Afinal, o que é e como usar o piso de ladrilho hidráulico?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
25/5/2020
Atualizado em
20/4/2021
Afinal, o que é e como usar o piso de ladrilho hidráulico?

Devido à ampla versatilidade de uso e resistência, o ladrilho hidráulico é um piso que está se tornando destaque nas construções brasileiras e no mundo todo. Até mesmo em espaços públicos, é notável o aumento da sua utilização.

Os benefícios de utilizar o ladrilho hidráulico são inúmeros, entretanto, é necessário ter cuidados na sua instalação e manutenção para garantir que permaneça conservado, oferecendo ambientes sofisticados e originais a espaços internos ou externos.

Você sabe o que é e como utilizar o piso de ladrilho hidráulico? É uma opção que deve ser considerada por todo profissional da construção civil. Para entender melhor, confira neste post informações relevantes e tudo sobre o assunto!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O que é piso de ladrilho hidráulico?

O tradicional ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento constituído de forma artesanal por cimento, agregados e corantes, ou seja, concreto pigmentado ou não, utilizado desde o século XIX. São peças foscas, rústicas e de alta durabilidade e resistência.

Permite a utilização em pisos e paredes, personalizando a camada superior ou decorativa para aplicação em diversos ambientes. Sua composição se dá por cimento branco ou cinza, areia fina e média lavada, pó de mármore e pigmentos corantes.

Por que tem se tornado uma tendência?

Embora durante muitos anos os azulejos e pisos esmaltados foram mais requisitados, o revestimento de ladrilho hidráulico está voltando aos holofotes, tornando-se opção para indústrias, empresas e até residências. Tal aumento na utilização do piso se dá aos benefícios proporcionados, como:

  • alta resistência ao uso e ao tempo;
  • não sofre efeitos da dilatação;
  • versatilidade;
  • características para uma decoração que une o antigo ao sofisticado;
  • possibilidade de personalização das peças;
  • facilidade de assentamento.

Como usar o piso de ladrilho hidráulico na sua obra?

A instalação do piso de ladrilho hidráulico é considerada simples e o primeiro passo é definir o objetivo, características de uso do local, decoração e a paginação.

De acordo com esses fatores, você poderá determinar a base que deve ser feita e o acabamento adequado para o piso e ter ótimos resultados.

Quais são os principais cuidados na instalação?

Independentemente do local onde o piso será aplicado, é essencial garantir que a base ou contrapiso esteja nivelado, limpo e úmido, atentando aos caimentos e possíveis tubulações embutidas. É importante ter uma camada uniforme de argamassa para o correto assentamento e evitar ferramentas pontiagudas para pressionar o piso.

Fora isso, é muito importante proteger a peça contra qualquer tipo de umidade ascendente por pressão negativa, que poderá manchas os ladrilhos hidráulicos e até mesmo soltá-los ao longo dos anos.

Importante também ressaltar que a qualidade da argamassa colante utilizada irá influenciar na qualidade e durabilidade do assentamento, podendo evitar possíveis desplacamentos e retrabalhos. Isso ninguém quer, não é mesmo?

Qual tipo de impermeabilizante usar para evitar infiltrações?

O piso de ladrilho hidráulico tem uma superfície porosa, isso significa que pode ser danificado com o tempo e exposição a água e outros líquidos. Portanto, é recomendado, principalmente em áreas internas, ter atenção quando à impermeabilização.

Existem produtos desenvolvidos com alta tecnologia para impermeabilizar o piso de ladrilho hidráulico e é fundamental aplicar um de qualidade para evitar a retenção de líquidos, sujeiras e danos à superfície que, muitas vezes, pode ser irreversível.

Como é a manutenção periódica do piso de ladrilho hidráulico?

A manutenção do piso é muito fácil e, além da limpeza e higienização simples, utilizando água, sabão, a manutenção completa (cuidados com a impermeabilização e aparência da superfície) é realizados no período médio de 1 ano, para locais com grande circulação de pessoas.

Essa manutenção periódica, manterá o ladrilho hidráulico sempre com o aspecto visual de um revestimento novo e limpo.

As informações sobre limpeza e conservação dos ladrilhos hidráulicos, sempre devem ser oferecidos pelo fabricante do revestimento através de um manual de limpeza e conservação.

Dessa forma você, consumidor, estará garantindo com que seu piso irá durar ano a fio, sem ter que se preocupar com intervenções mais profundas.

Qual o tipo de espaço adequado para utilizar o piso de ladrilho hidráulico?

Com a capacidade de proporcionar resistência, ótimo custo-benefício e combinar com a decoração de qualquer tipo de espaço, o piso de ladrilho hidráulico pode ser aplicado em ambientes internos e externos, seja em uma residência, seja em comércios, indústrias e áreas públicas.

A aplicação do piso de ladrilho hidráulico com certeza é uma boa alternativa para a sua obra, pois é possível ter ambientes com uma decoração única e muita resistência a impactos e desgastes. Portanto, não deixe de considerar esse tipo de piso e adotar os cuidados para mantê-lo sempre conservado.

Curtiu o artigo? Agora que já viu sobre o piso de ladrilho hidráulico, que tal ficar ainda mais bem informado? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos na sua caixa de entrada, e fique por dentro de assuntos sobre diversos temas da construção civil!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.