Quer Aprender Tudo Sobre Selante PU (Poliuretano)?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
17/3/2020
Atualizado em
18/1/2024
Quer Aprender Tudo Sobre Selante PU (Poliuretano)?

Selante PU (Poliuretano): Aprenda Tudo Sobre Ele!

Você já ouviu falar sobre selantes PU ou selante de poliuretano? Se você trabalha no ramo da construção civil, com certeza, esse assunto faz parte do seu dia a dia!

Mas, será que entende, de fato, como esse produto funciona e todas as suas características?

Antes de qualquer coisa, sabemos que informação nunca é demais e é o que faz diferença para atingir seus objetivos e garantir excelentes resultados!

Então, pensando nisso, achamos que seria muito útil preparar esse artigo para esgotar esse assunto e proporcionar mais conhecimento para que possa obter melhores resultados. Está preparado? Então, vamos lá!

selante pu
BlokSil MS
Selante PU
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

O que é Selante?

Para começar, precisamos esclarecer o que é selante, já que vamos discutir sobre um tipo deles, que é o selante PU.

De modo geral, o selante consiste em um material que tem função de selar juntas e aberturas entre substratos, impedindo que a água, ar ou outras substâncias entrem ou saiam da estrutura, acompanhando a movimentação natural dos substratos.

A capacidade dos selantes se movimentarem junto com o substrato, onde foi aplicado é o grande diferencial entre selantes e adesivos!

Quer entender mais sobre selantes? Acesse nosso outro artigo, clicando aqui.

O que é Selante PU?

Agora, você está preparado para entrarmos no tópico principal deste artigo! Vamos entender sobre o selante PU?

Os selantes em poliuretano, popularmente conhecidos como selantes PU, conseguiram entrar no mercado de forma lenta, desde os anos 60.

Porém, os anos 80 foram marcados pelo grande aumento dos selantes poliuretanos e, hoje, são os tipos de selantes mais utilizados na construção civil brasileira.

Isso por conta da própria versatilidade do uretano, que permite a formulação de uma ampla gama de produtos.

Portanto, o selante PU pode ser definido como um tipo de selante, com uretano em sua formulação, dando suas características particulares e específicas desse material.

Para que serve o Selante PU?

A popularidade do selante pu em obras não é à toa, suas características de desempenho favorecem, e muito, aplicação em diversas etapas das obras.

O selante pu possui uma elevada resistência ao desgaste e à abrasão. Por esse motivo os selantes de poliuretano são utilizados para selar juntas horizontais em superfícies com tráfego.

Um exemplo muito comum é a aplicação em vedação de juntas de dilatação em pisos, calçadas, praças, shoppings, pátios e pisos de concreto em fábricas, edifícios ou qualquer outra área sujeita a tráfego de veículos leves.

Também é possível ter selantes de poliuretano com formulações adaptadas para suportarem tráfegos intensos, como juntas de dilatação em rodovias e aeroportos.

Outra grande vantagem da maioria dos selantes pu é de serem pintáveis imediatamente após a sua cura. Permitindo aplicar esse tipo de selante em superfícies onde será necessário a repintura do substrato com frequência.

Benefícios x Limitações

Nem todo material ou produto é perfeito, não é mesmo? Por isso, vou elencar as principais vantagens e desvantagens do selante pu, de forma fácil, para que você possa ler e tomar as decisões corretas na sua obra.

Benefícios do Selante PU:

  • Alta capacidade de movimentação e uma alta recuperação elástica
  • Elevada resistência à perfuração, elevada resistência ao rasgo e elevada resistência à abrasão;
  • Baixo custo;
  • Baixa permeabilidade a gases, caso queira formar uma barreira contra gases, essa é a melhor opção;
  • Excelente resistência ao ataque microbiológico;
  • Baixo odor;
  • Boa adesão à diversos substratos.

Limitações do Selante PU:

  • Baixa permeabilidade aos gases, portanto isso trará uma cura mais lenta ao selante monocomponente;
  • Baixo desempenho em aplicações à baixas temperaturas;
  • Não deve ser aplicado em superfícies úmidas ou molhadas;
  • Resistência à alta temperatura limitada;
  • Variedade ampla de formulação, pode levar às mais diversas qualidades de selante pu.

Para que serve a cola PU?

O selante pu também é conhecido como cola pu, popularmente.

Aqui vale lembrar a diferença entre um selante e uma cola, independente do tipo de material utilizado.

O selante pu, tem a função de selante o espaçamento entre duas superfícies, vedando elas contra infiltração de água e gases, quando necessário.

