Veja Como Realizar a Impermeabilização de Junta de Dilatação em Edificações

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
23/11/2020
Atualizado em
20/4/2021
Veja Como Realizar a Impermeabilização de Junta de Dilatação em Edificações

A impermeabilização de juntas de dilatação é uma prática indispensável para a construção civil. Consiste em uma forma de preservar as estruturas, evitando que as ações físicas da umidade e a oscilação da temperatura causem danos significativos.

Devido à variação térmica, os materiais sofrem alterações volumétricas, em que as juntas de dilatação exercem um papel primordial. Por esse motivo, é fundamental ter atenção redobrada para garantir estruturas saudáveis e total segurança nas edificações.

Se você deseja saber mais sobre a impermeabilização de juntas de dilatação e contribuir para preservar suas edificações, está no lugar certo! Confira, neste post, como realizar esse trabalho e veja mais informações relevantes sobre o assunto!

selante pu
BlokSil MS
Selante PU
CONHEçA AGORA
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

O que é a junta de dilatação?

A junta de dilatação é algo muito comum em diversos tipos de construções e estruturas. Consiste em espaços dimensionados para absorver a expansão e retração da estrutura causada pela variação térmica e reduzir as vibrações.

Basicamente, é um espaço para o material se expandir ou contrair, de acordo com o ambiente em que é exposto. As juntas de dilatação evitam o atrito entre estruturas de concreto, aliviando a tensão para impedir o surgimento de trincas e fissuras.

Todo material, quando é exposto à oscilação natural da temperatura, sofre variações no seu volume, ainda que sejam insignificantes. Nesse sentido, as juntas de dilatação permitem que essas alterações físicas aconteçam sem comprometer a segurança estrutural.

Na construção civil, as juntas de dilatação são utilizadas em estruturas de todos os portes, como:

  • pisos;
  • paredes externas;
  • lajes;
  • vigas;
  • pilares.

Quais os riscos que envolvem a junta de dilatação?

Com uma extensão territorial imensa, o Brasil é um país que apresenta grande variedade de tipos de clima. É comum encontrar regiões quentes e secas, outras com baixa temperatura e cidades com grande incidência de chuvas e calor.

Todas essas variações climáticas, mesmo que não sejam intensas, podem causar impactos estruturais. Por isso, a falta da junta de dilatação e dos cuidados com a impermeabilização podem levar a prejuízos sérios.

A curto prazo, a dilatação e contração térmica provocam fissuras e rachaduras superficiais caso não exista uma junta de dilatação ou esteja inadequada. Com isso, é o início de um processo que danifica a estrutura de forma gradativa.

A longo prazo, os riscos são ainda maiores e sérios. As rachaduras, trincas e fissuras são uma porta de entrada para a umidade, que torna tudo ainda mais complicado, comprometendo todo o sistema e estabilidade da construção, fator que pode ser evitado com ações simples.

Por que investir na impermeabilização de junta de dilatação?

A impermeabilização das juntas de dilatação contribui para elevar a resistência da estrutura contra as intempéries. É um procedimento considerado simples, que oferece benefícios importantíssimos para qualquer edificação.

Trata-se de um serviço que promove a segurança e durabilidade das construções, reduzindo os efeitos da umidade. Como as juntas de dilatação são inevitáveis em muitos projetos residenciais, comerciais e industriais, mantê-la eficiente e em bom estado é essencial.

Além disso, investir na impermeabilização das juntas de dilatação proporciona os seguintes benefícios;

  • proteção por longo período;
  • estruturas duráveis e resistentes;
  • ótimo custo-benefício;
  • eliminação de infiltrações que comprometem a estrutura;
  • redução da possibilidade de ocorrer fissuras e trincas;
  • resistência para a estrutura, independentemente do tipo de uso e exposição.

A melhor maneira para evitar problemas estruturais e ter mais tranquilidade é impermeabilizar as juntas de dilatação. Assim, é possível evitar reparos, que podem sair ainda mais caros.

Quais as formas para fazer a impermeabilização?

A impermeabilização das juntas de dilatação é realizada com a aplicação de produtos que selam e formam uma camada de proteção. É necessário contar com produtos adequados para a completa vedação da estrutura.

Dessa forma, a melhor alternativa para ter uma impermeabilização de qualidade é a utilização de produtos flexíveis. Exemplo disso é o selante de poliuretano, que promove a vedação definitiva da junta de dilatação.

A aplicação é simples, embora seja essencial contar com produtos de qualidade e mão de obra qualificada. Tudo se inicia com a limpeza completa da área a ser impermeabilizada, cálculo da quantidade de produtos necessários e, na sequência, é aplicado o produto.

Após esse processo, é preciso aguardar o material curar e analisar se não ficou alguma parte sem aplicar. Como na maioria das ocasiões são áreas expostas ao tempo, é importante acompanhar ao longo dos anos para certificar se não houve desgastes e se é necessário fazer uma manutenção.

Qual a importância da qualidade dos produtos e fornecedores?

O objetivo de todo profissional da construção civil é garantir estruturas eficientes, funcionais, seguras e duráveis. Por isso, todo projeto deve contar com materiais de qualidade e mão de obra qualificada.

Nos processos de impermeabilização não é diferente. A qualidade dos produtos têm influência direta nos resultados e nos custos, pois, com um serviço de qualidade, os gastos com retrabalhos são eliminados.

Nesse contexto, para o sucesso da impermeabilização das juntas de dilatação é fundamental adquirir produtos oferecidos por uma marca reconhecida no mercado por oferecer excelência nos produtos. É uma maneira para garantir a eficiência e saber que nada vai comprometer a estrutura.

Para proporcionar soluções perfeitas aos profissionais da construção civil, a Blok oferece uma linha de impermeabilizantes de extrema qualidade. Desenvolvidos com alta tecnologia, é a melhor maneira para ter uma impermeabilização de qualidade.

Com diversas aplicações em ambientes comerciais, industriais e até residências, os produtos da Blok contribuem para atingir os objetivos da melhor forma, proporcionando benefícios incríveis para o seu projeto.

São diversas opções para atender a demanda da obra e garantir superfícies livres dos riscos oferecidos pela umidade. Na Blok, você vai encontrar selantes de poliuretano, híbrido e silicone acrílico, ideais para ter soluções para todo tipo de superfície e juntas de dilatação.

Como você pode perceber no contexto deste artigo, a impermeabilização de junta de dilatação é um processo importante e precisa ser considerado em todo projeto. Como protege a estrutura, pode ser considerado um investimento na prevenção, o que promove grandes resultados para as edificações.

Gostou do post? Agora que você está por dentro do processo de impermeabilização de junta de dilatação, acesse o site da Blok e conheça o BlokSil MS, selante de PU ideal para seu projeto!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.