Tipos de Cimento Portland CP: Não Erre Na Escolha!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
30/12/2019
Atualizado em
18/1/2024
Tipos de Cimento Portland CP: Não Erre Na Escolha!

Tipos de Cimento Portland CP: Não Erre Na Escolha!

Você já parou para pensar que a escolha do cimento Portland (CP) influencia todo o processo de execução e finalização de uma obra? Pode parecer muito simples, mas hoje você vai descobrir que escolher o tipo de cimento Portland certo pode fazer toda a diferença! Quer entender melhor do que estamos falando? Continue lendo para conhecer mais sobre esse assunto e garantir os melhores resultados!

Todos nós sabemos que o cimento é o material mais comum e fundamental para a construção civil, isto é, sem ele não conseguimos nem pensar em fazer uma obra ou reformar uma casa, certo? Mas, nem sempre a escolha do cimento é feita de maneira correta, por conta de tantos tipos de cimentos que encontramos no mercado. No Brasil, existem diversos tipos de cimentos disponíveis, que, devido às suas características e propriedades diferentes, são destinados a aplicações específicas e é aí que surgem as dúvidas de como fazer a escolha certa! Quer saber como nunca mais errar? Vamos te contar hoje!

impermeabilizante e plastificante para reboco
BlokMassa ST
Impermeabilizante e Plastificante para Reboco
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é Cimento?

O cimento é um dos protagonistas dentro da construção civil, pois é utilizado em quase todas as etapas  de uma obra e, por isso, saber sobre ele é fundamental para qualquer profissional da área. Então, a primeira pergunta que você deve saber responder, afinal, é: o que é cimento?

Podemos definir cimento como um aglomerante ativo e hidráulico, pois, ao adicionar água, inicia-se uma reação química, que transforma o cimento em uma massa que cristaliza, endurece e fornece alta resistência mecânica à compressão com o tempo. O principal componente do cimento é o clínquer, uma mistura de calcário, argila e minério de ferro. Mas, existem outros compostos que podem fazer parte do cimento e dão a ele características específicas. Fique tranquilo que vamos explicar mais pra frente!

Embora existam diversos tipos de cimento, o mais comum e utilizado nas obras é o cimento Portland, por conta de suas características que proporcionam grandes vantagens para a construção civil. E é disso que vamos falar no próximo tópico!

O que é Cimento Portland (CP)?

Sem dúvidas, o cimento Portland é o mais utilizado em obras da construção civil e o preferido entre os profissionais. Isso porque apresenta excelentes características de resistência, durabilidade e  trabalhabilidade, além de ser um produto muito versátil, podendo ser utilizado em diversas aplicações.  

Foi patenteado por Joseph Aspdin em 1824 e que, devido a sua alta solidez, foi comparado às rochas da ilha britânica de Portland, dando nome ao produto. Por isso, é chamado de CP (cimento Portland).

O cimento Portland é um material pulverulento, isto é, se apresenta em estado de pó fino, constituído de silicatos e aluminatos de cálcio. Esses componentes, ao serem misturados com a água, hidratam-se e produzem o endurecimento da massa, oferecendo elevada resistência mecânica. Mesmo quando submetido à nova ação da água, não se decompõe.

CIMENTO PORTLAND LIMITES DE COMPOSIÇÃO
NBR 16697 - TABELA 2 - Limites de composição do cimento Portland (porcentagem em massa)

Quais São Os Tipos de Cimento Portland?

Agora é a hora de descobrir, finalmente, como escolher o cimento certo para sua obra! Fique atento, pois saber qual é o melhor cimento para você vai, com certeza, influenciar a execução e resultado da sua obra! Então, vamos lá!

CIMENTO PORTLAND SIGLA E CLASSE
NBR 16697 - TABELA 1 - Designação normalizada, siglas e classe do cimento Portland

Existem onze tipos de cimento Portland e, embora todos sejam indicados para uso geral na construção civil, eles possuem diferenças entre si que podem fazer a diferença. Então, vamos conhecer cada um deles?

Cimento Portland comum (ou CP I)

É o cimento mais básico disponível no mercado e é indicado para obras que não requerem propriedades especiais do cimento. Possui somente o gesso como aditivo, que faz o papel de retardador de pega, aumentando o tempo de aplicação. Apresenta alto custo e baixa resistência.

