Quer Saber Tudo Sobre Manta Asfáltica?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
24/2/2020
Atualizado em
20/4/2021
Quer Saber Tudo Sobre Manta Asfáltica?

A manta asfáltica é um dos principais e mais antigos sistemas de impermeabilização do mercado. Isso se deve ao fato de apresentar uma ótima eficiência com um custo relativamente baixo.

Ademais, apresenta um processo de controle de qualidade normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas com a NBR 9952. Assim, você poderá ter certeza de estar adquirindo um produto excelente. Ficou interessado? Acompanhe!

emulsão asfáltica elastomérica impermeabilizante
BlokTume Flex AC
Tinta Asfáltica Impermeabilizante Elastomérica Base Água
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Características das mantas asfálticas

As mantas asfálticas são reguladas pela NBR 9952, que estabelece critérios de qualidade para garantir o sucesso da impermeabilização. Com isso, garantem-se as seguintes vantagens:

  • tem compatibilidade adequada entre os seus componentes, como o asfalto, a armadura e o acabamento. As mantas devem se apresentar como um bloco monolítico sem camadas soltas;
  • mantém a estanqueidade para todos os usos determinados pelo fabricante, mesmo que sujeita a estresse físico;
  • apresentam resistência ao envelhecimento e à ação de micro-organismos e substâncias químicas dissolvidas na água da chuva;
  • apresentam uma espessura uniforme com superfície plana;
  • contam com uma armadura uniforme, que protege toda a estrutura sem causar descolamento ou delaminação;
  • tem resistência à umidade sem alterar o volume após o contato com a água.

Espessura

As mantas asfálticas apresentam diversas espessuras a fim de se adequar a quase todo tipo de projeto de impermeabilização flexível. A NBR 9952 estabelece uma medida mínima de 3mm.

Um dos fatores mais importantes que devem ser levados em consideração é a área de aplicação. Por exemplo, acima de 100 metros quadros, o ideal é utilizar mantas de pelo menos 4mm.

Garantia

A NBR 9952 também exige que todos os fabricantes deem a garantia mínima de 5 anos para as mantas asfálticas. Em todo caso, seguindo as orientações do fornecedor, você pode alcançar uma vida útil de mais 10 anos. A partir desse prazo, é recomendável refazer a impermeabilização.

Como funciona a manta asfáltica?

A manta asfáltica é fabricada a partir da adição de diferentes polímeros, elastômeros e plastificantes ao material asfáltico tradicional. Essa mistura é moldada em uma armadura que pode ser feita com diversas substâncias, como poliéster, as fibras de vidro e o polietileno. Com isso, forma-se uma estrutura molecular capaz de impedir a entrada de água nas estruturas protegidas.

Os aditivos adicionados ao asfalto também trazem outras grandes vantagens, como a proteção contra raios UV, maior resistência ao estresse físico, entre outras. No entanto, demandam que a manta somente possa ser instalada a quente — o que pode ser um problema em alguns projetos.

Em quais casos ela está indicada?

A manta asfáltica é um sistema de impermeabilização flexível, ou seja, é totalmente adaptável às superfícies sujeitas à variação de volume por vibrações ou pela dilatação térmica. Também é capaz de se adaptar e proteger as fissuras.

Por serem altamente resistentes ao estresse mecânico, são muito utilizadas em áreas externas de alta circulação de pessoas e objetos. Também oferecem uma proteção muito grande para superfícies expostas a lâminas d'água. Portanto, são muito úteis em áreas molhadas que necessitam de uma alta potência de impermeabilização, como as lajes expostas os e reservatórios.

Quanto tempo dura e quais as vantagens da impermeabilização com manta asfáltica?

Por exigência legal, elas apresentam uma garantia de 5 anos. No entanto, produtos de bons fornecedores chegam a durar mais de 10 anos em qualquer tipo de superfície. Em áreas pouco expostas ao estresse mecânico e ao sol, pode durar entre 20 e 30 anos.

Em relação a outros tipos de mantas, as asfálticas apresentam as seguintes vantagens:

  • elevada resistência mecânica;
  • alta proteção contra umidade;
  • combate à proliferação de mofo e micro-organismos;
  • manutenção fácil;
  • excelente custo-benefício;
  • adaptável a vários projetos de impermeabilização flexível.

O material é seguro?

O material não apresenta qualquer tipo de metal pesado ou substâncias tóxicas em sua composição. Então, pode ser utilizado em residências, edifícios corporativos, piscinas, áreas de lazer e outros.

Portanto, quando você utiliza a manta asfáltica nos seus projetos de impermeabilização, tem a segurança de estar utilizando um produto de altíssima potência e qualidade. Por essa razão, escolha fornecedores confiáveis e com ampla experiência no mercado.

Quer continuar recebendo as melhores dicas de impermeabilização? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.