidade, maior resistência ao ataque de produtos químicos, maior resistência à penetração de óleos, aumento do brilho e diminuição de poeira proveniente do desgaste da camada superficial do concreto.

O endurecedor de superfície para concreto Blok Endupiso tem características potencializadas para penetrar nos poros do piso de concreto, aumentando a resistência ao desgaste por abrasões, devido à ação da nanotecnologia que preenche os micros espaços com cristais rígidos. Excelente para aumentar a impermeabilização.

Blok Endupiso é indicado para aplicação em diversos substratos, como:

  • Pisos industriais de concreto polido
  • Todo tipo de piso com base cimentícia
  • Superfícies de concreto
  • Lajes de concreto
  • Argamassas cimentícias em geral
  • Pisos de granilite

Como Aplicar Endurecedor de Superfície?


Aqui vão os passos para a correta aplicação do endurecedor de superfície Blok Endupiso:

Preparo do Substrato

A superfície de aplicação que receberá tratamento com Blok Endupiso deve estar íntegra (não degradada), isenta de partículas soltas, poeiras, fungos ou algas, óleos, graxas, sabões, tensoativos, eflorescência ou quaisquer outros agentes contaminantes, físicos ou químicos, conforme ABNT NBR 7200.

Preparo do Produto

Diluir na proporção de 1 parte de Blok Endupiso para até 2 partes de água limpa. Homogeneizar a mistura.

Equipamentos de proteção individual

Utilizar luvas de borracha e óculos de proteção panorâmico e máscara para pó.

Equipamentos para aplicação

Aplicar Blok Endupiso com vassoura de pelo crina ou pulverizador de plástico, sem partes de cobre e alumínio.

Aplicação

  • Aplicar Blok Endupiso com pulverizador ou despejando sobre a superfície e espalhando com vassoura.
  • Durante 60 minutos, espalhar Blok Endupiso dos pontos mais empoçados para os mais secos com a vassoura.
  • Caso o Blok Endupiso seque, pulverizar água e continuar espalhando com vassoura sobre a superfície.


Limpar

Antes do processo de acabamento, como pinturas, lavar a superfície tratada com Blok Endupiso, com água e detergente neutro.


Secagem

1 até 6 horas em concretos totalmente curados. Abaixo deste tempo, obedecer o tempo de cura do concreto para a liberação do uso.

Em ambos os casos, a superfície deve estar seca ao toque.

Tempo de cura

O processo de cura completa do Blok Endupiso é de 90 dias, podendo ser prolongado, em menor intensidade, até um ano, dependendo da composição química do concreto tratado.

Consumo recomendado

100 a 166 ml por metro quadrado.

Rendimento por embalagem

50 litros: 301 a 500 metros quadrados.
200 litros: 1.204 a 2.000 metros quadrados.

Nota: O rendimento terá variação de acordo com a porosidade, absorção da superfície, vento, umidade e temperatura do ambiente. Desta forma, recomendamos teste para confirmação do rendimento teórico.

Extra - Piso de Concreto de Alto Desempenho

A Blok é uma empresa que oferece uma linha de produtos para pisos de concreto desenvolvidos com alta qualidade e processos tecnológicos para atender as necessidades da melhor forma, proporcionando resultados expressivos.

Os produtos são específicos e pensados para cada situação, garantindo uma performance indiscutível. A versatilidade também é um fator positivo, pois permite a utilização em muitos ambientes, seja industrial ou residencial.

Conheça melhor os produtos da linha Blok!

Blok Endupiso

O endurecedor de superfície para concreto Blok Endupiso tem características potencializadas para penetrar nos poros do piso de concreto, aumentando a resistência ao desgaste por abrasões, devido à ação da nanotecnologia que preenche os micros espaços com cristais rígidos. Excelente para aumentar a impermeabilização.

Pode ser aplicado nas seguintes estruturas;

  • pisos industriais;
  • concreto polido;
  • lajes de concreto;
  • superfícies com argamassa cimentícias;
  • contrapisos e granilites.

BlokSil MS

O BlokSil MS é um selante de PU que, quando aplicado, transforma-se em uma borracha flexível altamente resistente e aderente. É indicado para aplicação em vedações, junta de dilatação, fachadas e vidros.

Essas estruturas são itens que merecem atenção especial, pois são o primeiro alvo de infiltrações, rachaduras e outros problemas que causam dores de cabeça em qualquer edificação.

Blok Cure

Consiste em um agente de cura química para concreto polido que reduz a perda de água no processo, garantindo maior resistência e melhor acabamento. É recomendado para pisos industriais, que precisam do máximo de eficiência e durabilidade, requisitos que contribuem para reduzir os custos.

Aplicador Sachê 600 ml

Desenvolvido para proporcionar praticidade e agilidade, o aplicador de sachê 600 ml é um equipamento para utilizar cartuchos de selantes de baixa e alta viscosidade, como silicone de PU e mastique.

Projetado em alumínio, é um dispositivo leve e fácil de manusear, ideal para profissionais que desejam alinhar qualidade a produtividade. É um produto versátil e com vasto campo para aplicação.

Onde usar os produtos?

O segmento da construção civil está em constante evolução, com projetos eficientes que exigem componentes resistentes, eliminando os riscos para as estruturas e as possibilidades de retrabalho.

Os produtos da Blok são essenciais para atingir esse objetivo, com uma linha que permite o uso em muitas situações e em todas as etapas da obra. Resumidamente, podem ser usadas estruturas como:

  • pisos de concreto novos e bem curados;
  • pisos de concreto desgastados;
  • concreto polido;
  • artefatos de concreto;
  • argamassa cimentícia;
  • juntas de dilatação;
  • lajes de concreto;
  • aplicações de selantes de alta e baixa viscosidade;
  • processo de cura química do concreto.

Por que utilizar produtos de boa procedência é a chave para o sucesso?

A eficiência de um piso de concreto consiste em um conjunto de fatores que vão desde o dimensionamento correto da proporção dos materiais que o compõem à utilização de produtos de boa procedência. Sem esses requisitos, o concreto é altamente suscetível às ações do tempo, uso e agentes químicos, que oferecem riscos graves para a estrutura e, em consequência, aumentam a taxa de retrabalhos e elevam os custos com reparos.

Investir em produtos de qualidade que potencializam as características da superfície do piso de concreto é importante para prevenir qualquer contratempo, evitar custos adicionais, preservar o patrimônio, ter ambientes agradáveis e mais bonitos. Portanto, se você deseja usufruir de benefícios incríveis, a melhor alternativa é fazer uma análise técnica e apostar em produtos de excelência para aperfeiçoar e proteger o piso de concreto. Para isso, a Blok tem as melhores soluções.

Curtiu o post? Se você deseja conhecer melhor os produtos ideais para sua obra, reforma ou edificação, acesse o site da Blok e veja como podemos ajudar a melhorar os seus resultados!

___________________________________________________________________

As vantagens são muitas e o que você está esperando para conferir os resultados que Blok Endupiso promete?

Para saber quais suas características, todas as suas vantagens e como deve ser feita a aplicação do produto, clique aqui, que você terá todas as informações que precisa! Estamos aqui para o que precisar, porque a Blok está pronta para qualquer desafio.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.