O selante pu ainda precisa ter uma outra importante característica que o diferencia de uma cola pu, que é a capacidade de se conformar e adaptar às movimentações das superfícies.

Agora, uma cola pu, ou um adesivo pu, possui uma aplicação diferente, cola ou adesivo pu, possui apenas a característica de unir duas superfícies que possuem baixas movimentações.

Mesmo assim é possível um produto que seja ambos, tanto selante pu, quanto cola pu. Essa categoria de produtos é conhecida como selantes estruturais, utilizados tanto para a colagem de superfícies e também para a vedação entre elas. Um exemplo muito comum dessa aplicação é a colagem de parabrisas nas estruturas dos carros.

O que é PU de vedação?

Como eu disse acima, o selante pu é extremamente versátil quanto às aplicações em que ele pode ser utilizado.

Dependendo da formulação desenvolvida, ele pode ser utilizado desde juntas de dilatação em rodovias e aeroportos, até juntas de dilatação em fachadas de prédios ou locais com baixa movimentação.
Fora essas aplicações que exigem um esforço maior do selante pu, ele também pode ser utilizado em aplicações que existe uma baixa movimentação das estruturas e, consequentemente, uma menor exigência do selante.

Essas aplicações são consideradas apenas de vedação, então o uso de um selante pu de vedação é muito recomendado. Esse tipo de selante não precisa ter uma alta capacidade de movimentação, dado haverá muito pouca.

Nesse caso, uma característica muito importante, é avaliar se o selante escolhido terá aderência em ambas as superfícies. Caso não tenha, o papel de vedação da estrutura se torna falho.

Para que serve o PU 40?

PU 40, PU 30, PU 35, PU 55, essas são nomenclaturas que você já deve ter visto. Estou certo?

Pois bem, selantes são classificados de acordo com algumas características físico-químicas, uma delas é a base química, nesse caso o pu e outra é sua dureza.

A dureza de selantes é medida através da dureza Shore, e a maioria dos selante que utilizamos aqui no Brasil, utilizam a escala A, por isso nas fichas técnicas dos produtos existem as durezas Shore A 40, dureza Shore A 30, e assim por diante.

Expliquei tudo isso para chegar no seguinte ponto. PU 40, nada mais é do que a classificação do selante pu, com dureza Shore A de 40.

Importante lembrar que a dureza está diretamente relacionada ao módulo de elasticidade do selante. Não entende o que é isso e como pode afetar na escolha do selante ideal para a sua obra? Então clica nesse link, que eu explico em um outro artigo a importância de se escolher o selante da forma correta.

Qual a diferença do silicone e do PU?

Aqui vem a grande dúvida de muitas pessoas. Qual a diferença do silicone e do PU? Parece ser muito simples, mas existem muitas pessoas que ainda não sabem a diferença entre eles e o que cada um representa isoladamente.

Digo isso, pois constantemente escuto pessoas que ainda pedem “silicone pu” ou “silicone de pu” e isso está errado.

A diferença entre silicone e PU é são bases químicas em que selantes podem ser formulados, para diversas aplicações. Assim como existem selantes feitos de outras bases, como a acrílica, utilizada para a fabricação de selantes acrílicos.

Explicado isso, existe a família dos selantes de silicone e a dos selantes de poliuretano ou selantes pu, já silicone PU está errado.

Resumo de Selante PU

Nesse artigo eu compilei as principais e mais relevantes informações que eu acredito serem importantes para você poder entender e aplicar nas suas obras!

Expliquei desde a definição básica do que é um selante e de um selante pu. Além disso, elenquei as principais aplicações do selante pu.

Separei os benefícios e limitações do selante pu, essa parte do artigo é muito importante você entender e nunca mais errar nas suas obras!

Cola PU e selante pu são conhecidos como sendo o mesmo material, mas a definição de cola e sua aplicação é muito diferente de um selante. Por isso resolvi explicar um pouco melhor esse tópico e te ajudar a não comprar produto errado!

PU de vedação e PU 40, dois nomes muito comuns nas obras, mas a maioria das pessoas não sabe as diferenças e aqui eu expliquei, para que não sobrem mais dúvidas.

Silicone PU não existe, e aqui eu expliquei tudo detalhado, para que você possa sempre escolher o melhor produto para a sua construção.

Eu elaborei todo esse material para ajudar você, profissional da construção civil, que está buscando sempre mais conhecimento para evoluir. Conte comigo e com a Blok para qualquer desafio que tenha em suas obras!

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo que eu irei responder.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.