Qual a Diferença Entre Chapisco, Emboço e Reboco?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves

Qual a diferença entre chapisco, emboço e reboco?

Vai fazer uma obra ou reformar sua casa? Você precisa entender todos os passos quando for levantar uma parede para que seu acabamento fique do jeito que planejou! Pensando nisso, preparamos este material que vai te auxiliar se pretende botar a mão na massa, ou até para supervisionar a equipe que ficará encarregada para realizar o serviço!

Logo depois de levantar a parede, precisa ser feito o revestimento da alvenaria. Mas, como fazer para deixá-la pronta para receber o acabamento final? O acabamento pode ser o mais variado possível, como pintura, gesso e cerâmica, mas antes de iniciar o processo de acabamento, as paredes precisam ter passado pelas etapas de revestimento da alvenaria, que devem ser muito bem feitas.

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Por isso, vamos explicar sobre as três principais etapas para o revestimento da parede antes de receber o acabamento final, que são o chapisco, emboço e reboco. É de extrema importância que cada uma dessas partes do revestimento seja feita com dedicação e com materiais adequados, respeitando sempre orientações de profissionais e normas técnicas.

Neste artigo de hoje, você vai saber quais são as etapas e a função de cada uma delas para um excelente resultado, além de entender a diferença entre elas e os aditivos que podem ser utilizados para aumentar ainda mais a produtividade, rendimento e performance durante o trabalho. Mas, se quiser entender, com mais detalhes, sobre Chapisco e Reboco, é só acessar nosso Blog, que lá você encontra as outras matérias que fizemos sobre esses assuntos! Estão bem legais e completas, vale a pena ler também! Vamos começar?

O que é Chapisco?

Depois de levantada a parede, inicia-se o processo de revestimento da alvenaria, isto é, cobrir os tijolos ou blocos para que a superfície fique pronta para receber qualquer tipo de acabamento. E a primeira camada de argamassa que deve ser aplicada é o chapisco, que nada mais é do que uma argamassa mais grossa preparada com cimento, areia, água e aditivos, com a função de criar uma superfície áspera o bastante para proporcionar maior aderência à próxima camada, o emboço.

Por ser a camada que está em contato direto com a alvenaria, colunas e vigas de concreto é importante certificar que a argamassa de chapisco dará a aspereza e porosidade necessária para receber as camadas seguintes de revestimento e acabamento, proporcionando perfeita ancoragem.

Para saber as formas de chapiscar, os tipos de chapisco, o passo a passo de como chapiscar, os cuidados e o que as NBR’s falam sobre isso, leia nossa matéria completa sobre chapisco, que você encontra no nosso Blog ou clicando aqui.  

Aditivo para Chapisco

Preparar a argamassa para o chapisco é muito simples, mas já pensou em utilizar um aditivo para facilitar ainda mais seu trabalho? Pensando nisso, a Blok desenvolveu BlokFix, um produto que age como adesivo para argamassas, pois proporciona excelente adesivagem, além de reduzir fissuras e aumentar a resistência.

Mas, vale a pena usar BlokFix? Sem dúvidas, vale. BlokFix possui baixo custo por metro quadrado, baixo VOC, diminui retração, fissuração e permeabilidade das argamassas, elevada aderência em EPS (Isopor) e redução de respingos durante a aplicação do chapisco, consequentemente, redução do desperdício. Por isso, se utilizar BlokFix durante o preparo da argamassa, verá todos esses benefícios!

O que é Emboço?

Agora que o chapisco já foi feito, é hora de aplicar a próxima camada de argamassa de revestimento, o emboço. Mas, nunca se esqueça de esperar o prazo mínimo determinado pelas Normas Técnicas para dar continuidade na próxima etapa, certo?

Se não respeitado, você poderá ter problemas futuros! O emboço é a etapa intermediária do acabamento, isto é, uma argamassa composta de cimento, areia grossa, água e aditivos que tem como função fazer o nivelamento do chapisco, deixando a superfície mais preenchida para receber, enfim, o reboco.

Em caso de alvenarias muito fora de prumo, grandes espessuras de reboco, serão necessárias, entre as "chapadas" ou "camadas" de emboço, camadas de chapisco aditivado com BlokFix.

Além de nivelar o chapisco para tornar a superfície mais uniforme, o emboço possui propriedades de vedação, regularização e proteção da base contra água e agentes nocivos. Sua espessura, assim como do chapisco, deve seguir as recomendações técnicas.  O emboço é uma camada grossa, com aspereza para proporcionar aderência ao reboco que virá logo em seguida.

