Piso Cimentício Atérmico para Piscina

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
4/10/2019
Atualizado em
18/1/2024
Piso Cimentício Atérmico para Piscina

Piso Cimentício Atérmico para Piscina

Quem nunca teve que dar aquela corridinha até a piscina porque o piso estava muito quente? Sabe aqueles dias de verão, com o sol ardendo, que pisar descalço no chão pode até queimar os pés?

Foi para solucionar isso, que os pisos cimentícios atérmicos surgiram e sobre o que vamos falar hoje! Leia nossa matéria para entender tudo sobre esse piso cimentício atérmico para piscina que, além de ter muitas opções para deixar o ambiente bem decorado, proporciona bem estar ao não absorver e transmitir calor para a superfície!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Você sabe que a escolha certa do piso cimentício faz toda a diferença quando falamos em conforto, certo? Por isso, os pisos atérmicos, dentre diversas opções no mercado, são modernos e apresentam uma tecnologia diferenciada: mesmo com o sol incidindo diretamente sobre eles, os pisos cimentícios atérmicos absorvem bem menos calor que os outros revestimentos, proporcionando maior conforto para os ambientes, principalmente em áreas externas e nos entornos de piscinas.

Piso Cimentício Atérmico - Borda

Por serem verśateis, os pisos cimentícios podem ser modificados para se tornarem antiderrapantes e drenantes, além de atérmicos.

Os pisos cimentícios atérmicos são uma ótima opção para o seu lar e sua procura está crescendo cada vez mais para compor diversos tipos de ambientes! Para entender mais sobre eles, continue lendo o material completo sobre esse assunto que preparamos para você!

O que são Pisos Cimentícios Atérmicos?

Acho que já ficou fácil de entender, mas, ainda assim, vamos explicar mais a fundo para que não reste nenhuma dúvida sobre esse tema. Os pisos atérmicos, ou pisos cimentícios atérmicos como também são chamados, caracterizam-se por não reterem calor, mesmo quando expostos diretamente ao sol e ao calor. Assim, é possível andar descalço ou até mesmo deitar na beira da piscina sem se queimar. Uma grande vantagem, não é?

Mas, como um piso cimentício adquire a propriedade de não absorver calor? Os pisos atérmicos são produzidos à base de cimento e outras matérias primas que o tornam duráveis e resistentes, além de conterem materiais específicos, como os componentes refratários, que agem no sentido da não absorção o calor.

Mais que isso, as cores dos pisos têm papel determinante para evitar o aquecimento dos pisos e, portanto, a tecnologia usada nesses revestimentos é desenvolvida com base em diferentes pigmentos de cores claras que fazem com que a absorção de calor seja mínima.

Ao optar pelos pisos atérmicos cimentícios, é comum encontrar três tipos tipos deles no mercado: bordas, grelhas ou pisos. Vamos entender um pouco sobre cada um deles. Venha conosco!

Quais São os Tipos de Pisos Cimentícios Atérmicos?

Basicamente, quando falamos em pisos cimentícios atérmicos, podemos encontrar diferentes formas e funções. Um delas é o piso propriamente dito, que são as placas de concreto feitas para o revestimento da superfície. Os pisos são facilmente encontrados em lojas e fabricantes especializados nessa área e possuem grande variedade de cores e modelos.

Piso Cimentício Atérmico com BlokSeal Pisos

Outro tipo muito procurado quando falamos em pisos para áreas externas, são as bordas de piscina atérmicas, que são utilizadas para proporcionar maior conforto ao andar no entorno das piscinas assim como ao entrar e sair dela. Elas, geralmente, possuem as quinas arredondadas para evitar acidentes e serem mais confortáveis.

Também, é possível encontrar diversos tipos de bordas para aumentar ainda mais a comodidade, como as retas (que acompanham o resto do piso da área da piscina), peito de pombo (possuem inclinação elevada para que a água suja não volte para a piscina e evita o acúmulo de água na beira da piscina) e inclinadas (modelo intermediário com uma inclinação mais suave, mas suficiente para não deixar que a água volte para a piscina). Além dessas, existem outros modelos no mercado, que varia conforme o fabricante. Então, pesquise bem antes de escolher!

As grelhas são outro tipo de piso cimentício atérmico, utilizadas juntamente com as bordas da piscina, instaladas atŕas delas a fim de captar a água que está ao redor da piscina para assim, evitar poças, acidentes e possíveis desgastes do piso por conta do empoçamento da água. Seu uso é facultativo, mas é super recomendado para aumentar a segurança e durabilidade do piso cimentício, certo?

Quais Locais os Pisos Atérmicos Podem ser Utilizados?

Falamos mais sobre o uso de pisos cimentícios atérmicos em áreas com piscinas, mas saiba que não é seu o único destino, muito pelo contrário, por ter alta durabilidade, os pisos cimentícios podem ser utilizados em diversos ambientes, tanto externos como internos. O seu uso em diversos tipos de ambientes é possível devido às suas variações de acabamento, podendo ser instalados em varandas, garagens, salas comerciais, jardins e muitos outros.

Por serem bastante resistentes, podem estar em contato com a água, sol e chuvas. Obviamente, o uso nas áreas externas com piscinas é mais comum por conta da exposição ao sol e a circulação de pessoas descalças.

Quais os Benefícios de Utilizar Pisos Atérmicos?