Cimento Portland comum com adição (ou CP I-S)

Possui a mesma composição que o CP I, mas com uma pequena adição de material pozolânico, o que garante menor permeabilidade ao material.

Cimento Portland com adição de escória de alto-forno (ou CP II-E)

Este cimento possui uma composição intermediária entre os dois anteriores, pois contém adição de escória granulada de alto-forno e é recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento. Ele também possui calor de hidratação menor, liberando menos calor quando em contato com a água.

Cimento Portland com adição de material pozolânico (ou CP II-Z)

Apresenta adição de pozolana, proporcionando menor permeabilidade ao cimento. Portanto, seu uso é indicado para obras subterrâneas ou que fiquem em constante contato com água.

Cimento Portland com adição de material carbonático - fíler (ou CP II-F)

Possui adição de material carbonático em sua composição e é mais resistente e versátil. É indicado para aplicações gerais, como concreto simples, armado, pré-moldado ou obras que exijam grande resistência do cimento. Seu uso não é muito indicado para meios agressivos.

Cimento Portland de alto-forno (ou CP-III)

Possui adição de alto teor de escória, podendo chegar até 70% em massa. Isso garante alta durabilidade, baixo calor de hidratação, alta resistência à expansão e resistência a sulfatos. É indicado para obras convencionais ou projetos que apresentem grande agressividade ao cimento como barragens, fundações de máquinas, pistas de aeroporto, indústrias.

Cimento Portland pozolânico (CP-IV)

Possui material pozolânico em sua composição, o que confere alta resistência à compressão ao material e durabilidade. É indicado para obras em que estejam submetidas a grandes variações de temperatura ou expostas à ação de água corrente, por ser pouco poroso.

Cimento Portland de alta resistência inicial (CP V)

É um cimento básico, sem aditivos, mas é produzido por um processo de dosagem e fabricação do clínquer de forma distinta, com maiores quantidades de calcário e argila. Assim, possui alta resistência inicial, isto é, torna-se duro e resistente em muito menos tempo do que outros modelos. É recomendado para fabricação de concreto e pré-moldados.

Cimento Portland resistente a sulfatos (RS)

Possui aditivos que deixam os cimentos resistentes a sulfatos. Presentes em redes de esgotos, ambientes industriais e em construções em contato com água do mar.

Cimento Portland de baixo calor de hidratação (BC)

Possui propriedade de retardar o desprendimento de calor, evitando o aparecimento de fissuras, aumentando a durabilidade da estrutura e sendo resistente às altas temperaturas.

Cimento Portland branco (CPB)

Sua principal característica é possuir coloração branca, que é atingida pela utilização de matérias-primas com baixo teor de manganês e ferro e uso de caulim no lugar da argila. É mais utilizado como rejunte de peças cerâmicas.

Aditivos para utilização dos cimentos

Pensando em contribuir com a construção civil, a Blok desenvolveu vários aditivos que auxiliam as obras, proporcionando agilidade, melhor trabalhabilidade, alta durabilidade e um resultado final incomparável. Por isso, vamos te apresentar alguns produtos que, quando misturados com o cimento e outros componentes, irão te surpreender com o seu desempenho! Quer saber do que estamos falando? Leia a seguir!

Linha BlokGraute de superplastificantes oferece à peças pré-moldadas maior fluidez, reduzindo a quantidade de água no sistema, melhorando o acabamento e resistência.

BlokMassa é um impermeabilizante para reboco, altamente recomendado para concretos e argamassas de reboco, assentamento e nivelamento. BlokMassa impermeabiliza ao bloquear o sistema capilar, permitindo trocas gasosas entre os materiais. Quer mais? Clique aqui.

Se você precisa mais do que um impermeabilizante, temos o BlokMassa ST, que impermeabiliza, mas também é um plastificante para argamassas.

Já se precisa de um aditivo plastificante para argamassas, te indicamos BlokLiga, que confere ótima plasticidade e facilidade para se trabalhar com as argamassas a base de cimento, dispensando o uso da cal hidratada ou saibro.

Esses são alguns dos produtos fabricados por nós, mas temos muitos outros que também podem te ajudar! Que tal dar uma olhada no nosso site para conhecer? Não se esqueça que a Blok está aqui para qualquer desafio!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.