Impermeabilizante para Banheiro: Saiba Quais Produtos Utilizar
.jpg)
Culturalmente em nosso país, o brasileiro tem como costume, na hora da limpeza de banheiros, fazer uso de água em abundância. Apesar de ser importante para a higiene, essa simples prática pode colocar em risco o revestimento do local, caso não tenha sido aplicado um impermeabilizante para banheiro da forma correta.
Os impermeabilizante, independetemente dos que foram utilizados, são fundamentais para evitar que a umidade gere problemas futuros como infiltração, estufamentos e até mesmo comprometimento de andares inferiores ou de outros cômodos. Algumas normas, como NBR 15.575, 9574 e 9575 visam estabelecer o cumprimento dos projetos de impermeabilização em edificações e também a execução correta da impermeabilização.
Mas, afinal, como podemos proteger esse espaço de uma área úmida com as camadas de proteção impermeabilizantes e garantir que não surjam problemas que podem vir a se tornar graves futuramente? Neste artigo, vamos apresentar as melhores formas de fazer essa impermeabilização. Confira!
Inicialmente, podemos achar que se trata apenas de uma questão estética, afinal, ninguém quer ver manchas, bolhas ou mofos em seu banheiro, certo? Entretanto, o cuidado com esses tipos de problemas vai muito além disso.
Esses incômodos são gerados por infiltrações ou outros vazamos que conseguiram atingir a estrutura interna no momento de limpeza e até mesmo no vapor do chuveiro que, futuramente, será condensado, tornando-se líquido.
Com o tempo, além de diminuir a vida útil da infraestrutura do seu banheiro, alguns dos problemas podem colocar a saúde dos usuários do banheiro em risco, uma vez que mofos, por exemplo, são acúmulos de bactérias causadoras de doenças respiratórias. Dessa maneira, é sempre recomendável a realização da impermeabilização da parede, teto e pisos do local.
Geralmente, o box é o único local do banheiro em que é lembrado de se aplicar impermeabilizantes. Isso está correto, já que diariamente o local será exposto à água e variações de temperaturas.
Mas não podemos esquecer que não somente o box é uma área úmida. Toda a área do banheiro precisa do mesmo cuidado, já que a limpeza do local pode ser um dos fatores de infiltração e comprometimento de todo o local.