Você Sabe Como Funciona a Impermeabilização de Pisos Industriais?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
2/9/2020
Atualizado em
20/4/2021
Você Sabe Como Funciona a Impermeabilização de Pisos Industriais?

Os revestimentos de pisos utilizados em indústrias devem ser escolhidos para suportar o peso de máquinas, empilhadeiras e outros veículos grandes, além do alto fluxo de tráfego de pessoas. Para garantir a durabilidade e segurança dos trabalhadores, muitas empresas investem na impermeabilização de pisos industriais.

O sistema de impermeabilização se molda de acordo com as deformações do piso, ou seja, não se incorpora ao concreto, por isso tem maior facilidade de adaptação. Por outro lado, também existe o sistema que se incorpora à estrutura e é muito versátil, podendo ser aplicado em diversos lugares.

Além disso, a impermeabilização de pisos industriais é benéfica para o meio ambiente, porque protege os lençóis freáticos e o solo das substâncias nocivas produzidas pelas empresas. Continue lendo este post e descubra as técnicas mais utilizadas. Acompanhe!

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Técnicas mais utilizadas para impermeabilização de pisos industriais

Algumas técnicas para impermeabilização de pisos estão disponíveis no mercado. Para escolher a melhor é preciso ter atenção às necessidades do projeto. Veja as mais utilizadas!

Hidrofugantes

Os hidrofugantes são aplicados sobre o piso de concreto para torná-la impermeável. Esse produto deve ser aplicado ainda durante as obras, para garantir menores custos. Além disso, não é preciso mão de obra especializada. Esse sistema é considerado rígido e uma ótima solução para pisos de concretos industriais e residenciais, como é o caso do piso atérmico.

O BlokSeal Pisos é um hidrofugante à base de água, ideal para impermeabilização de pisos industriais de concreto. Pode ser aplicado em concreto aparente, revestimentos cimentícios e pisos atérmicos. Uma das suas principais características é a facilidade em repelir a água e a alta resistência à abrasão, além de não alterar a condição natural da superfície.

Aditivos cristalizantes

Os aditivos cristalizantes também são incorporados ao concreto. A formação de cristais insolúveis, que se expandem quando entram em contato com a água, garante o sistema de impermeabilização. Dessa maneira, os desníveis da estrutura são preenchidos e formam uma barreira contra a umidade. Esse produto pode ser aplicado em locais sem movimentação estrutural.

Resina epóxi

Esse composto químico é bastante versátil e pode ser usado de diversas formas, como para colar madeira e até no acabamento superficial. A resina epóxi forma uma camada fina e transparente ou pigmentada, muito resistente e com boa aderência. Esse tipo de material é indicado para locais que exijam frequência maior de limpeza.

Poliureia

A impermeabilização com membrana de poliureia é recomendada para locais muito agressivos. Esse produto tem bons índices de resistência, durabilidade e elasticidade. Porém, a aplicação da poliureia é complexa e exige a contratação de empresas especializadas.

Verniz acrílico

O sistema de impermeabilização em verniz acrílico pode ser usado em locais com baixo tráfego e sem acúmulo de água. Muito fácil de ser aplicada, a emulsão é uma ótima solução para lugares de difícil acesso. O método é indicado para reformas e ambientes sem tráfego de pessoas e maquinários.

Execução do Piso de Concreto

De nada irá adiantar a aplicação de impermeabilizantes sobre o piso de concreto industrial, caso ele tenha sido mal executado e apresente já em sua concepção uma baixa resistência.

Por isso, ressaltamos a importância da execução correta do piso de concreto desde o começo e o uso de técnicas, como a cura química, para garantir que o cimento cure em condições ideais.

Para garantir a durabilidade dos pisos de concreto é importante realizar o processo de cura química. Com a utilização de produtos específicos é possível formar uma película protetora e, evitando que o concreto perca a água em excesso nos primeiros dias de cura. Produtos químicos, conhecidos como endurecedores de superfícies, são usados pelas indústrias para manter a integridade do piso.

Portanto, a impermeabilização de pisos industriais é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores e durabilidade da superfície, além de prevenir gastos excessivos com reformas.

Quer saber mais sobre endurecedores de superfícies? Entre no link e saiba tudo sobre o assunto!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.