Infiltração em Fachadas

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
11/6/2019
Atualizado em
18/1/2024
Infiltração em Fachadas

Infiltração em Fachadas: Guia Completo para Manutenção Predial

Há muito tempo o assunto de infiltração em fachadas – seja para grandes indústrias, prédios ou residências – tem sido tratado como um grande problema para os gestores.

Neste caso, derivamos o termo “gestores” desde um profissional da indústria especializado em manter a manutenção geral da planta, um síndico responsável pelas decisões assertivas de conservação com o melhor custo/benefício para seu imóvel predial, ou até mesmo aos proprietários de residências que primam pela máxima qualidade de sua obra, mantendo-a sempre vistosa e longe dos problemas causados por infiltração nas fachadas.

Neste ponto, acreditamos ser muito importante explicar a diferença entre impermeabilização e hidrofugação de fachadas para que você compreenda o papel de cada uma delas e possa optar pela melhor solução.

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

O que é Impermeabilização?


Segundo o IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), consiste na aplicação de produtos específicos para cada fase da obra e que tem como objetivo principal proteger diversas áreas de um imóvel contra a ação da água, seja ela causada pela umidade que reside no solo, a ação da chuva, lavagem direta de superfícies ou locais que recebem constantemente a abundância de água, como por exemplo, banheiros, cozinha, quintais, piscinas etc.

A impermeabilização deverá sempre ser feita desde o princípio da obra, de acordo com a ABNT NBR 9575 e ABNT NBR 9574.

Lembre-se de que não existe um produto único que solucione todo o problema de infiltração.

É preciso estar muito atento na hora de construir para aplicar corretamente o produto ideal para cada fase da obra, desde o alicerce até o acabamento.


O que é hidrofugação?


É a ação de compostos químicos específicos e de alta performance que repelem a água e umidade, sem alterar a cor ou brilho da superfície aplicada.



Em geral, está diretamente ligado a um cuidado maior com a prevenção e redução dos efeitos causados em locais que recebem diretamente a ação da água.

O uso mais comum da hidrofugação é em fachadas com algum tipo de porosidade, como pinturas, concretos aparente, revestimentos de tijolo à vista, pedras porosas, textura projetada entre outros, o que ocasiona a absorção da água e que, ao longo do tempo pode causar danos internos à estrutura predial, danificando desde a pintura, argamassa, gesso e até mesmo a corrosão da estrutura de ferro.

Além dos benefícios gerados para a conservação da estrutura, outro fator que faz com que milhares de usuários façam uso de hidrofugantes de alta qualidade é o seu efeito estético.

Não menos importante, este quesito é um assunto que vai além do que os olhos podem enxergar.

Com a preservação estética da sua indústria, prédio, comércio ou residência, você tem um ganho substancial na valorização do imóvel.

Afinal, aquilo é o que lhe parece, e quando um imóvel permanece em bom estado de conservação, é inegável que se tenha um ganho de sua aplicação como um valor agregado ao imóvel.

O que devo escolher, impermeabilizante ou hidrofugante?


Impermeabilizantes e hidrofugantes não devem ser tratados como produtos excludentes, ou seja, o uso de um não deverá eliminar o uso do outro.

Podemos destrinchar o uso de cada um nas seguintes situações:

  • Fachadas com reboco e pintura/textura: para fachadas que serão rebocadas com argamassas cimentícias, deverá ser utilizado impermeabilizante na própria argamassa para que haja uma proteção entre a alvenaria e a pintura/textura. A pintura/textura utilizada sobre este reboco também deverão servir como barreira impermeável. É comum utilizar tintas impermeáveis, mesmo antes da tinta de acabamento, para se ter uma camada adicional de proteção. Por último, o uso do hidrofugante sobre a tinta ou textura servirá como uma camada invisível de proteção para ela, contra o acúmulo de sujeira, infiltração de água e conservação da pintura/textura por muito mais tempo.
  • Tijolo aparente: neste caso podem ser utilizado hidrofugante ou impermeabilizante, depende do efeito que deseja ter na fachada. No caso do hidrofugante, você terá a repelência da água sem a mudança da cor ou brilho original do tijolo, mantendo seu aspecto rústico original. Caso opte por ter um tijolo aparente com brilho, podem ser utilizadas resinas acrílicas para tal finalidade.
  • Textura projetada: apesar de conter aditivos impermeabilizantes na própria argamassa, o uso do hidrofugante sobre esse tipo de substrato pode ajudar formando uma camada inicial de barreira contra a infiltração de água e também irá ajudar a conservar a aparência do material por mais tempo, já que o acúmulo de sujeira na superfície é diminuída consideravelmente com a diminuição da infiltração de água no material. Outra vantagem de utilizar o hidrofugante sobre texturas projetadas é do hidrofugante (silano siloxano) permitir trocas gasosas do material, não formando película, como impermeabilizantes formariam.
  • Concreto aparente: acaba sendo o mesmo caso do tijolo aparente, caso opte por uma aparência de brilho, impermeabilizantes, como resinas acrílicas, irão dar o efeito estético desejado. Caso opte por manter a cor e brilho do concreto, o hidrofugante à base de silano siloxano é a melhor opção. Lembrando que este tipo de hidrofugante em qualquer tipo de superfície irá permitir trocas gasosas entre o substrato e o ambiente (superfície respirável).


