Tijolinho Aparente: Como Fazer Manutenção e Conservação

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves

Guia Completo sobre Tijolinhos Aparentes

Os tijolinhos aparentes nunca estiveram tão na moda no mundo da decoração como hoje em dia. Eles estão por toda parte; tanto em empreendimentos comerciais como em residências, dando aos ambientes um aspecto rústico e aconchegante.

Também estão sendo muito procurados por serem versáteis e poderem harmonizar com diversos estilos de interiores! Mas, para mantê-los sempre bonitos, alguns cuidados são necessários e hoje estamos aqui para apresentar o guia completo para a conservação desse revestimento, que é tendência no mundo inteiro!

Você sabia que o revestimento com tijolos aparentes, embora seja uma opção muito atraente, exige manutenções periódicas para preservar sua qualidade e beleza ao longo do tempo?

Podem parecer muito resistentes, mas por conta da sua porosidade, os tijolinhos aparentes possuem grande capacidade de absorver umidade, o que pode causar o surgimento de manchas e até musgos, comprometendo a estética do ambiente!

A escolha dos tijolos aparentes como revestimento além de dar um ar contemporâneo e rústico na composição dos ambientes, oferece algumas vantagens como durabilidade, custo baixo, versatilidade, conforto térmico e isolamento acústico.

Mas, como já dissemos, esse tipo de decoração necessita manutenções constantes, principalmente por conta da ação da água e umidade. Portanto, não se esqueça de ficar atento quanto à impermeabilização no acabamento dos tijolos aparentes, que é importantíssima para retardar o desgaste do material. Vamos dar mais dicas adiante, continue lendo essa matéria que preparamos para você!

Com certeza, você quer aproveitar ao máximo o conforto e aconchego que os tijolinhos aparentes proporcionam, não é mesmo? Portanto, aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber para cuidar do seu revestimento com tijolos aparentes da melhor forma possível para mantê-lo bem conservado e bonito! Vamos entender mais sobre isso?

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Tipos de Revestimentos com Tijolos Aparentes

Você já deve ter visto revestimentos com tijolos aparentes dos mais variados tipos, certo? Isso por conta da imensa variedade de tijolos, tanto de cor como de formas. Eles podem variar de vermelhos-escuros a tons de palha, assim como existem tijolos mais chatos ou mais largos, por exemplo, fatores que alteram a estética final do revestimento. Mas, além disso, os conhecidos também por tijolinhos brick, podem diferir devido a outras variáveis, como as formas de assentamento, rejuntamento e acabamento. Vamos explicar. Venha conosco!

Tipos de Assentamento

Há diversas maneiras para assentar os tijolos aparentes e, tratando-se de revestimento, elas mudam a aparência final da parede. A forma mais utilizada é a “amarração”, quando os tijolos são assentados de modo que as juntas fiquem desencontradas. Mas, ainda existe a “junta a prumo”, quando as juntas são alinhadas verticalmente. O importante é saber que as inúmeras formas de assentamentos determinam o acabamento final. Por isso, fique atento como assentar para saber o resultado que terá na sua parede!

Tipos de Rejuntamento para Tijolinhos Aparentes

Os tipos de juntas, assim como os de assentamento, são elementos de consideração estética, já que as formas diferentes de rejunte resultam em acabamentos diversos. São elas:

  • Junta Cheia: preenchimento completo de argamassa entre um tijolinho e outro, deixando toda a parede num mesmo nível.
  • Junta Frisada: argamassa não preenche completamente os espaços entre os tijolos, deixando a parede com diferentes níveis.
  • Junta Seca: argamassa é aplicada em outra superfície na parte de trás, dando a impressão que os tijolos estão apenas encaixados e sem rejuntes.

Tipos de Acabamentos de Tijolinhos Aparentes

Os acabamentos podem ser dos mais variados tipos, o que dá versatilidade ao uso dos tijolos aparentes nos revestimentos. Eles podem ser dos tipos:

  • Tradicional: mantém o estilo natural dos tijolinhos aparentes;
  • Patinado: dá a impressão de uma camada leve de tinta que não cobriu totalmente a superfície;
  • Tijolo de Demolição: dá um aspecto mais rústico ainda por serem tijolos encontrados em fábricas antigas ou em demolições de casas;
  • Tijolo Pintado: mais contemporâneo, os tijolos são pintados de diversas cores para só manter o formato das peças.

Agora que já temos uma noção básica sobre os tijolos aparentes e como eles criam inúmeras possibilidades de acabamentos, vamos entender quais os cuidados que exigem esse tipo de revestimento tão querido pelo mundo decorativo. Você também vai ficar sabendo um dos problemas que pode aparecer nos tijolinhos aparentes e como solucioná-lo. Vamos, lá?

Etapas para a Conservação do Tijolinho Aparente

Como você já sabe, para manter seu revestimento com tijolinho aparente sempre bonito e bem cuidado, são necessárias manutenções constantes que vamos explicar cada etapa, a seguir.

