Revestimento 3D: A Tendência Para 2021

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
29/3/2020
Atualizado em
28/7/2021
Revestimento 3D: A Tendência Para 2021

O revestimento 3D entrou com força nas decorações de diversos tipos de ambientes, proporcionando acabamentos incríveis, versáteis e modernos!

É possível verificar muito modelos feitos com uma diversidade imensa de materiais, desde o tradicional com gesso, como de PVC, cerâmico ou cimentício. Assim, o revestimento 3D oferece opções para todos os gostos, com inúmeras praticidades!

Por ser uma maneira muito moderna e amplamente utilizada para decorar e transformar as paredes, achamos importante trazer esse artigo para que você fique por dentro do que está acontecendo no ramo!

Por isso, elencamos informações importantes que farão você entender tudo sobre os revestimentos 3D. Então, venha conosco para se aprofundar no tema!

hidrofugante para gesso
BlokGesso
Hidrofugante para Gesso
CONHEçA AGORA
Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso
MATERIAL GRATUITO

Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

baixe grátis

O que é revestimento 3D?

O mundo da decoração é bastante diversificado, com as mais variadas opções para realizar o revestimento das paredes, desde os mais simples até os mais elaborados, como é o caso dos revestimento 3D, a primeira opção de muita gente.

Mas, afinal, você sabe no que consiste esse revestimento?

Antes de aprofundar no tema, para que fique bem claro, vamos explicar o que é o revestimento 3D!

Os revestimentos 3D nada mais são que placas que, quando juntas, formam superfícies tridimensionais, conferindo texturas e estilos às paredes. Conforme o gosto do cliente e objetivo, é possível encontrar muitas formatos, com relevos altos ou mais baixos, cores, estampas e materiais diversos. Vemos os revestimentos 3D, na maioria das vezes, em paredes, mas também podem ser utilizados em muros e tetos.

Quais as Vantagens do Revestimento 3D?

Os revestimentos 3D são a febre do momento no mundo decorativo, mas quer saber quais as vantagens que eles oferecem? Geralmente, o que vêm à cabeça, quando falamos em revestimento 3D, é o seu acabamento estético, conferindo elegância e modernidade aos ambientes. Mas, será que é só isso? Com certeza, não! E é sobre isso que vamos falar agora: os benefícios que eles prometem!

  • Acabamento estético: sem dúvidas, essa vantagem está em primeiro lugar por conta, realmente, do efeito moderno, elegante e original que o revestimento 3D dá para os ambientes. Entre deixar as paredes somente com pintura ou usar papel de parede, as pessoas têm preferido o revestimento 3D. E sabe o que é melhor? O mercado oferece placas de diversos tamanhos, formato, cores e tipos de relevo, favorecendo ainda mais um trabalho personalizado e com estilo!
  • Custo-benefício: essa é uma questão bastante atrativa! Dependendo do material que você escolher, é possível valorizar o ambiente, com baixo custo e alta durabilidade. Mas, para isso acontecer, é importante se atentar quanto ao material escolhido em cada ambiente, certo?
  • Fácil instalação e praticidade na manutenção: Não tem nada melhor que deixar a sala bonita e não fazer sujeira, não é? Essa é mais uma vantagem do revestimento 3D: sua instalação é muito simples, pois basta colar as peças na parede! Há peças de alguns materiais que podem ser instaladas por você mesmo! Além disso, para realizar a manutenção, não tem segredos: você só precisa de um pano úmido para manter as peças limpas e bonitas!

Agora que você já sabe sobre as vantagens que os revestimento 3D oferecem, vamos entender mais sobre os tipos mais comuns que encontramos no mercado!

Quais são os tipos de revestimento 3D?

Os revestimentos 3D são práticos, versáteis e oferecem inúmeras vantagens! Além disso, podem ser aplicados em qualquer tipo de ambiente, desde que você se atente ao escolher o material! Cada um deles possui características particulares e que devem ser levadas em consideração na hora da escolha, certo? Para não errar, explicamos, brevemente, sobre os tipos de materiais utilizados como revestimento 3D.

Revestimento 3D Gesso

Os revestimentos 3D de gesso são os mais comuns e muito fáceis de encontrar! Além disso, por ser um material leve, seu transporte é mais simples! O gesso, também, é um material que tende ter um preço inferior, o seu processo de produção é bastante rápido, sendo facilmente encontrado no mercado!

Os revestimentos 3D de gesso são mais indicados para área interna, por não ser resistente à ação da água. Porém, a Blok desenvolveu o BlokGesso, que deixa as peças de gessos resistentes à ação da umidade, possibilitando seu uso em áreas úmidas, como banheiros. Saiba mais sobre ele!

Para aplicar as peças de gesso sobre as paredes, é recomendado o uso do BlokGesso Cola. Para saber mais sobre gesso cola, clique aqui.