Mas, como escolher hidrofugante correto para o seu imóvel?


Hoje em dia, existem diversos produtos de qualidade no mercado para parede externa.

Cada um deles com suas características de composição química e forma de aplicação.

Mas, se você procura por um selo de qualidade que o assegure, não deixe de conhecer os produtos Blok.

BlokSeal é um produto desenvolvido em laboratório com a mais alta tecnologia em silicone hidrofugante, capaz de repelir com facilidade os efeitos da água.

Afinal, sua obra merece a máxima proteção em hidrofugação e BlokSeal tem a linha de silicones hidrofugantes ideais para proteger superfícies que recebem o impacto constante de água.

De fácil aplicação, alto rendimento e secagem rápida, BlokSeal e BlokSeal CC são hidrofugantes, à base de silano siloxano, que protegem e preservam a aparência do material e mantém a estética natural da superfície, ou seja, não têm efeito de escurecer ou clarear a superfície, mantendo-a com a sua aparência original.


Onde utilizar hidrofugantes?


De vasto uso, é fortemente recomendado para aplicações em concreto aparente, revestimento de fachadas em textura projetada, tijolo à vista, cerâmica não esmaltada e fachada de pedra porosa.

Como dito anteriormente, caso busque por uma solução em que deseja não alterar a cor ou brilho da superfície, mantendo o aspecto natural do substrato, o silicone hidrofugante à base de silano siloxano é a melhor alternativa.

Veja que o uso desse tipo de produto, além de evitar infiltrações, também irá ajudar a proteger os materiais contra o acúmulo de sujeira e também a conservação a longo prazo.

Desta forma diminuindo custos de manutenção como, lavagem ou repintura da fachada.

Você pode até não ver a camada de proteção da linha BlokSeal, mas vai ser impossível não ver os resultados.

Use BlokSeal em sua construção e não dê chances para a umidade.


Resumindo Todas as Informações


Dito tudo isso, você deve estar se perguntando por onde começar. Então vamos resumir todas as informações para facilitar o seu trabalho.

Primeiramente, não existe apenas um produto para resolver todas as etapas de solução de infiltração em fachadas. Para cada etapa, um produto específico.

Utilizar impermeabilizante, tipo resina acrílica, caso queira que a superfície tenha brilho. Caso queira que a superfície mantenha a mesma cor e brilho original, utilizar o silicone hidrofugante.

O uso do silicone hidrofugante não serve apenas para sanar infiltrações que já existem na fachada, mas também para manter o aspecto da fachada sempre nova, com menos acúmulo de sujeira.

Evitar infiltração em fachadas também irá ajudar na conservação da estrutura da construção, evitando a degradação das argamassas, concretos e ferragens.

Caso a superfície seja revestida com textura projetada mineral, o uso do hidrofugante é imprescindível para evitar infiltração, mas também para manter o material respirável.


Informação Adicional


Outro ponto comum de infiltração em fachadas são as juntas de dilatação e esquadrias das janelas mal vedadas.

Para estas situações, devem ser feitas manutenções periódicas para a substituição dos selantes para impedir com que a água penetre.

Estes selantes podem ser de poliuretano (PU), silicone neutro ou silicone modificado (MS).

Cada um destes produtos deve ser aplicado de acordo com a orientação do fabricante e substituídos de acordo com o tempo indicado em seus manuais técnicos.


Blok oferece as melhores soluções para a sua obra.


Conheça BlokSeal CC, uma versão super concentrada que facilita o transporte e mão de obra de aplicação.

Blok é a linha de impermeabilizantes que coloca sempre à frente a qualidade em cada produto e a eficiência em cada etapa da sua obra.

Do alicerce ao telhado, passando por paredes e fachadas, não importa o desafio. Blok é a garantia que a sua obra merece.

E só quem está há quase 30 anos à frente do tempo sabe que nenhuma obra é igual.

Por isso oferecemos também a versão super concentrada, o BlokSeal CC, que permite o preparo em diluição de água diretamente na obra, promovendo mais praticidade em especial para grandes áreas e locais com altura elevada, facilitando o transporte e manuseio do produto.

Compare, tire suas dúvidas e saiba qual é o produto mais indicado para garantir o melhor custo/benefício para a sua obra.

Afinal, segurança e qualidade são palavras de ordem em qualquer construção.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.