Silicone PU: Entenda Tudo Sobre Esses Selantes!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
9/4/2020
Atualizado em
18/1/2024
Silicone PU: Entenda Tudo Sobre Esses Selantes!

Silicone PU: Entenda Tudo Sobre Esses Selantes!

Existem diversos tipos de selantes na construção civil brasileira como, selante pu, selante de silicone, selante híbrido, selante acrílico e silicone pu. Talvez, silicone pu seja um dos selantes mais procurados no mercado, mas que não existe.

“Como assim, silicone pu não existe?”, você deve estar se perguntando. “Uso silicone pu direto nas minhas obras, desde sempre!”

Ficou intrigado com que eu disse? Então venha comigo! Irei explicar TUDO sobre Silicone PU para você!

selante pu
BlokSil MS
Selante PU
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

O que é silicone pu?

Silicone PU é um nome de selante comumente utilizado no meio da construção civil, mas que acaba não fazendo muito sentido, deixa eu explicar o porquê.

Silicone e PU são materiais completamente diferentes, mas que podem ser utilizados, entre outras aplicações, para selagem e vedação de estruturas nas obras.

Cada um desses materiais possuem suas características e limitações, quanto à aplicação.

Falei muito dessas diferenças nesse outro artigo, que é um Guia Completo de Selantes.

Agora, porque é que não faz sentido falar Silicone PU então? Justamente por que são duas bases químicas.

A confusão que se faz é de trocar selante ou adesivo por silicone então, ao invés de falar selante pu ou adesivo pu, acaba-se falando silicone pu.

O que existe é selante pu / adesivo pu ou selante de silicone / adesivo de silicone. Acredito que isso fica mais claro na imagem abaixo.

Silicone PU

O que é o material PU?

Poliuretano, ou também conhecido como PU é um polímero formado da reação entre polióis e isocianatos, que pode tomar diversas características de aplicações, dependendo do tipo de formulação adotada pelo fabricante.

Esse material, na construção civil, pode ser utilizado como selante em vedações de janelas, juntas de dilatação em fachadas, além de adesivo com finalidade estrutural ou para a colagem de pisos, como os laminados.

O que é o material silicone?

Diferente do pu, o silicone utiliza apenas um tipo de polímero em sua construção, não sendo necessário a mistura de dois ou mais para a sua reação de cura ocorrer.

O silicone é um material também muito versátil e na construção civil ele é utilizado como selante ou adesivo estrutural para selagem ou colagem de vidros, esquadrias e juntas de dilatação em fachadas.

Uma grande vantagem competitiva do selante de silicone sobre outras bases químicas, é a sua alta resistência ao intemperismo, dado que o polímero de silicone não absorve as radiações solares e, consequentemente, não é suscetível à degradação ao longo do tempo.

Qual a diferença de PU e silicone?

As diferenças entre o PU e o silicone são muitas, apesar de serem materiais muito versáteis, cada um deles possui suas respectivas vantagens e desvantagens, que irão determinar a aplicação mais indicada de cada um.

Começando pelo selante de silicone, os benefícios são, uma excelente resistência aos intemperismos, principalmente ao UV, resistência a oxidação, não há amarelamente ao longo do tempo, possui ótimas propriedades quanto à eletricidade e fogo, além de possuir uma elevada capacidade de movimentação.

O selante de silicone também possui algumas limitações como, não é pintável, possui odores marcantes dependendo do tipo de cura, acumula muita sujidade em sua superfície e possui uma baixa resistência ao rasgo.

Os selantes de pu são amplamente utilizados na construção civil, mas esse tipo de selante também possui suas limitações e benefícios, assim como o selante de silicone.

Os benefícios são, alta resistência à perfuração, rasgo e abrasão, pintável, pouco odor durante a cura, e alta capacidade de movimentação.

Quanto às limitações, ele possui uma baixa permeabilidade a gases, o que atrasa um pouco sua cura, em relação ao selante de silicone, não possui boas propriedades em baixa temperatura, ele pode amarelar ao longo do tempo, possui limitação em aplicações de alta temperatura, e não possui uma resistência ao UV tão boa quanto ao selante de silicone.

O que significa silicone pu?