Limpeza

Antes de mais nada, é imprescindível manter os tijolinhos aparentes sempre muito bem limpos, para evitar o desgaste causado pela sujeira, manchas e mofo. Para limpezas nas áreas externas, o ideal é lavar com água e sabão com lavadoras de alta pressão, mas tomando cuidado para não agredir o revestimento. Já nas áreas internas, recomenda-se a utilização de panos umedecidos com água para remover manchas ou sujeiras soltas. Também podem ser utilizados aspiradores e escovas para auxiliar na limpeza dos tijolos.

Ressaltamos que deve-se tomar muito cuidado com a utilização de produtos químicos que podem ajudar na limpeza, mas, ao mesmo tempo, podem ser prejudiciais para os tijolos. Por exemplo, podem agredir rejuntamentos e até mesmo interferir no processo de hidrofugação do revestimento. Portanto, o indicado é sempre utilizar água, que geralmente é suficiente para a remoção dos resíduos e, se fizer uso de sabão, é importante certificar que a superfície foi bem enxaguada.

As limpezas periódicas também ajudam prevenir a ação de fungos, impedindo que os mofos se estabeleçam nos tijolos e, portanto, evitando que as peças precisem ser substituídas ou que tenham que passar por um processo mais trabalhoso de limpeza. Assim, as limpezas constantes têm papel de minimizar a incidência dos fungos ou  diminuir sua extensão.

Hidrofugação

A melhor saída para uma boa conservação dos tijolos aparente, sem dúvida, é a impermeabilização do revestimento. Tão importante quanto a limpeza, a superfície deve ser impermeabilizada para evitar o acúmulo de sujeiras e proteger contra a umidade e ação da água.

Por serem muito porosos e estarem expostos, os tijolos precisam de impermeabilização para evitar infiltrações, que podem ser muito prejudiciais para a estrutura como um todo. Mas, como saber qual produto utilizar para proteger sua parede? Vamos explicar: existem produtos que vão desde vernizes, resinas acrílicas até silicones hidrofugantes, porém o mais utilizado é o silicone, pois não altera o aspecto natural do tijolo, não forma um filme selador (deixando-o respirar) e oferece excelente durabilidade. Já as resinas alteram a cor dos tijolos e podem descascar. Portanto, a preferência é o silicone hidrofugante, que é o mais recomendado e utilizado pela construção civil.    

Então, que tal conhecer BlokSeal CC, o  silicone hidrofugante perfeito para proteger seu revestimento de tijolos aparentes? BlokSeal CC é ideal para tornar a superfície de tijolo aparente impermeável, evitando infiltrações, manchas e limo. Também protege e preserva a estrutura interna sem alterar a cor e brilho dos tijolos, evitando o escurecimento da superfície, o aparecimento de eflorescências e impede o acúmulo de sujeiras. São muitos ganhos ao utilizá-lo, não são?  

Mas, lembre-se: antes de aplicar o silicone para proteger os tijolinhos aparentes, eles precisam estar bem limpos para aumentar a sua durabilidade, ok? Então, antes de pensar em impermeabilizar, certifique que a superfície está limpa e pronta para receber o produto!

Bônus: Manchas brancas em tijolos aparentes: o que são? Como tratar?

Sabe aquelas manchas brancas, com aspecto escorrido, que aparecem em alguns revestimentos, inclusive nos tijolinhos aparentes? Elas são depósitos cristalinos de cor esbranquiçada, que surgem na superfície do revestimento através de reações químicas, comprometendo a estética dos tijolinhos e são as chamadas eflorescências, uma patologia muito comum na construção civil.

Esses depósitos são formados quando os sais solúveis são transportados pela água utilizada na construção ou até vinda por infiltração que, em contato com o ar, solidifica-se e formam-se os depósitos esbranquiçados.
Se você está com alguma parede com eflorescências, é necessário remover as manchas, tratar com Blok Eflohard e, hidrofugar os tijolinhos, para evitar o contato com a água ou umidade e, assim, proteger o revestimento do surgimento dessa patologia que deteriora a estética do ambiente.
__________________________________________________________________
Depois de ler esse material, você não terá mais dúvidas sobre como conservar sua parede de tijolinhos aparentes, certo? Então, procure realizar sempre limpezas periódicas e manter a impermeabilização em dia.

Deu para perceber como a utilização de um silicone hidrofugante é essencial para deixar o revestimento de tijolo aparente muito bem cuidado, pois além de proteger contra a umidade, evita o acúmulo de sujeiras e impede o surgimento de patologias! Por isso, conheça BlokSeal CC, o melhor silicone hidrofugante do mercado e conte com a Blok para qualquer desafio!

Quer ver todos os artigos do blog?
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

Se você é profissional e trabalha diretamente com manutenção predial, certamente já ouviu falar nos benefícios gerados pelo uso de silicones hidrofugantes de alto desempenho aplicados sobre fachadas como forma de prevenir e reduzir custos com manutenção.

baixe grátis