Conheça Tudo Sobre Rejunte Impermeável

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
7/9/2020
Atualizado em
18/1/2024
Conheça Tudo Sobre Rejunte Impermeável

Infiltrações podem gerar sérios problemas, inclusive comprometer a integridade física da construção. O rejunte impermeável protege e veda frestas, evitando a penetração de água, além de proporcionar um resultado estético mais agradável.

O rejunte impermeável é uma argamassa aplicada entre placas de revestimento, como azulejos, cerâmicas e porcelanatos. Esse material é importante para proteger a estrutura e diminuir as chances da proliferação de mofo e fungos, evitando transtornos e prejuízos.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este post e descubra os tipos mais comuns de rejuntes impermeabilizantes e onde utilizá-los. Boa leitura!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Tipos de rejuntes impermeáveis

Existem três tipos de rejuntes: cimentício, acrílico e epóxi. Para decidir pelo ideal, é preciso analisar as necessidades e funcionalidades dos ambientes, além do tipo de acabamento desejado. Veja os rejuntes impermeáveis mais usados na construção civil.

Cimentício

O rejunte cimentício é um produto flexível e à base de cimento, polímeros, areia fina, pigmentos e aditivos. Esse material é mais indicado para ser aplicado em cômodos, como salas, corredores e quartos.

Em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros, esse tipo de produto precisará de manutenção mais frequente. Os rejuntes cimentícios também são utilizados nas fachadas das edificações e costumam ser a opção mais barata. Por ser um material áspero, oferece acabamento rústico.

Acrílico

O rejunte acrílico é feito de resina acrílica, cimento, polímero, componentes minerais e aditivos, conferindo alto desempenho. É resistente contra a formação de fungos, possui textura fina e acabamento liso. Esse produto é muito prático de ser aplicado e tem alto potencial impermeabilizante.

Com efeito liso, esse tipo de rejunte é recomendado para mármores, cerâmicas, granitos e porcelanatos. Sua versatilidade permite que seja utilizado em áreas internas e externas, como banheiros, lavanderias, garagens e cozinhas.

Epóxi

O rejunte do tipo epóxi também é impermeável e composto por resina epóxi e catalisadores, que deixam a massa bem resistente. Esse material oferece acabamento mais sofisticado e tem custo um pouco mais alto que os demais. Possui alta resistência e acabamento extraliso.

Esse produto é especialmente recomendando para revestir pisos de piscinas e saunas, mas também pode ser aplicado em áreas internas e externas, como pisos e paredes. O rejunte epóxi tem ação bactericida e evita proliferação de fungos e bactérias, além de ser de fácil limpeza.

Vale ressaltar que o rejuntamento epóxi possui baixa resistência aos raios UV. Por isso, se a aplicação for em local de alta incidência de raio solares, esse tipo de rejunte pode se degradar com facilidade, gerando manutenções constantes.

Vantagens em aplicar o rejunte na construção

O rejunte, além de ser impermeável, é resistente a manchas, não permite que a sujeira grude na superfície e evita a formação de fungos e bactérias, deixando o ambiente esteticamente mais bonito e agradável. Além disso, esse produto diminui as chances de danos à edificação, protegendo a estrutura e garantindo mais durabilidade e segurança para a obra.

Como aplicar o rejunte

Antes da aplicação, é importante que o local seja limpo e esteja completamente seco. Cada produto deve ser preparado de acordo com as instruções do fabricante e aplicado em até duas horas e meia. Para evitar o atrito das peças com a superfície, o rejunte pode ser colocado com espátula ou desempenadeira de borracha.

O ideal é esperar o produto secar, cerca de 40 minutos, para que seja retirado o excesso com uma esponja úmida e macia, finalizando com um pano seco e limpo. É importante lembrar que o rejunte não substitui a correta impermeabilização da superfície antes do assentamento do piso ou do revestimento.

Portanto, o rejunte impermeável é fundamental para garantir durabilidade e resistência aos revestimentos da sua residência, além de deixar os ambientes mais agradáveis e bonitos.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e informe seus amigos sobre a importância da utilização de rejunte impermeável na construção!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.