Como Impermeabilizar Parede Interna com Umidade

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
6/6/2020
Atualizado em
18/1/2024
Como Impermeabilizar Parede Interna com Umidade

A umidade nas paredes é um problema muito mais grave do que a princípio aparenta, pois pode trazer danos não somente à estrutura do edifício, mas também à saúde das pessoas.

Uma vez detectada a manifestação patológica, é preciso ser solucionada de imediato. Mas você sabe como impermeabilizar parede interna com umidade?

Quando fungos, bolor, mofo e organismos vivos já estão presentes na parede molhada, é sinal que o problema está crítico.

Por mais que pareçam inofensivos, esses sinais podem provocar problemas respiratórios e alergias, afetando o bem-estar dos moradores.

A maioria das causas desse problema está ligada às infiltrações externas, falhas de impermeabilização de baldrame ou vazamentos internos, como canos rompidos ou furados.

Se as providências forem tomadas rapidamente, dependendo do nível da absorção da água, o quadro poderá ser facilmente revertido.

Quer entender melhor? Continue acompanhando este conteúdo.

impermeabilizante pressao negativa
Blok STP
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada para Pressão Negativa
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Impermeabilização por Pressão Positiva e Negativa

Antes de falarmos propriamente sobre como impermeabilizar parede interna com umidade, é muito importante que você entenda a diferença entre pressão positiva e negativa da água, para poder escolher o impermeabilizante correto.

Fizemos outra matéria em que explicamos com muitos detalhes o conceito de impermeabilização por pressão positiva e negativa, mas aqui irei explicar de forma resumida para que você.

Pressão positiva é quando a água exerce pressão sobre a impermeabilização contra uma superfície, como acontece em piscinas e caixas d'água.

Pressão negativa da água, é quando ela penetra por dentro da estrutura e exerce uma força por trás do impermeabilizante, no sentido de empurrá-lo para fora da superfície e causar seu desplacamento.

Esses dois conceitos são extremamente valiosos na hora escolher o impermeabilizante correto para cada fase da obra, inclusive quando estamos falando sobre impermeabilizar uma parede interna com umidade.

Para esse tipo de manifestação patológica, seja ela causada por uma falha de impermeabilização de baldrame ou infiltração na fachada, quando a água está dentro da estrutura e aparece na parede interna, ela está exercendo uma pressão negativa contra o revestimento, por isso o surgimento de bolhas na pintura da parede em que apresenta infiltração.

Sabendo dessas informações, podemos seguir com a explicação sobre como corrigir problemas de infiltração em parede interna, já que o impermeabilizante a ser escolhido terá que ser específico para pressão negativa da água.

Quais soluções o mercado oferece?

Quem procura saber como impermeabilizar parede interna com umidade precisa olhar com atenção para as opções do mercado.

Existem diversos impermeabilizantes para parede capazes de ativar uma proteção contra o aparecimento de fungos, umidade e mofos, bloqueando até mesmo o surgimento das famosas manchas ocasionadas pelas chuvas.

Logo abaixo, mostraremos como trabalhar com diferentes tipos de paredes, para além das internas, bloqueando as áreas úmidas de modo eficiente.

Parede interna

As paredes internas são verdadeiras vítimas da umidade, principalmente aquelas que ficam mais perto das áreas externas.

Quem utilizar qualquer tipo de revestimento poderá encontrar mais dificuldades de ajustes de efeito, já que estamos falando de um ambiente interno. Ainda assim, é preciso saber o que usar.

Aqui, podemos separar em dois grupos, paredes que ainda serão construídas e não possuem o problema, e paredes que já estão com a manifestação ocorrendo.

Para paredes que ainda não foram levantadas, vale o cuidado durante a construção dela, impermeabilizando o baldrame da forma correta, utilizando materiais específicos para essa aplicação e uma mão de obra especializada.

Em paredes que já possuem o problema instalado, é preciso verificar em qual região ela estão manifestada. Caso seja no rodapé, muito provavelmente, houve uma falha de impermeabilização no baldrame, se for no meio ou no topo da parede pode ser uma infiltração que está vindo da fachada ou mesmo de uma laje ou telhado.

Ambas as situações necessitam de impermeabilizantes específicos para pressões negativas da água, que irão suportar a força da água e não irão soltar da superfície.

Reboco externo

Para impermeabilizar o reboco externo é preciso eliminar todo tipo de resíduo de poeira ou sujeira da superfície em que o produto será aplicado.

