Conheça os Tipos de Revestimentos Cimentícios Aqui

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
28/10/2020
Atualizado em
20/4/2021
Conheça os Tipos de Revestimentos Cimentícios Aqui

Os revestimentos cimentícios estão em evidência no cenário da construção civil mundial, devido à capacidade de harmonizar resistência, design e sustentabilidade. É um material que se adapta bem a qualquer tipo de projeto.

Esse revestimento oferece soluções criativas tanto para pisos quanto para as paredes de áreas internas ou externas. Proporciona benefícios exclusivos para as obras, além das inúmeras texturas, formatos e ideais para expressar personalidade no acabamento.

Você sabe quais os tipos de revestimentos cimentícios? Conhecer o que o mercado oferece é essencial para decidir o que mais vai combinar com o seu projeto. Para ajudar, confira, neste post, tipos de revestimentos e as vantagens que eles trazem para a obra!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O que são os revestimentos cimentícios?

Os revestimentos cimentícios são placas de tamanhos e formatos distintos, produzidos a partir de concreto e outros compostos, como fibras, aditivos para concreto e minerais como a granitina. São feitos com várias texturas e cores, encaixando-se perfeitamente nos projetos de decoração.

Uma característica interessante dos revestimentos cimentícios é que podem ser fabricados com matéria-prima proveniente da reciclagem de outros materiais da construção civil. Ainda assim, eles mantêm a resistência e a estética, tornando-se um produto sustentável.

Quais as aplicações e usabilidade?

O revestimento cimentício permite o revestimento em paredes e pisos, de áreas internas ou externas de residências, ambientes comerciais e industriais. Devido à variedade de formatos e tipos, oferece inúmeras possibilidades para uso, com fácil instalação e manutenção.

Quais os tipos de revestimentos cimentícios?

Por apresentar versatilidade de aplicações e aparências, os revestimentos cimentícios se tornaram uma forte tendência para a decoração de ambientes. Eles são encontrados com diversas geometrias, trazendo sofisticação e autenticidade.

Conheça alguns tipos de revestimentos cimentícios!

Revestimento 3D

O revestimento 3D apresenta diversas geomtrias, com relevos e formas diferentes. É ideal para decoração interna e áreas de vivência, oferecendo muitas possibilidades para compor ambientes aconchegantes e sofisticados.

Revestimento para fachada

Utilizado nas áreas externas, esse tipo de revestimento cimentício é desenvolvido para proporcionar durabilidade e eficiência. Para preservar a estrutura e manter a aparência impecável, o revestimento para fachada deve ser impermeabilizado, evitando a ação da umidade.

Revestimento para o piso

O revestimento cimentício para piso é o que mais apresenta variedade no mercado. É possível encontrar revestimentos para áreas internas e externas, com texturas e formatos diferentes. Também são encontrados permeáveis e impermeáveis.

Revestimento para sala

A sala é um dos ambientes mais agradáveis de uma residência. Um espaço onde a decoração deve ser criativa e representar a personalidade dos proprietários. Para isso, os revestimentos cimentícios desenvolvidos exclusivamente para as salas são perfeitos para criar uma decoração única.

Revestimento para banheiro

Por ser um revestimento que pode ser impermeabilizado, tornando-se resistente à umidade, permite facilmente uma ótima decoração do banheiro. Harmoniza com as louças e metais utilizados no ambiente.

Revestimento para piscina

O revestimento cimentício pode ser utilizado nas proximidades da piscina de forma estratégica. Como pode ser permeável, facilita a infiltração da água e fornece aderência, requisitos indispensáveis para evitar acidentes.

Quais as vantagens de utilizar revestimentos cimentícios?

Você vai perceber que as vantagens de utilizar o revestimento cimentício vão além dos fatores estéticos. Por ser moderno e desenvolvido com tecnologia, contribui em diversos aspectos do projeto.

Vejas as vantagens de utilizar o revestimento cimentício na sua obra!

Alta durabilidade

Mesmo com o uso diário e possível exposição ao tempo, os revestimentos cimentícios são duráveis e dificilmente vão apresentar danos como trincas e fissuras. É um material que tem um ótimo custo-benefício para qualquer projeto arquitetônico.

Baixa retenção de calor

Como o Brasil é um país tropical, o calor intenso é comum em muitas cidades, sendo natural apresentar temperaturas elevadas. O revestimento cimentício é uma alternativa inteligente, pois não retém o calor e ajuda a ter ambientes mais frescos e arejados.

Praticidade e manutenção

A manutenção prática e fácil é outra vantagem do revestimento cimentício. Ele pode ser renovado com facilidade, independentemente do tipo de uso. Portanto, não apresenta dificuldades para futuras intervenções.

Versatilidade

A versatilidade é um atrativo que chama a atenção de muitas pessoas, pois é possível aplicar em diversos lugares, diferentes tipos de uso e inúmeras possibilidades de decoração. Esses fatores proporcionam maiores oportunidades para os profissionais da arquitetura e mais opções para os clientes.

Fácil instalação

Seja nas paredes, seja nos pisos, o revestimento cimentício é de fácil instalação exigindo apenas materiais básicos e mão de obra especializada em acabamentos. É uma das últimas etapas a serem feitas na construção. Por isso, é preciso ter cuidados para preservar a superfície. Contudo, todo o processo é simples e não requer grandes investimentos.

Baixo impacto ambiental

A crescente preocupação com as questões ambientais elevou a necessidade de desenvolver produtos sem agredir o meio ambiente. Nesse contexto, a sustentabilidade se tornou uma exigência, até mesmo para a competitividade empresarial.

Os revestimentos cimentícios podem ser produzidos utilizando materiais reciclados da construção civil. Assim, é uma produção que não agride o meio ambiente. Pode ser considerado ecologicamente correto, justamente pela forma como é fabricado.

É a opção ideal para pessoas que buscam adotar hábitos sustentáveis e, ainda assim, ter projetos modernos e sofisticados. Um atrativo importante, justamente por contribuir para evitar a poluição.

Considerar os revestimentos cimentícios é fundamental para ter projetos modernos que se ajustam às necessidades dos clientes. Além de ser uma tendência para a decoração de ambientes, combina de forma perfeita durabilidade, resistência e questões estéticas.

No entanto, para ter ainda mais eficiência e preservar a superfície, é essencial garantir uma impermeabilização de qualidade. Principalmente com relação a ambientes com exposição à umidade, pisos com tráfego de pessoas ou veículos.

Dessa forma, além de manter a aparência sempre nova, você evita danos estruturais à peça que podem causar problemas futuros e gastos inevitáveis com manutenções. Portanto, é um fator que deve ter atenção especial de todo profissional da construção civil.

Como você percebeu neste artigo, existem diversos tipos e aplicações para os revestimentos cimentícios. Com certeza, é uma opção interessante para ter projetos autênticos, sofisticados e com design inovador.

Gostou de conhecer mais sobre o revestimento cimentício? Se você deseja saber como preservar as estruturas de concreto da sua obra, acesse o site da Blok agora mesmo conheça a linha BlokSeal!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.