Aditivo para emboço

E sabe como você pode melhorar ainda mais o resultado do seu emboço? Utilizando nossos aditivos que são incorporados durante o preparo da argamassa: BlokMassa ST, BlokMassa e BlokLiga. Vamos entender como eles podem te ajudar na sua obra.

BlokMassa ST é o único aditivo impermeabilizante do mercado que auxilia na impermeabilização, bloqueando o sistema capilar, estruturando internamente as argamaassa de embosso e reboco. Dessa forma, dificultando a rápida perda de água e praticamente eliminando fissuras, trincas ou gretagens nas argamassas, além de proporcionar ganho de produtividade.

BlokMassa é um aditivo impermeabilizante que auxilia na impermeabilização ao bloquear o sistema capilar, permitindo trocas gasosas entre os materiais. Além de aumentar a impermeabilidade das argamassas, BlokMassa não as degrada e nem provoca corrosão do aço. Ainda quer mais? Então veja como o BlokLiga age nas argamassas.

BlokLiga é um aditivo plastificante que confere ótima plasticidade e facilidade para se trabalhar com as argamassas a base de cimento (cura hidráulica), dispensando o uso da cal hidratada ou saibro. Você precisa utilizar BlokLiga para entender do que estamos falando.

Além de melhorar a trabalhabilidade e plasticidade da argamassa, BlokLiga não reduz resistência mecânica por não possuir incorporador de ar, promove economia de material, excelente acabamento, facilita o trabalho por ser líquido e suas matérias-primas são de fontes renováveis. Melhor que isso, impossível!

O que é Reboco?

O reboco é a etapa final de acabamento com argamassa, pois ele deixará a parede lisa e uniforme para receber os revestimentos finais. Por ser a última etapa do revestimento da alvenaria, é imprescindível que o trabalho seja feito por profissional experiente e especializado, pois exige técnica e habilidade para que o resultado fique como o esperado!

O reboco é preparado com argamassa composta de cimento, areia fina, água e aditivos, tendo como característica ser uma massa mais fina e mais leve, pois ela que dará o acabamento final à parede. Deve ser aplicado após a cura do emboço e tem função básica de dar um melhor visual à superfície da parede, mantendo a base lisa e pouco porosa. Sua espessura é determinada por normas técnicas bem como seu traço.

Para saber mais sobre reboco, clique aqui para acessar nosso guia completo sobre como rebocar a parede e todos os detalhes que você precisa saber a respeito desse assunto!

Aditivo para reboco

Como melhorar o desempenho do seu reboco? Você também pode misturar aditivos à argamassa durante seu preparo para obter melhores resultados. A Blok, na missão de fabricar produtos que harmonizam o ambiente construido, criou um produto que é três em um: impermeabiliza o reboco, melhora a qualidade do acabamento e a trabalhabilidade da argamassa, o BlokMassa ST. Assim, com BlokMassa ST, você aumenta consideravelmente a qualidade da sua obra, produzindo rebocos com menos fissuras e mais resistentes devido à estruturação interna das argamassas.

Além disso, BlokMassa ST possibilita obras mais rápidas, por conta do aumento de produtividade, pois argamassas com BlokMassa ST aumentam a velocidade do sarrafeamento e desempeno.  

Diferenças entre chapisco, emboço e reboco

Deu para entender as diferenças entre as três etapas que precisam ser feitas da forma correta para ter o resultado esperado no revestimento da alvenaria, certo? Mas, para concluir, vamos resumir o que falamos aqui.

Basicamente, a diferença entre chapisco, emboço e reboco é que são camadas de argamassas de diferentes espessuras e finalidades utilizadas no revestimento de uma parede. Resumindo, o chapisco tem a função de proporcionar maior aderência entre a alvenaria e o revestimento, o emboço é aplicado para regularizar a superfície do chapisco e o reboco é uma camada de acabamento.

Então, agora que você já sabe quais são as etapas e funções de cada tipo de argamassa para fazer o revestimento da alvenaria, siga todas as recomendações que demos aqui e nos outros artigos do nosso Blog, além de, claro, consultar profissionais e normas técnicas antes de fazer qualquer procedimento.

Você também pode contar sempre com a Blok, que estará à disposição para garantir excelentes resultados para as suas obras! Até a próxima!

Quer ver todos os artigos do blog?
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

Se você é profissional e trabalha diretamente com manutenção predial, certamente já ouviu falar nos benefícios gerados pelo uso de silicones hidrofugantes de alto desempenho aplicados sobre fachadas como forma de prevenir e reduzir custos com manutenção.

baixe grátis