Retração do Concreto: O Que É e Como Evitar!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
22/4/2020
Atualizado em
20/4/2021
Retração do Concreto: O Que É e Como Evitar!

A retração do concreto é a redução do seu volume por diferentes fatores, como a eliminação da água retida em seu interior, a dosagem do traço, forma de mistura ou a força de agentes químicos e climáticos.

Esse fenômeno, também conhecido como exsudação, é considerado um verdadeiro pesadelo para os construtores, pois caso aconteça, toda a estrutura da construção pode ser comprometida.

Por conta da onipresença do concreto, o extremo cuidado de sua aplicação é uma das principais ações que levam ao sucesso da obra. Neste artigo, ajudaremos você a conhecer os problemas da retração e como evitá-lo. Acompanhe!

cura química para concreto
Blok Cure
Cura Química para Concreto
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é a retração do concreto?

A retração é o processo de redução de volume na massa de concreto. Tecnicamente, esse movimento ocorre devido à saída de água, caracterizando diferentes tipos de retrações. Fatores químicos, autógenos e térmicos também podem influenciar essa diminuição de volume, trazendo problemas.

Quais são os principais tipos de retração?

Segundo os estudos de engenharia, a retração do concreto pode ser dividida conforme abaixo.

Retração plástica

A água é eliminada pela exsudação (“suor do concreto”) pouco antes do início do endurecimento. Sendo o tipo de retração mais popular, ele pode acontecer devido a fatores como:

  • exposição do material a ventos fortes;
  • exposição ao calor excessivo;
  • baixa umidade relativa do ar.

Retração química

A água é eliminada na etapa de hidratação do concreto devido à diferença de volume entre a água, o cimento e as substâncias que resultam desse endurecimento. O que diminui o volume do concreto são as formações de substâncias que apresentam volume reduzido quando comparadas ao cimento e à água. Entre elas estão o hidróxido de cálcio e o silicato de cálcio hidratado.

Retração hidráulica

Na retração hidráulica ou por secagem, a diminuição do volume é provocada por conta da perda de água do material já em estado sólido. Erros na dosagem do concreto podem ocasionar essa perda, assim como a cura não controlada do concreto nos primeiros dias, pode ocasionar esse tipo de retração.

Retração térmica

No processo de endurecimento do concreto, há um aumento do seu volume antes de sua redução na fase de resfriamento. A retração térmica (ou retração exotérmica) ocorre devido à liberação de calor durante esse processo. O que acontece, basicamente, é uma reação química proveniente da transmissão de calor de dentro do corpo da peça para o meio ambiente.

Como prevenir o problema?

Se você está se perguntando quais as consequências da retração do concreto, saiba que, em casos mais extremos, toda a estrutura da obra poderá estar comprometida de uma única vez. Quando o concreto se retrai, fissuras podem aparecer por toda a parte, apresentando perigo.

Para resolver esse problema, o primeiro passo é realizar o processo de cura do concreto de forma perfeita. Ele pode ser feito por aspersão de água, com o uso de produtos químicos e mantas. O objetivo é sempre o mesmo: manter o concreto úmido durante o tempo necessário. Mesmo dias após a concretagem, é importante que o material se mantenha sempre hidratado. A cura pode inibir as fissuras por retração plástica e a cura por muitos dias, por isso, esteja atento.

O uso de aditivos é uma das maneiras mais eficientes na redução de danos, já que soluções químicas (como o Blok Cure) podem oferecer mais resistência e melhor acabamento do concreto ao mesmo tempo.

Gostou de saber mais sobre os efeitos da retração do concreto e como se prevenir? Então assine nossa newsletter agora mesmo e não perca mais nossos artigos!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.