A Importância da Impermeabilização do Box de Banheiro

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
8/7/2020
Atualizado em
20/4/2021
A Importância da Impermeabilização do Box de Banheiro

O banheiro é um lugar especial na casa de qualquer pessoa. Hoje vou ensinar como a impermeabilização do box de banheiro pode ser feita com qualidade e de forma segura.

Como o banheiro está exposto a água e umidade, constantemente aparecem vazamentos e infiltrações. Por esse motivo, é importante impermeabilizar toda a área do banheiro, não apenas o box.

O procedimento de impermeabilização deve ser executado por um profissional qualificado, seguindo um projeto específico e detalhado para obter melhores resultados.

É necessário ficar atento a pontos críticos, como ralos e quinas. A Norma NBR 9575 indica as recomendações relativas aos projetos de impermeabilização. Além do piso, as paredes desse cômodo também devem ser impermeabilizadas.

Quer saber mais sobre a impermeabilização do box do seu banheiro? Acompanhe este artigo até o fim e descubra como realizar o processo e quais os produtos mais indicados. Boa leitura!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Entenda como realizar a impermeabilização do box de banheiro

Infiltração, além de deixar o ambiente feio esteticamente, pode causar problemas à saúde humana. Argamassas poliméricas são uns dos produtos mais indicados para impermeabilização de pisos e paredes de boxes. Para vedar a área do piso e dos ralos, deve ser usado um produto flexível, como uma argamassa polimérica flexível.

Para as paredes, as argamassas poliméricas rígidas ou semi-flexíveis são as mais adequadas, se caso houver o assentamento de revestimento cerâmico por cima do impermeabilizante, que é o que aconte na maioria dos casos.

É muito comum encontrarmos obras que utilizam impermeabilizantes flexíveis em paredes e que foi assentado o revestimento cerâmico. O grande problema de uma situação como essa, é de o impermeabilizante não suportar a carga exercida pelo revestimento cerâmico e vir a desplacar da parede, levando o revestimento com ele.

A aplicação dever ser feita com o local limpo e seco, livre de qualquer resíduo. O impermeabilizante deve ser aplicado de forma linear e em toda a extensão do box. Quando esta camada estiver seca, cerca de seis horas depois, deve haver a segunda demão no sentido oposto e a terceira demão, após outras seis horas.

Mas isso pode ter variação de acordo com o material e com o fabricante, então sempre consulte a ficha técnica do produto e solicite as orientações do fabricante.

Uma dica importante para evitar a umidade é não fazer furos nas paredes, principalmente, dentro do box. Buracos podem ser a porta de entrada para infiltrações. Uma opção é a instalação de nichos de alvenaria que, além do estilo único, podem receber impermeabilização no vão que ficará aberto.

Saiba os benefícios da impermeabilização do box de banheiro

Além de prolongar a vida útil dos revestimentos e da construção como um todo, a impermeabilização de box de banheiro protege o local da proliferação de mofo, bactérias e fungos prejudiciais à saúde humana.

Além disso, infiltrações e vazamentos podem causar sérios problemas estruturais no imóvel. A impermeabilização de box de banheiro, feita de maneira correta, evita muita dor de cabeça e altos gastos no futuro.

É importante ficar atento às reformas. O uso de ferramentas para retirar peças e colocar outras no lugar pode danificar a impermeabilização existente.

Ademais, é importante ter cuidado com a instalação das portas dos boxes. Furos em locais errados podem comprometer a impermeabilização e causar danos no imóvel.


Utilize produtos de qualidade

Esteja atento aos rejuntes que podem facilitar a passagem de água. Dê preferência a impermeabilizantes que impedem a infiltração da água na parede e que suportarão o peso do revestimento. A utilização de materiais e insumos de qualidade é fundamental para durabilidade do serviço de impermeabilização do box de banheiro. O Blok ST é uma resina impermeabilizante para argamassa polimérica, ideal para áreas molhadas como esta.

Portanto, a impermeabilização do box do banheiro evita proliferação de mofo e fungos, e previne infiltrações e vazamentos. Além disso, oferece mais durabilidade e maior vida útil à estrutura. Fique atento também ao uso de produtos de qualidade que fazem muita diferença no resultado da sua obra.

Gostou do post? Siga a Blok nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.