Piso Atérmico para Piscina: Conheça Suas Vantagens!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
13/10/2020
Atualizado em
18/1/2024
Piso Atérmico para Piscina: Conheça Suas Vantagens!

Em dias com temperaturas muito elevadas, pisar descalço na área externa de uma casa pode causar desconforto e queimar a sola dos pés. Para evitar esse tipo de problema, foram desenvolvidos os pisos atérmicos para piscina. Esse tipo de material não absorve o calor e mantém sempre a mesma temperatura, independentemente da intensidade do sol.

Os pisos atérmicos são muito usados ao redor das piscinas, churrasqueiras e playgrounds, locais externos com alta circulação de pessoas descalças, especialmente nas estações mais quentes do ano. Mas, na hora da escolha, alguns fatores devem ser levados em consideração.

Entenda tudo sobre os pisos atérmicos para piscinas agora!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O que é um piso atérmico?

Esse é um tipo de revestimento à base de cimento e que apresenta composição diferenciada, capaz de diminuir a absorção de água, umidade e calor. O piso atérmico é mais resistente a altas temperaturas e não esquenta mesmo se estiver fazendo um calor intenso.

Sua textura antiderrapante oferece mais aderência ao caminhar, mesmo quando o local estiver molhado. Esse tipo de piso é recomendado para espaços externos, como bordas de piscina e áreas de lazer, de condomínios e casas.

Quais são as vantagens do piso atérmico?

Além de oferecer ótima relação custo-benefício, com sua beleza e elegância, os pisos atérmicos agregam mais valor aos ambientes. Esse modelo de revestimento também valoriza o imóvel no mercado imobiliário. Veja outras vantagens logo abaixo.  

Conforto térmico

Uma das principais vantagens do piso atérmico é, sem dúvida, o fato de não ficar quente mesmo estando em contato direto com o Sol forte. Por meio de muitos estudos de cores e materiais, ele foi desenvolvido para absorver o menor nível de calor possível.

Algumas cores e modelos podem ficar durante todo o dia expostos ao sol, que não mudam a sua temperatura amena. O piso atérmico garante mais conforto para as pessoas caminharem descalças, sem queimar a sola dos pés, nas áreas externas, como próximo à churrasqueira, em torno da piscina ou no playground.

Versatilidade e sofisticação

Muito versáteis, os pisos atérmicos têm várias cores e modelos, podendo ser usados nos mais variados estilos decorativos. Os tons claros são mais indicados para as áreas externas, já que absorvem menos calor, permanecendo sempre com a temperatura agradável.

Mas existe uma variedade de cores, que vão desde os tons de cinza até a elegância do champanhe ou canela. Além disso, tais modelos apresentam acabamento de alto padrão e seu estilo sofisticado permite que ele possa se adequar aos mais diferentes projetos arquitetônicos.

Praticidade e durabilidade

Esse tipo de revestimento proporciona facilidade na instalação, praticidade na manutenção e limpeza. Além disso, os pisos atérmicos têm ótima durabilidade, quando comparados a outros tipos de revestimentos, e não necessitam de trocas frequentes. Como esse tipo de piso tem a capacidade de absorver pouca umidade, diminuem-se as chances do aparecimento de manchas e fungos que possam prejudicar a beleza das peças.

Resistência

Toda área externa pede um tipo de piso mais resistente devido à exposição constante a intempéries. A água das piscinas e jardins, além de bicicletas, skates e outros fatores também podem danificar as peças. Os pisos atérmicos são as melhores alternativas para esses ambientes, pois são muito resistentes e podem ter contato frequente com água e tráfego mais pesado, sem estragar.

Sustentabilidade

Os pisos atérmicos são considerados as alternativas mais sustentáveis do momento. Para produzi-los, não é preciso usar insumos extraídos do meio ambiente, sendo uma ótima opção para os projetos verdes, que visam à preservação da natureza.

Eles são feitos à base de concreto pré-moldado, utilizando o método de secagem natural, sem precisar de estufas ou fornos. Além disso, a água que sobra na sua produção é tratada e reutilizada, e não descartada como na geração dos demais pisos convencionais.

Antiderrapante

Uma das principais características do piso atérmico é o fato de ser antiderrapante. Dessa forma, é possível evitar deslizamentos e acidentes, conferindo mais segurança para você e sua família.

Como manter o piso atérmico limpo?

A conservação e limpeza do piso atérmico favorece a sua durabilidade e resistência. Para a limpeza, é recomendado usar detergente específico para cimento ou qualquer outro detergente neutro ou detergente alcalino, específico para peças de concreto. Também é possível lavar a jato, porém em modo suave. A indicação é que a limpeza seja feita quinzenalmente e não é recomendado produtos de base ácido, já que podem danificar as peças.

Além disso, a impermeabilização auxilia na conservação e limpeza do piso atérmico, sem formar película e alterar as propriedades naturais do piso. Ela também protege o revestimento de possíveis manchas e evita o acúmulo de poeira ou resíduos, facilitando a manutenção. O BlokSeal Pisos é o impermeabilizante ideal de pisos atérmicos para piscinas, que protege as peças do impacto constante de água e também do acúmulo de sujeira.

Após ser aplicado sobre o piso, esse produto cria uma camada invisível, que protege a superfície e evita a infiltração da água. O BlokSeal Pisos diminui as chances de acúmulo de sujeira e umidade, reduzindo consideravelmente os custos com manutenção. Além disso, esse impermeabilizante aumenta a segurança dos pisos atérmicos, já que expele e escoa a água com mais facilidade.

Para que serve o piso atérmico para piscina?

Os modelos de pisos atérmicos foram desenvolvidos especialmente para serem usado nas áreas de lazer de condomínios e casas. Como quase não absorve calor, ele permite que as pessoas possam caminhar descalças, sem machucar os pés, ao redor de piscinas, nos ambientes de churrasqueiras e playgrounds. Dessa forma, esse revestimento torna esses locais mais agradáveis e refrescantes.

A textura visual desse material proporciona mais beleza e sofisticação para jardins e quintais. Os pisos atérmicos estão cada vez mais presentes nos projetos e podem ser usados tanto nos ambientes externos, como calçamento, quanto nos locais internos, para o revestimento arquitetônico.

A versatilidade do produto permite que seja adaptado conforme a demanda e característica de cada projeto. Além disso, a maneira sustentável de como esse produto é produzido chama a atenção daquelas pessoas que se preocupam em preservar o meio ambiente.

Portanto, o piso atérmico para piscina é uma tendência de decoração e praticidade. Isso porque esse tipo de revestimento cria ambientes mais sofisticados, modernos e seguros, podendo se adequar aos mais diferentes estilos decorativos. Com sua simplicidade e minimalismo, essas peças têm a capacidade de transformar qualquer espaço da sua casa.

Gostou do post? Siga a Blok no Facebook, Instagram e YouTube e fique por dentro de todas as novidades sobre impermeabilizantes!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.