Como Impermeabilizar Banheiro de Apartamento?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
8/6/2020
Atualizado em
20/4/2021
Como Impermeabilizar Banheiro de Apartamento?

É preciso saber como impermeabilizar banheiro de apartamento de forma correta para evitar maiores transtornos.

Existem vários métodos e produtos para a realização desse procedimento e cada um deve ser usado de acordo com a superfície e o espaço.

Por isso, é necessário, antes de tudo, fazer um projeto de impermeabilização para identificar todas as áreas molhadas da construção.

As infiltrações são os problemas estruturais mais comuns nos apartamentos. Podem danificar as paredes e lajes do próprio imóvel e também imóvel do andar inferior, causando bastante dor de cabeça aos proprietários.

Geralmente, manchas de umidade são sinais de alerta, mas há infiltrações que acontecem de forma oculta nos registros e nas trincas das tubulações. Por isso, a vistoria periódica da impermeabilização é essencial.

Além disso, a aplicação de produtos de qualidade garante vida útil a estrutura e economia, tendo em vista que as manutenções com obra e pintura se tornarão menos frequentes.

Neste artigo, vamos ensinar como fazer uma impermeabilização eficiente em banheiros de apartamentos, dar dicas sobre boas técnicas e sugerir produtos de qualidade. Acompanhe!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Evite infiltrações em banheiros de apartamento

Para evitar infiltrações é importante que o morador e o condomínio façam manutenções e vistorias constantes para identificar possíveis problemas, como quebra ou soltura dos rejuntes. Os imóveis antigos merecem ainda mais atenção.

Um ponto considerado crítico nos banheiros é o box. Neste local, é importante que o rejunte seja do tipo flexível, para que não trinque ou danifique. Além disso, é preciso verificar periodicamente se há gotejamento, manchas de umidade, soltura de rejuntes em torno dos ralos e a instalação do chuveiro.

Entenda como impermeabilizar banheiro de apartamento

Exitem várias maneiras e métodos para impermeabilização das áreas úmidas, conhecidas também como áreas molhadas.

Para esses locais, como cozinhas, varandas, áreas de serviço e, principalmente, os banheiros, a argamassa polimérica é uma solução. Ela evita problemas de infiltração, formação de bolhas e comprometimento de cômodos nos andares inferiores.

Outra opção para impermeabilização do piso do banheiro é a manta asfáltica, que pode ser utilizada para resolver o desnível entre a área seca e o banheiro.

Toda e qualquer aplicação deve ser realizada por um especialista para evitar acidentes.

Dê atenção à impermeabilização do box do banheiro

O box dos banheiros merece atenção especial. As argamassas poliméricas são as mais utilizados para vedar boxes e ralos.

A aplicação começa com a limpeza da superfície, deixando-a livre de qualquer resíduo, de acordo com a NBR 7200. O impermeabilizante deve ser aplicado de acordo com a indicação do fabricante do produto.

Antes da aplicação do impermeabilizante, é preciso regularizar a superfície, com as caídas para os ralos, além de arredondar todos os cantos que fazer ângulo de 90 graus. A questão do arredondamento é muito importante para que não surjam trincas no encontro entre a parede e o piso.

O box do banheiro é uma estrutura que sofrerá movimentação dimensional, devido ao gradiente de temperatura, antes e depois do banho. Por isso, também é importante que seja utilizado um impermeabilizante flexível no local, para que possa acompanhar a movimentação da estrutura.

Os ralos são outros pontos críticos das impermeabilizações dos banheiros, então, o produto deve ser flexível para evitar as rachaduras. A aplicação deve ser feita com duas ou três demãos, dependendo da orientação do fabricante e aguardando o número de horas indicado entre elas.

As paredes dos banheiros também precisam ser impermeabilizadas, afim de evitar infiltração de um comodo para outro do apartamento.

É necessário impermeabilizar banheiro?

Muitos acreditam que apenas o piso e rejuntamento são suficientes para que não haja infiltração nos banheiros, mas isso algo equivocado e sim, banheiro precisa ser impermeabilizado.

O sistema de impermeabilização precisa ser tratado por meio de produtos específicos em cada uma das fases das obras, inclusive nos banheiros.

Pisos e rejuntamentos são apenas revestimentos, que não possuem o papel dos impermeabilizantes.

Então, caso haja algum tipo de vazamento no banheiro do seu apartamento, remova o revestimento e o impermeabilizante anterior, regularize novamente as superfícies, reaplique os impermeabilizantes e coloque novamente os revestimentos.

Qual é o melhor impermeabilizante para banheiro?

A impermeabilização do banheiro pode ser divido em duas áreas, pisos e paredes.

Na área do piso, o recomendado é que seja utilizado impermeabilizante flexível, para que possa acompanhar a movimentação da estrutura, sem a possibilidade haver falhas na impermeabilização.

Nas paredes do banheiro, pode-se utilizar impermeabilizantes rígidos ou semi-flexíveis, principalmente pelo fato desses impermeabilizantes suportarem o peso de revestimentos cerâmicos sobre eles, sem que haja uma falha adesiva entre o substrato e o impermeabilizante.

Tenha cuidado com as normas

Para a realização desse procedimento, é essencial seguir a Norma NBR 9575, que traz exigências e recomendações relativas à seleção de projetos de impermeabilização.

Devem ser atendidos requisitos mínimos de proteção da construção com a passagem de fluidos, bem como os requisitos de salubridade, segurança e conforto do morador.

Além disso, deve-se garantir a estanqueidade dos elementos construtivos, ou seja, a capacidade de evitar o surgimento de umidade das estruturas protegidas.

Saber como impermeabilizar banheiro de apartamento seguindo as normas é essencial para garantir conforto, higiene e saúde dos moradores.

Gostou do artigo? Compatilhe ele através dos botões abaixou ou na lateral esquerda, e conte com a Blok, para qualquer desafio.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.