Revestimento 3D Cimentício

Os revestimentos 3D cimentício são materiais feitos à base de cimento e, portanto, são mais resistentes e duráveis. A instalação também é bastante simples, basta colar as peças com argamassa colante! Podem ser utilizados tanto em ambientes internos como externos, porém sua produção é mais complexa e a logística pode ser mais difícil por conta do peso do produto, o que podem torná-los mais caros! Ainda assim, é uma opção bem interessante!

Revestimento 3D Cerâmico

Os revestimentos 3D cerâmicos seguem a mesma linha que os cimentícios: podem ser utilizados tanto em áreas internas como externas, são resistentes e duráveis. Além disso, esse tipo de revestimento tem absorção de água próxima a zero e, por isso, requer argamassa especial para assentamento.

É possível encontrar peças das mais variadas cores, tamanhos e texturas, com faixas de preços, geralmente, mais elevadas. Sua instalação é simples, porém há poucos fabricantes no mercado.

Revestimento 3D PVC

Os revestimentos 3D de PVC são mais práticos e fáceis de instalação uma vez que não há necessidade de mão de obra especializada, podendo ser aplicados por você mesmo! São muito comuns e fáceis de encontrar, porém é indicado seu uso apenas em áreas internas, por não ser resistente às intempéries. Mas, seu grande diferencial é seu baixo custo aliado à praticidade na instalação!

Onde pode ser utilizado o revestimento 3D?

Como já dissemos, o revestimento 3D pode ser utilizado em qualquer cômodo, porém é necessário se atentar para qual material irá escolher! Além de levar em consideração o material a ser utilizado no revestimento, você precisa optar por algum que combine com o estilo de decoração do ambiente e também considerar as características de cada ambiente! Vamos dar alguns exemplos!

Revestimento 3D em Fachadas

Os revestimentos 3D em fachadas dão um efeito muito interessante em casas, clínicas ou estabelecimentos comerciais. Mas, por se tratar de área externa, é imprescindível escolher o material certo para que não tenha prejuízos inesperados! Por isso, é importante escolher revestimentos cimentícios ou cerâmicos, uma vez que são mais resistentes às intempéries. As áreas externas, por terem mais espaço, dão mais liberdade para brincar com cores e formatos das peças, proporcionando decorações sofisticadas!

Revestimento 3D em Cozinha

Nas cozinhas, o revestimento 3D mais utilizado é o cerâmico, principalmente o porcelanato, por ser de fácil limpeza e resistência, demorando mais para se deteriorar. O PVC na cozinha não é indicado, por ser um material inflamável. Os revestimentos cerâmicos possuem diversos tipos que, com certeza, podem com a decoração da sua cozinha!

Revestimento 3D em Salas

Nas salas, o revestimento 3D cai muito bem, agregando modernidade e elegância para a decoração do ambiente. É muito utilizado ao ser combinado com uma boa iluminação e  jogo de luzes, dando aconchego às salas, muitas vezes, dispensando móveis ou objetos. Mas recomenda-se a aplicação do revestimento em paredes que não tenham janelas, móveis ou quinas. Podem ser utilizados quaisquer materiais para o revestimento 3D, sendo o gesso o mais indicado!

Revestimento 3D em Dormitórios

Nos dormitórios, os revestimentos também são utilizados para substituir os papéis de paredes ou pintura simples, dando aos quartos um toque diferente e personalizado! Mas, fica a dica: se o espaço for muito pequeno, opte por peças menos volumosas e com cores mais suaves! O gesso é um material bastante indicado para áreas internas, mas todos os outros materiais são apropriados nesse caso!

Revestimento 3D em Banheiros

Nos banheiros, os revestimentos 3D também possuem sua vez! Mas, lembre-se de escolher o material apropriado uma vez que o ambiente apresenta bastante umidade! Revestimentos 3D cerâmicos ou de PVC são indicados nesse caso, por serem mais impermeáveis e fáceis de limpar!

Quais cuidados são necessários antes de escolher o revestimento 3D?

Como já ressaltamos em alguns pontos do artigo, além de escolher a cor, formato e textura do revestimento, você precisa levar em consideração o material a ser utilizado em cada ambiente! Cada cômodo tem suas características particulares, estando alguns expostos às ações de intempéries e outros protegidos. Por isso, fazer a escolha certa do material do revestimento é fundamental para usufruir das várias vantagens que ele oferece!

Como deu pra perceber, o revestimento 3D é uma alternativa excelente para modernizar um ambiente e agregar beleza na decoração! Oferece um acabamento incrível, ótimo custo-benefício, fácil instalação e baixo custo de manutenção! Por isso, vale a pena considerar essa opção ao construir ou reformar um imóvel!

Não deixe de dar uma volta pelo nosso site para descobrir soluções para sua obra! A Blok está sempre à disposição, pronta para qualquer desafio!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.