Como já sabemos, os pisos atérmicos cimentícios são feitos a partir do cimento, contendo outros materiais em sua composição, como diferentes pigmentos, resíduos de minério, vidro, misturas que trazem grandes possibilidades de acabamento, oferecendo inovação e design, sem perder a resistência e durabilidade do concreto.

Mas, que tal saber mais sobre os benefícios dos pisos atérmicos cimentícios? Vamos citar alguns deles, saiba mais:

Durabilidade: por ser base cimento, dura muito tempo, exige pouca manutenção e sua limpeza é simples;

Resistência: suporta grande fluxo de pessoas e uso contínuo;

Versatilidade: podem ser usados em diversas áreas e possuem uma gama ampla de variedades, podendo ser lisos, rústicos, antiderrapantes ou drenantes e ainda podem proporcionar a criação de efeitos de madeira e mármore, além de várias cores, tamanhos e texturas.

Sustentabilidade: processo de fabricação gasta pouca energia e há pouca emissão de gases poluentes, além da possibilidade de usar resíduos de minérios na composição dos pisos.  

Aplicação: são muito fáceis de aplicar, não demandando processos complicados. É feita com argamassa colante no piso e na peça e rejunte para o acabamento.

Visto isso, dá para entender porque os pisos cimentícios atérmicos conquistaram o mercado, não é? As vantagens são muitas e o custo x benefício, geralmente, compensa! Mas, veja como os cuidados são bem simples também! Leia ao próximo tópico para aprender a conservá-los da melhor forma!

Como Conservar os Pisos Atérmicos?

Já pensou se existisse um piso com manutenção simples e duradoura? Pois, saiba que os pisos atérmicos cimentícios cumprem esse papel! Mas, para que faça da forma correta, vamos explicar.

Para manter a beleza e qualidade dos revestimentos cimentícios por muito mais tempo, são necessárias, basicamente, duas etapas: limpeza e impermeabilização dos pisos.

A limpeza rotineira dos pisos cimentícios deve ser feita com detergente neutro específico e água. Sim, só isso é suficiente para uma limpeza completa. Vale ressaltar que deve-se tomar muito cuidado ao utilizar outros produtos, não sendo recomendado o uso de materiais de limpeza com base ácida, cloro, limpadores de pedra e similares, pois eles podem danificar a superfície e afetar o visual e durabilidade do piso, certo? Sempre consulte o fabricante para não errar na escolha.

Quanto à impermeabilização, é a principal etapa da manutenção do piso cimentício para que ele fique protegido contra umidade e infiltrações, que causam manchas e patologias, as quais deterioram o aspecto físico do revestimento. Além disso, a impermeabilização promove o menor acúmulo de sujidades e facilita a limpeza da superfície.

Piso Cimentício Atérmico + BlokSeal Pisos

Portanto, indicamos BlokSeal Pisos, o hidrofugante para pisos porosos mais recomendado do mercado! BlokSeal Pisos é um silicone hidrofugante para pisos que apresenta elevada facilidade em repelir a água e alta resistência à abrasão. Não altera a aspereza natural da superfície e ainda reforça e endurece pisos porosos, reduz custos de limpeza e manutenção e é de fácil aplicação! Não deixe de conhecer e surpreenda-se!

Bônus: Outros Revestimentos Para o Entorno de Piscinas:

Além da opção de usar os pisos atérmicos cimentícios, que explicamos acima, existem muitos outros tipos de pisos que também exercem bem a função atérmica, o que oferece uma gama muito mais vasta de possibilidades no mercado, tanto variedades de cores como de material. É sobre isso que vamos tratar aqui! Separamos aqui alguns dos materiais mais utilizados, sem contar os cimentícios. Vamos, lá?  

Pedras: são as mais utilizadas por serem resistentes, duráveis, antiderrapantes e possuem a capacidade de reter calor, exercendo bem o papel de piso atérmico, sendo uma excelente opção. As mais preferidas são Caxambu, Goiás e São Tomé.

Granito: o granito é um material durável e de fácil limpeza, mas não pode ser polido para não perder sua função antiderrapante. É bem verśatil e traz elegância para o ambiente!

Mármore: o mármore é uma opção elegante que traz sofitiscação e, além de ser um revestimento bem mais caro, é preciso ficar atento às suas especificações, como maior porosidade e menor resistência.

Cerâmicas e Porcelanatos: são também bastante escolhidos por conta da variedade enorme de cores, texturas e tamanhos, mas é preciso certificar suas propriedades térmicas, já que nem todos são atérmicos, podendo aquecer demais.

O uso de madeira nos ambientes externos com piscinas está crescendo ao construir os decks, dando um ar rústico ao mesmo tempo aconchegante. Mas devemos ressaltar que não é um material atérmico, já que absorve muito calor e deteriora-se com muita facilidade, exigindo constantes manutenções e reparos.

___________________________________________________________________

Enfim, agora que você já sabe tudo sobre os pisos atérmicos cimentícios e passou a conhecer outros tipos de pisos que também podem ser utilizados com o mesmo objetivo, o processo de decisão ficará mais fácil! Portanto, não deixe de considerar todos os pontos de cada um deles e utilize BlokSeal Pisos nas manutenções para ter sempre um piso conservado e bonito! A Blok está aqui para qualquer desafio!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.