Como Impermeabilizar Varanda?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
8/6/2020
Atualizado em
20/4/2021
Como Impermeabilizar Varanda?

A varanda é um espaço de destaque da casa ou apartamento, proporcionando contato com o ar livre que transmite uma sensação aconchegante e de conforto. É um diferencial para qualquer construção.

Por estar exposta ao tempo, a varanda recebe influência direta do sol e da chuva, necessitando de cuidados para preservar sua estrutura da ação do intemperismo, que com o passar dos anos causa transtornos e prejuízos.

O trabalho preventivo é essencial para evitar problemas futuros, mas você sabe como impermeabilizar varanda?

Se tem dúvidas, este post vai ajudar! Confira informações relevantes para conservar sua residência ou empresa dos contratempos da umidade!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Qual a importância da impermeabilização da varanda?

Mesmo com uma área pequena, a varanda merece atenção e cuidados para evitar efeitos nocivos da exposição ao tempo.

Geralmente, esses problemas acontecem de forma lenta e imperceptível, embora não significa que devem ser desconsiderados.

Em contato com uma superfície permeável, a água causa infiltração e danifica a estrutura. Esses danos comprometem e levam ao desgaste, rupturas e a exposição do concreto, oferecendo riscos para toda edificação, inclusive para a segurança das pessoas.

Por isso, o trabalho de impermeabilizar a varanda é extremamente importante para proteger a construção, evitando que os problemas gerados pela ação da água e do sol causem transtornos e riscos às questões estruturais e arquitetônicas.

Como é o processo de impermeabilização de varanda?

Para ter sucesso e eficiência na impermeabilização da varanda é indispensável contar com produtos de qualidade e suporte técnico qualificado, para indicar a solução de acordo com as particularidades da sua residência ou prédio.

De modo geral, impermeabilizar a varanda é uma tarefa simples, mas que exige seguir rigorosamente o procedimento para ter sucesso e garantir que a estrutura esteja realmente protegida. Para ajudar, veja um passo a passo prático!

Prepare a superfície

Preparar a superfície é o primeiro passo para impermeabilizar a varanda. Remova o revestimento atual, sim, será preciso remover, não adianta tentar aplicar um produto por cima do piso. Assim será mais fácil corrigir imperfeições e possíveis pontos que podem comprometer a camada de impermeabilizante. Após o processo, tudo será assentado novamente.

Aplique o produto impermeabilizante

Após identificar o produto correto para sua situação e providenciar as ferramentas necessárias, aplique o impermeabilizante e espalhe em finas camadas, sempre de acordo com as indicações do fabricante do produto. Para o bom acabamento, tenha atenção em relação aos cantos e juntas e aguarde secar completamente para passar uma nova camada.

Faça teste para comprovar a eficiência do procedimento

Assim que a camada impermeabilizante estiver totalmente seca e feito o acabamento, é fundamental fazer o teste para certificar que o procedimento foi bem-sucedido.

Para tanto, coloque água na varanda e avalie o comportamento. Não se esqueça de projetar sistemas de drenagem para ter ainda mais durabilidade no sistema.

O tipo de uso e ocupação da varanda é relevante para determinar qual o produto impermeabilizante mais indicado para a situação, que ofereça resistência para suportar as condições diárias alinhado à eficiência e durabilidade.

Assim como as lajes, varandas são espaços de grande movimentação e, devido a esse fator, o melhor é utilizar impermeabilizantes flexíveis, pois apresentam características para ter maior aproveitamento no combate à umidade em áreas expostas e com variações dimensionais devido ao gradiente de temperatura.

Além da facilidade na aplicação, dispensando o calor e a proteção mecânica, são altamente resistentes a pressões positivas por sua alta flexibilidade, tudo para ter a tranquilidade de usar o espaço sem se preocupar em danificar a impermeabilização.

Agir preventivamente é o melhor para evitar prejuízos e contratempos. Agora que você já viu como impermeabilizar varanda, não perca tempo e garanta que o patrimônio esteja protegido das ações naturais.

Curtiu o artigo? Acesse agora mesmo nosso site e conheça o Blok ST, que é a resina impermeabilizante para argamassa flexível estruturada ideal para impermeabilizar varandas com toda qualidade e eficiência!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.