Projeto de Impermeabilização: Saiba Tudo Antes de Iniciar Sua Obra!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
12/2/2020
Atualizado em
18/1/2024
Projeto de Impermeabilização: Saiba Tudo Antes de Iniciar Sua Obra!

O projeto de impermeabilização é uma das etapas mais importantes de uma obra. As normas técnicas brasileiras exigem que ele seja feito em todos os projetos arquitetônicos de uso coletivo ou privado. Com isso, pode-se garantir a segurança e o conforto dos usuários.

Como as regras não são muito simples, preparei este post especialmente para que você não tenha nenhum problema durante a execução do serviço. Acompanhe!

emulsão asfáltica elastomérica impermeabilizante
BlokTume Flex AC
Tinta Asfáltica Impermeabilizante Elastomérica Base Água
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Qual é a importância de um projeto de impermeabilização?

A impermeabilização é um dos momentos mais importantes de uma obra. Ela é responsável por mitigar ou eliminar os riscos relacionados a um dos principais agentes de deterioração das estruturas de uma construção: a umidade. Com essa ação, você protege a unidade da passagem e do acúmulo indesejado de líquidos — e, em alguns casos, de vapores.

Essas substâncias estão presentes no dia a dia de qualquer edifício, nos mais diversos ambientes, como:

  • a chuva sobre o telhado, nas paredes e sobre os pisos exteriores;
  • água em ambientes molhados como banheiros;
  • locais com água em constante pressão como, piscinas e reservatórios;
  • os vapores liberados durante o banho e o cozimento de alimentos;
  • a limpeza de superfícies;


Diante do mapeamento de todos esses pontos, é preciso fazer um bom projeto de impermeabilização. Ele vai garantir que a melhor estratégia seja utilizada em cada local, trazendo uma maior proteção, um excelente custo-benefício e uma durabilidade única.

Conforto

Esse é o objetivo principal de qualquer projeto de edificação, pois a umidade traz insalubridade para os ambientes. Um ar mais úmido compromete o conforto térmico, visto que as partículas de água absorvem caloria do ambiente para passarem para o estado de vapor. Então, por mais que você tenha investido em isolamento termoacústico, sem a impermeabilização, sua eficiência é reduzida.

Além disso, quando a umidade atinge as paredes e demais estruturas da construção, rapidamente surgem o mofo e os ácaros. Grande parte das pessoas apresentam algum nível de alergia a eles. Em casos mais graves, elas podem até desenvolver uma crise asmática. Portanto, impermeabilizar é uma questão de qualidade de vida.

Custo-benefício

Quando não há um projeto de impermeabilização, tudo é feito de forma improvisada. Isso tem um custo muito alto para a obra. Afinal, podem ser necessárias várias refações, pois um determinado sistema ou tipo não é compatível com aquela superfície.

Por exemplo, você pode acabar utilizando a impermeabilização rígida em uma superfície que apresenta grande dilatação ou movimentação. Assim, rapidamente, podem aparecer fissuras que não estarão protegidas contra a ação da umidade.

Além disso, você pode acabar superdimensionando a quantidade de determinado impermeabilizante, causando grande desperdício. Fazer um projeto significa analisar cada estrutura, levantar seus requisitos e planejar cada detalhe desde a compra até a aplicação. Isso traz resultados muito melhores.

A arquiteta Elka Porciúncula, no Fórum da Construção, explica os efeitos da ausência de um projeto:

Se estudarmos o custo de uma boa impermeabilização, veremos que varia entre 1% a 3% do custo total da obra. Se os serviços forem executados apenas depois de constatar problemas com infiltrações na edificação já pronta, o custo com a impermeabilização ultrapassa em muito esse percentual. Isso porque refazer o processo de impermeabilização pode gerar um acréscimo de 10% a 15% do valor do serviço.

O que as normas reguladoras dizem sobre os projetos de impermeabilização?

Outro grande benefício de um projeto de impermeabilização é garantir que todas as normas regulamentadoras (NBR) sejam obedecidas. Vamos explicar as principais regras, a seguir!

