Concreto de Alto Desempenho (CAD)

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
10/7/2020
Atualizado em
18/1/2024
Concreto de Alto Desempenho (CAD)

O concreto é um item indispensável para qualquer obra e, com o passar do tempo e evolução da tecnologia voltada para a construção civil, foram desenvolvidas técnicas para aprimorar a sua composição, proporcionando maior resistência e durabilidade.

Esse avanço foi extremamente importante e necessário para a execução dos projetos, oferecendo opções eficientes para todas as situações, sejam construções especiais, sejam condições específicas que exijam um concreto mais resistente às ações mecânicas e químicas.

Resultado de estudos tecnológicos, o concreto de alto desempenho é um conceito que vem ganhando espaço, devido a suas características únicas. Você sabe o que é e qual as aplicações? Confira, neste post, informações importantes sobre o assunto!

superplastificante para concretos, argamassas e grautes
BlokGraute Pro+
Superplastificante para Concretos, Argamassas e Grautes
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é o concreto de alto desempenho?

O concreto de alto desempenho consiste em uma composição calculada para alcançar maior resistência e alta performance, podendo chegar até 100MPa de compressão, o que permite suportar a pressão e tensão muito superior aos concretos tradicionais.

Por meio da utilização de produtos aditivos e adições especiais na proporção água, cimento e agregados miúdos e graúdos, a capacidade do concreto de resistir à compressão mecânica, deformabilidade e agentes agressivos é significativamente elevada, devido à redução da porosidade e permeabilidade.

Esses fatores tornam as construções ou artefatos que utilizam o concreto de alto desempenho mais fortes, duráveis e menos suscetíveis a ação de cloretos, dióxido de carbono, maresias e sulfatos.

Além de permitir a otimização da obra, objetivo desejado por todos os engenheiros e profissionais da construção civil.

Quais as principais aplicações do Concreto de Alto Desempenho?

As características do concreto de alto desempenho explicam o aumento considerável da sua utilização no Brasil e no mundo, tornando-se rotina em diversos edifícios, artefatos, construções modernas e estruturas submetidas a pressões elevadas.

Apesar de parecer que é um recurso para aplicações específicas, o uso do concreto de alto desempenho é versátil, possibilitando seu uso em inúmeras situações cuja resistência, durabilidade, otimização e distribuição de cargas eficiente são os principais objetivos.

Algumas das principais aplicações são:

  • pavimentos e subsolo de edifícios;
  • piso de indústrias ou áreas expostas a ambientes de alta salinidade;
  • obras emergenciais;
  • estruturas submetidas a tensões e cargas elevadas;
  • estruturas expostas a agentes agressivos;
  • estruturas pré-moldadas;
  • artefatos para revestimentos.

Muitos exemplos de construções marcantes, tanto no Brasil quando no exterior, utilizaram o concreto de alto desempenho nos projetos, como o edifício Petronas Towers e o Museu de Arte de São Paulo e diversas outras famosas edificações.

Quais são os principais materiais utilizados na composição do Concreto de Alto Desempenho?

Obter os resultados esperados do concreto de alto desempenho só é possível utilizando ingredientes específicos, adicionados à proporção de água, cimento e agregados miúdos e graúdos.

Além desses típicos materiais, são usados os seguintes itens.

Cimentos de alta resistência

Para atingir uma resistência significativa, ou seja, próxima ou maior que 100MPa é indispensável utilizar o cimento correto, para compor a mistura e proporcionar ligações perfeitas na microestrutura, evitando variações na proporção dos ingredientes e reduzindo a porosidade.

Sílica ativa

A sílica ativa é outro componente utilizado como adição mineral ao concreto de alto desempenho. Por ser extremamente fina, tem a finalidade de preencher os espaços vazios na microestrutura, aumentando a compactação e durabilidade.

Superplastificantes

Os produtos superplastificantes são desenvolvidos com alta tecnologia sendo considerado uma grande evolução para a construção civil. É um dos principais componentes, devido à capacidade plastificante, redutora de água (fator água cimento) e de adensamento do concreto. Contribui também para evitar retrações, aumentando a resistência às variações da temperatura.

Quais os motivos para utilizar o concreto de alto desempenho?

Os benefícios de utilizar o concreto de alto desempenho vão além de proporcionar elevada resistência estrutural, mas também é uma alternativa econômica para a obra, pois é possível dimensionar estruturas menores sem comprometer a eficiência, diminuindo a área das formas e armaduras.

Além disso, o concreto de alto desempenho apresenta os seguintes atrativos:

  • alta durabilidade;
  • aumento da disponibilidade de áreas úteis no projeto;
  • alta resistência a elementos químicos;
  • baixa porosidade, o que aumenta a impermeabilidade;
  • menor deformação;
  • redução da eflorescência
  • redução elevada da água do concreto;
  • resistência à carbonatação, o que protege o aço da armação;
  • redução do peso estrutural;
  • diminuição do volume de concreto utilizado na obra;
  • redução da utilização de formas.

As vantagens econômicas e técnicas são motivos suficientes para o uso estratégico do concreto nos projetos, ainda mais pelo fato de contribuir para uma obra sustentável.

Entretanto, a aplicação requer uma dosagem precisa e um controle de qualidade rigoroso dos componentes, para garantir a segurança e eficiência.

Por que usar produtos de qualidade é fundamental?

O concreto é a base para estruturas e fundações que mantêm uma edificação de pé. Por esse motivo, merece toda a atenção.

É uma parte do projeto extremamente importante que exige um controle tecnológico e coesão impecáveis.

Nesse contexto, é indispensável contar com produtos de qualidade para ter um concreto de alto desempenho, resistente, durável e que vai proporcionar resultados satisfatórios, além de todas as vantagens técnicas para a sua obra.

A segurança e a qualidade são primordiais para a construção civil, e o fato é que utilizar produtos inadequados ou de baixa qualidade pode comprometer a estabilidade das estruturas ao longo do tempo, colocando tudo em risco.

Investir em produtos reconhecidos e eficientes é o ideal para evitar essa situação, e a qualidade deve ser o principal direcionador da aquisição dos componentes para o concreto de alto desempenho, em especial pela grande responsabilidade econômica e profissional envolvida.

Com o objetivo de suprir a necessidade de ter um concreto de alta performance na construção civil, a Blok desenvolveu o BlokGraute Pro+, que é um aditivo superplastificante de altíssimo desempenho, indicado para fornecer eficiência e contribuir para ter resultados expressivos na obra.

As características químicas do BlokGraute Pro+ fornecem condições para aprimorar o concreto de alto desempenho e garantir melhor adensamento. Isso aumenta a resistência e durabilidade, contribuindo para reduzir fissuras, retrações e fornecer um acabamento perfeito.

São benefícios imprescindíveis para o sucesso da obra e para proporcionar toda a tranquilidade de saber que você vai utilizar um produto reconhecido pela qualidade e eficiência.

Como percebeu, o concreto de alto desempenho é uma alternativa viável para ter estruturas resistentes ao tempo e a qualquer ação química e mecânica. É uma forma de otimizar as construções e executar um projeto consistente.

Se você curtiu o post e deseja se manter atualizado, por dentro de assuntos relevantes sobre a construção civil, leia o artigo sobre aditivo superplastificante e veja mais informações importantes que vão contribuir para aprimorar seus conhecimentos e sua performance profissional!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.