Impermeabilizante para Banheiro: Saiba Quais Produtos Utilizar

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
26/7/2020
Atualizado em
18/1/2024
Impermeabilizante para Banheiro: Saiba Quais Produtos Utilizar

Culturalmente em nosso país, o brasileiro tem como costume, na hora da limpeza de banheiros, fazer uso de água em abundância. Apesar de ser importante para a higiene, essa simples prática pode colocar em risco o revestimento do local, caso não tenha sido aplicado um impermeabilizante para banheiro da forma correta.

Os impermeabilizante, independetemente dos que foram utilizados, são fundamentais para evitar que a umidade gere problemas futuros como infiltração, estufamentos e até mesmo comprometimento de andares inferiores ou de outros cômodos. Algumas normas, como NBR 15.575, 9574 e 9575 visam estabelecer o cumprimento dos projetos de impermeabilização em edificações e também a execução correta da impermeabilização.

Mas, afinal, como podemos proteger esse espaço de uma área úmida com as camadas de proteção impermeabilizantes e garantir que não surjam problemas que podem vir a se tornar graves futuramente? Neste artigo, vamos apresentar as melhores formas de fazer essa impermeabilização. Confira!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Entenda a importância do impermeabilizante para banheiro

Inicialmente, podemos achar que se trata apenas de uma questão estética, afinal, ninguém quer ver manchas, bolhas ou mofos em seu banheiro, certo? Entretanto, o cuidado com esses tipos de problemas vai muito além disso.

Esses incômodos são gerados por infiltrações ou outros vazamos que conseguiram atingir a estrutura interna no momento de limpeza e até mesmo no vapor do chuveiro que, futuramente, será condensado, tornando-se líquido.

Com o tempo, além de diminuir a vida útil da infraestrutura do seu banheiro, alguns dos problemas podem colocar a saúde dos usuários do banheiro em risco, uma vez que mofos, por exemplo, são acúmulos de bactérias causadoras de doenças respiratórias. Dessa maneira, é sempre recomendável a realização da impermeabilização da parede, teto e pisos do local.

Geralmente, o box é o único local do banheiro em que é lembrado de se aplicar impermeabilizantes. Isso está correto, já que diariamente o local será exposto à água e variações de temperaturas.

Mas não podemos esquecer que não somente o box é uma área úmida. Toda a área do banheiro precisa do mesmo cuidado, já que a limpeza do local pode ser um dos fatores de infiltração e comprometimento de todo o local.

Conheça os tipos de impermeabilizante para banheiro

Conforme as normas brasileiras vigentes sobre projetos de impermeabilização, existem hoje no mercado alguns produtos distintos que podem fazer a proteção necessária do seu banheiro.

Entre elas está a resina para argamassa polimérica, que permite eliminar os impactos da exposição frequente à água. Um dos casos mais comuns da sua utilização é quando no banheiro existem mais de dois planos, como o local de banho e a parte externa, onde está localizado o vaso sanitário, pia e porta de entrada.

Outro caso que requer a resina para argamassa é a divisão entre parede e piso. Isso porque o encontro entre as duas estruturas causa uma força tensora entre as superfícies, causando fissuras no encontro delas. Dessa forma, é preciso ter muito cuidados quando for realizar a impermeabilização do seu banheiro.

A preparação de ambas as superfícies, confome a NBR 7200, é imprescindível para obter-se um resultado efetivo e que não causará retrabalhos posteriores na construção. No encontro entre superfícies verticais e horizontais é recomendado que seja feito um arredondamento em todos os cantos para que essa transição seja menos abrupta e que o impermeabilizante consiga acompanhar as movimentações de cada uma das superfícies.

Como entendemos, o investimento em impermeabilizante para banheiro é muito mais que um simples cuidado estético. Ele permite proteger a estrutura da sua residência e a qualidade de vida da sua família. O Blok ST é um dos melhores produtos do mercado, uma resina altamente recomendado para vedar e eliminar vazamentos em locais como esse, além de piscinas, lajes, caixa d'água, reservatórios, entre outros locais.

Gostou do conteúdo? Então entre em contato conosco agora mesmo para conhecer nossas soluções!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.