Na hora de escolher o que aplicar, é importante utilizar impermeabilizantes que suportem eventuais fissuras ou trincas da parede.

Entre as demãos, aguarde cerca de seis horas. Depois do tempo certo, aplique a tinta acrílica ou látex. Respeitando o tempo, você terá que aguardar cerca de cinco dias no total.

Parede de tijolo aparente, bloco de concreto aparente ou concreto aparente

Sabemos que as áreas externas estão propensas às mudanças climáticas, como chuva, raios de sol e umidade.

Nesse tipo de superfície é importante sempre protege-la com materiais que resistam essas intempéries, como os silicones hidrofugantes, sem mudar a cor ou o brilho da superfície.

Importante também revisar juntas de dilatação e vedações de janelas. Quando necessário, substituir ou aplicar selantes específicos para esses locais.

Muros

Paredes e muros de arrimo não são iguais aos muros de divisa ou de fechamento. Os muros de divisa são comuns em diversas regiões brasileiras e um potencial problema.

Isso porque eles podem canalizar infiltrações devido à terra e umidade, além de oferecer o perigo de colapso, caso sejam construídos sem planejamento.

Como impermeabilizar parede interna com umidade de forma correta?

Apesar de citar as opções práticas do mercado para resolver as dificuldades com infiltrações em paredes internas, é importante saber em detalhes o que fazer para controlar os danos causados pela umidade.

Continue acompanhando para saber dicas de reparação da superfície afetada e impermeabilização.

Avalie o local afetado

Verifique se o local afetado da parede é na parte de baixo, meio ou no topo da parede.

Caso seja na parte de cima ou do meio, verifique a impermeabilização da fachada, para ver se há infiltrações vindo do lado de fora ou problemas de infiltração na laje ou telhado.

Se o problema de umidade estiver na parte de baixo da parede, separei os passos seguintes para você seguir e resolver de uma vez por todas esse problema.

Remova o revestimento

Não existe outra forma, pelo menos definitiva, além de remover o revestimento atual, chegando até a alvenaria, regularizando ela e aplicando um impermeabilizante de pressão negativa, para então voltar a colocar o revestimento.

Dessa forma, a água ficará aprisionada dentro da estrutura, sem prejudicar o revestimento ou criar manchas e bolores novamente.

Se tiver dúvidas de como executar esse processo, entre em contato com a Blok, que podemos orientar com mais detalhes, para que você faça da forma correta.

Lembre-se, busque sempre por auxílio de profissionais com experiência na área.

Aplique impermeabilizante

Como já vimos acima, os impermeabilizantes são as melhores soluções para esse tipo de processo.

Depois de tudo preparado, aplique o produto de acordo com o tipo da parede, optando sempre por materiais com qualidade certificada.

Aplique o produto sobre a superfície e respeite o tempo de secagem. Aplique uma nova demão, sempre acompanhando as instruções da embalagem.

Cumprida essa etapa, é hora de aplicar o revestimento, finalizando e dando o acabamento. A aplicação do revestimento visa deixar a parede lisa e nivelada para que a tinta tenha um bom acabamento, oferecendo um visual agradável.

Para além do impermeabilizante de paredes, a Blok oferece outros produtos para garantir maior proteção contra a umidade, como os impermeabilizantes acrílicos. Para impedir a infiltração, esse tipo de impermeabilização funciona como uma resina estruturada para garantir máxima qualidade de eficiência.

Para paredes sujeitas a pressão negativa, o Blok STP oferece a melhor performance. Já quem busca cuidar da possibilidade de infiltração nas fachadas, o ideal é o BlokSeal CC.

Aproveite para conhecer a linha de impermeabilizantes acrílicos da Blok e ficar por dentro da utilidade e nível de performance de cada produto específico.

Bônus e cuidados com a construção

O que irei passar aqui para você, é apenas um cuidado e atenção com a sua construção nos próximos anos.

Toda impermeabilização por pressão negativa acaba solucionando um problema e escondendo outro.

Digo isso pois, o impermeabilizante irá segurar a água dentro das estruturas e, ao longo dos anos, ela irá começar a danificar toda a estrutura por trás da impermeabilização.

Por isso é muito importante que de tempos em tempos seja avaliada a estrutura da construção para que não haja riscos para os moradores e que possam ser feitas intervenções preventivas.

Sempre que possível, siga as boas práticas de construção e de impermeabilização, para que a impermeabilização por pressão negativa seja feita apenas em locais onde não há outra forma, ao invés de acabar sendo utilizada de forma corretiva no decorrer da construção.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.