O Que São Aditivos para Concreto?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
9/10/2020
Atualizado em
20/4/2021
O Que São Aditivos para Concreto?

Os aditivos são misturados ao concreto com o objetivo de modificar suas propriedades, melhorando a trabalhabilidade e oferecendo inúmeros benefícios para a construção civil. Quando adicionados ao cimento, areia, brita e água, os aditivos para concreto proporcionam características especiais à mistura, aumentando sua eficiência.

Ao modificar essas propriedades, os aditivos para concreto são capazes de aumentar a qualidade do produto final, valorizando o resultado do serviço. Neste artigo, vamos explicar as características desse produto e seus objetivos. Boa leitura!

superplastificante para concretos, argamassas e grautes
BlokGraute Pro+
Superplastificante para Concretos, Argamassas e Grautes
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Quais são os benefícios dos aditivos para concreto?

Os aditivos para concreto oferecem diversos benefícios para a construção civil. Um concreto aditivado aumenta a durabilidade e a resistência do produto final, amplia suas qualidades, otimiza a produtividade e reduz os custos da obra. Além disso, os aditivos podem aumentar a resistência, reduzir a permeabilidade, a retração e a absorção de água.

Quais os principais tipos de aditivos para concreto?

Existem diferentes tipos de aditivos, com finalidades distintas, que podem ser usados para otimizar o resultado da obra. Por isso, é importante conhecer os detalhes e especificidades da construção para determinar se existe a necessidade de usar o produto e qual o melhor.

Incorporadores de ar

Os aditivos incorporadores de ar são usados para criar uma espécie de bolha de ar imperceptível, uniforme e estável. Esse tipo de produto é bastante utilizado em países muito frios, para melhorar a resistência do concreto durante períodos de geada e, após, no desgelo.

Os incorporadores de ar também melhoram o desempenho acústico e térmico do concreto. Podem ser usados em pisos de câmaras frigoríficas e na produção de misturas fluidas.

Plastificantes ou redutores de ar

Os aditivos plastificantes, ou redutores de ar, são formados por moléculas que tornam o cimento mais maleável. Eles possibilitam que essas misturas sejam preparadas com menor quantidade de água, sem alterar a consistência e a trabalhabilidade do produto. São indicados para melhorar o adensamento e diminuir o uso de cimento, proporcionando mais resistência à obra.

Superplastificantes

Esses aditivos são mais potentes e reduzem ainda mais a quantidade de água que os plastificantes, proporcionando uma redução média de 20% na relação água-cimento. Os superplastificantes facilitam o espalhamento da massa e otimizam a resistência final do concreto. São indicados para a produção de concreto autoadensável ou de alta desempenho.

Modificadores de pega

Esses modificadores podem acelerar ou retardar a pega. São usados para reduzir o tempo de início e término de pega do concreto. Os aceleradores de pega permitem a moldagem da massa em baixas temperaturas, diminuindo o tempo de finalização dos projetos.

Já os retardadores são adequados para condições de clima mais quente, proporcionam flexibilidade no tempo de pega e aumentam a trabalhabilidade. Os modificadores de pega também oferecem mais resistência ao produto final.

Modificador de viscosidade

Esse tipo de aditivo aglutina o concreto, melhora suas propriedades e não deixa acontecer a separação dos materiais que compõem essa massa. Esse aditivo não interfere na plasticidade do concreto e, muito menos, no tempo de pega.

Superplastificantes da Blok e seus benefícios

A Blok possui uma linha completa de superplastificantes para concretos, argamassas e grautes. Os produtos proporcionam mais durabilidade e desempenho ao produto final. Podem ser aplicados em concreto de alto desempenho, em concreto autoadensável e em concreto com alta resistência inicial.

Portanto, os aditivos para concretos são importantes para melhorar a trabalhabilidade, a resistência, a retração e a impermeabilidade da obra. Utilize produtos de qualidade e aumente a qualidade e a vida útil da sua construção.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.