Como Encontrar os Fornecedores Certos para Minha Fábrica de Artefatos de Concreto?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
2/5/2020
Atualizado em
20/4/2021
Como Encontrar os Fornecedores Certos para Minha Fábrica de Artefatos de Concreto?

O bom relacionamento com o fornecedor é essencial em todo negócio, principalmente no mercado da construção civil. Quando esse é o assunto, fatores como o nível de produtividade e a qualidade do atendimento estão mais do que em jogo. Mas você sabe como encontrar fornecedores excelentes para a sua fábrica de artefatos de concreto?

A reputação quanto ao compromisso das alianças profissionais feitas nesse setor não é das melhores. Existem várias histórias de entregas não pagas, atrasos, materiais comprados e não entregues, produtos com avarias ou em quantidade errada.

Tudo isso atrapalha o negócio, comprometendo a qualidade, o andamento e a rentabilidade da sua fábrica. Portanto, neste artigo, vamos livrar você de passar por uma experiência ruim na busca por boas parcerias. Confira as nossas dicas sobre como encontrar fornecedores!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Como encontrar fornecedores, fazendo uma boa pesquisa?

A pesquisa aprofundada é essencial na busca por novas relações de fornecimento. É fundamental que você vá atrás de referências quanto à atuação do fornecedor no mercado. Conheça a reputação da empresa por meio do contato com clientes dela e, se possível, com aqueles que desistiram do contrato.

A cotação de preços é outro item da pesquisa que você precisa observar, comparando as opções pesquisadas. Porém, lembre-se de que o barato sai caro: nem sempre o produto com o preço mais baixo do mercado trará o sucesso que você procura.

Quando os preços estão muito abaixo do padrão, as matérias-primas utilizadas correm o risco de serem inadequadas ou excluídas de um controle de qualidade mais apurado. Por isso, é fundamental saber de quem você está comprando.

Contar apenas com a indicação é o suficiente?

Por mais que o seu novo contato tenha sido indicado por alguém de confiança, não se garanta apenas na palavra. Prazos de entrega precisam ser analisados antes que uma decisão seja tomada. Por isso, teste a empresa nesse quesito e tenha sempre um plano alternativo para as entregas. Assim, se um fornecedor falhar, você pode acionar outro.

Outro item de grande importância é saber se aquele fornecedor respeita as normas técnicas da ABNT e a legislação ambiental. Não faça vista grossa: na área da construção civil, essa exigência é mínima. Se possível, dê preferência às empresas certificadas em sistemas de gestão de qualidade, pois isso demonstra comprometimento com a garantia de qualidade dos processos e produtos.

Como a internet pode ajudar nesse momento?

A Internet é um dos maiores aliados de quem procura novos fornecedores e produtos complementares. Isso porque a maior parte da pesquisa pode ser feita online.

O primeiro passo é saber se a empresa opera regularmente. Isso pode ser feito em poucos minutos, consultando na internet o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Se o resultado for negativo, fuja desse fornecedor.

Há também outras pesquisas que você pode fazer para saber a relação da empresa com os seus parceiros e clientes, como nas redes sociais, em que você pode procurar por comentários e avaliações, ou em páginas de reclamação — como o Reclame Aqui.

Como vimos, a internet pode ser uma grande aliada quando você precisar de novos fornecedores de qualidade para o seu negócio. Por isso, não perca tempo: siga as nossas dicas e comece a sua busca o quanto antes!

Agora que você já sabe como encontrar fornecedores, siga os nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de nossas postagens! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.