NBR 9575

Essa norma tem como objetivo apresentar os requisitos mínimos de um projeto de impermeabilização na construção civil, a fim de gerar salubridade, segurança e conforto nos usuários. Ela estabelece que esse documento deverá ser realizado por um profissional legalmente habilitado e deve ser constituído por duas etapas: "o projeto básico" e o "projeto executivo".

No primeiro, devem constar todas as informações gráficas e descritivas das soluções de impermeabilização que serão empregadas na obra, como:

  • definição das áreas a serem impermeabilizadas, assim como o equacionamento das interferências que podem ocorrer entre os componentes e elementos construtivos;
  • definição dos sistemas de impermeabilização;
  • estudo de desempenho;
  • planilha com um levantamento quantitativo;
  • estimativa de custos.

Portanto, ele deve demonstrar como cada elemento atende às demandas de estanqueidade e durabilidade diante da ação dos fluidos, vapores e umidade, precisando ser feito durante a etapa de coordenação das atividades do projeto da construção.

O executivo deve ser ainda mais descritivo, incluindo, de forma integral e inequívoca, quais serão os sistemas de impermeabilização utilizados. É necessário apresentar detalhes sobre a aplicação em cada estrutura, como:

  • plantas de localização e identificação das impermeabilizações;
  • descrição gráfica dos detalhes específicos e genéricos das soluções adotadas;
  • memorial descritivo de todos os materiais e das camadas de impermeabilização;
  • memorial descritivo dos procedimentos que serão adotados na execução;
  • planilha de quantitativos de materiais e serviços.

Por sua natureza, deve ser feito em concomitância com os demais projetos executivos de uma obra.

NBR 9574

Essa norma estabelece que o executante da impermeabilização somente deve prestar os seus serviços mediante a apresentação dos documentos técnicos da NBR 9575, que devem incluir:

  • um memorial descritivo e justificado;
  • desenhos e detalhes específicos para aquela obra;
  • todas as especificações dos serviços que deverão ser realizados e dos materiais utilizados;
  • uma planilha quantitativa delimitando a quantidade de serviços a serem realizados;
  • indicação da forma de medição em relação aos serviços que serão executados.

O executante ficará responsável por cumprir todas as regras, sendo de sua responsabilidade qualquer falha decorrente da divergência do projeto.

Assim, ter um projeto completo e bem feito é uma garantia de que a sua empresa cumpriu com as exigências legais.

Quais são os tipos de projeto de impermeabilização?

A principal distinção que deve ser feita logo no início do projeto é entre as áreas sujeitas a riscos mecânicos ou não. Assim, pode-se escolher o melhor sistema:

  • Flexível — adequado para regiões expostas à dilatação por variação térmica, vibrações ou forte exposição ao sol. Aqui, o impermeabilizante deve ser aplicado sobre a superfície e geralmente se apresentam na forma de mantas e membranas;
  • Rígido — ideal para as regiões mais estáveis com menor risco de sofrer trincas ou fissuras. Usualmente, é aplicado na argamassa ou no cimento como aditivo

Quais são as melhores dicas para garantir o sucesso do projeto de impermeabilização?

Garantir o sucesso dessa etapa é uma tarefa relativamente simples. Primeiramente, sua empresa deve contratar profissionais ou serviços especializados em impermeabilização. A experiência com projetos é essencial para que não haja erros ou omissões.

Depois disso, é imprescindível contar com um fornecedor de produtos de altíssima qualidade. Afinal, os principais problemas que ocorrem depois da execução da impermeabilização geralmente se devem ao uso de marcas duvidosas ou desconhecidas, assim como falhas na hora de aplicar as substâncias.

Seguindo as minhas recomendações, seu projeto de impermeabilização certamente será muito bem-sucedido. Ao final, você terá uma construção muito confortável e em conformidade com toda a regulamentação sobre o tema. Por isso, contar com produtos de alto desempenho e empresas especializadas é imprescindível.

Quer continuar recebendo os melhores conteúdos sobre impermeabilização na sua timeline? Então, não deixe de curtir a página da Blok no Facebook! Lembre-se, estamos aqui, para qualquer desafio.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.