Como eu expliquei para você, silicone pu pouco significa quanto à definição de produto e sua base química. Silicone PU acaba sendo um termo usual na construção que pode se perigoso na hora de especificar o selante ou adesivo correto para uma etapa específica da obra.

Quando falamos de silicone ou de pu, é necessário entender cada um deles um pouco mais a fundo. Aqui irei explicar um pouco mais sobre os tipos de pu e de silicone que existem e também como os tipos de cura influenciam na qualidade final da aplicação.

Quais os tipos de pu?

Selante PU pode ter uma grande variedade de aplicações, dependendo da formulação adotada pelo fabricante. Além da aplicação final a forma do pu curar pode também variar.

O selante pu pode ter sua composição bicomponente, com cura através de isocianato, ou também pode ser monocomponente, conhecido no mercado da construção de selantes híbridos ou selante de poliuretano híbrido.

Dentro do mercado de construção, esses são os dois tipos mais encontrados e utilizados, desde selagem de juntas de dilatação em fachadas e pisos, até a colagem de vidros em fachadas, conhecido como glazing.

Quais os tipos de silicone?

Diferente do PU, o silicone não tem uma variação tão extensa quanto às formulações para aplicação em selantes e adesivos, basicamente o que define a aplicação do selante de silicone são seus tipos de cura.

Os tipos de cura do selante de silicone irão influenciar nos substratos em que ele terá uma maior aderência e também compatibilidade entre diferentes materiais em um sistema que em a selagem é necessária.

No mercado brasileiro podemos encontrar, com certa facilidade, três tipos de selantes de silicone, são eles:

  • Selante de Silicone Acético: selante de silicone que irá liberar ácido acético, durante seu processo de cura
  • Selante de Silicone Neutro: selante de silicone neutro mais comum no Brasil é o de cura oxímica, que libera oxima. Esse é um composto que acaba possuindo um pH em torno de 7, ou seja, neutro.
  • Selante de Silicone Alcoólico: também possui uma cura neutra, assim como o oxímico porém ele libera metanol durante seu processo de cura.

Para que serve silicone pu?

Silicone e PU, na construção, podem ter aplicações diversas, mas cada um terá vantagens técnicas sobre o outro conforme o local aplicado.

Podemos dividir o uso deles em dois grupos, para simplificar a escolha da base química, a primeira é a resistência aos intemperismos. Caso o selante ficar exposto diretamente aos intemperismos, principalmente, ao Sol, o produto que irá melhor resistir é o selante de silicone, mas cuidado, é importante escolher o tipo certo de cura para a aplicação.

O segundo ponto, também um dos que mais pesam na decisão de escolha, é se o selante pode receber pintura. Teoricamente, esse tipo de limitação não deveria interferir na escolha do selante, já que é puramente estética. Mas caso seja imprescindível, o selante de poliuretano é o que deve ser escolhido.

Qual o tempo de secagem do silicone pu?

O tempo de secagem do silicone e do pu são diferentes, tanto por conta da bases químicas serem diferentes, quanto o tipo de formulação adotada.

Caso ambos os produtos sejam monocomponentes, que curam em contato com a umidade do ar atmosférico, a tendência é que o selante de silicone cure mais rápido do que o selante de pu.

Isso devido ao fato do selante de silicone ser mais permeável aos gases, do que o selante de pu, tornando o processo de cura mais acelerado em uma mesma condição de temperatura.

Resumindo todas as informações sobre silicone pu

O silicone pu é um nome popularmente adotado pelo mercado da construção civil, que não reflete o nome correto do material, tão pouco a especificação técnica certa dos produtos.

Silicone acaba sendo confundido com selante, enquanto que silicone é uma base químicas assim como o pu. Nesse caso podem existir, inicialmente, apenas duas alternativas, selante de silicone ou selante de pu (poliuretano).

Entendendo essas informações básicas sobre a definição da classe do material, adesivo ou selante, e da base química, silicone ou pu, é possível iniciar a especificação do material correto para a sua obra da forma correta e reduzir as chances de escolher o material errado.

Caso queira saber mais sobre selantes, recomendo a leitura do nosso Guia Completo sobre Selantes e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de suporte e lembre-se, a Blok está aqui, para qualquer desafio.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.