Saiba Qual a Importância da Impermeabilização na Construção Civil

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
3/9/2020
Atualizado em
20/4/2021
Saiba Qual a Importância da Impermeabilização na Construção Civil

O período de obra de qualquer imóvel é considerado o momento crucial para garantir maior durabilidade da estrutura, por isso a importância da impermeabilização na construção civil. Esse procedimento é capaz de diminuir o risco de danos ligados à umidade e penetração de água na superfície.

As infiltrações são os problemas estruturais mais comuns nas edificações. A impermeabilização é usada na construção civil para vedar ou selar superfícies, justamente, para protegê-las desse tipo de problema.

Ficou interessado no assunto? Então, leia este post até o final. Nele, vamos mostrar os principais tipos de impermeabilização na construção civil e onde aplicá-los. Acompanhe!

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
impermeabilizante para pressão negativa
Blok EP 2
Resina Impermeabilizante para Pressão Negativa
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

A importância da impermeabilização na construção

Para prevenir danos à estrutura e controlar a proliferação de mofo, fungos, bolores e manchas, é fundamental realizar um projeto eficiente de impermeabilização para a construção. Os danos causados pelas infiltrações vão desde questões estéticas, como descascamento na pintura, até problemas estruturais graves.

Portanto, é importante que haja o processo de impermeabilização nas edificações para evitar as infiltrações e garantir a vida útil da estrutura, diminuindo as chances de futuros prejuízos. Para eficiência desse procedimento, é fundamental que os produtos impermeabilizantes sejam aplicados desde a fundação da obra até o acabamento, da forma correta.

Caso essa etapa não seja realizada corretamente, a aparência da edificação fica comprometida, além de ser prejudicial para a estrutura e a alvenaria da obra, colocando o imóvel em risco.

Tipos de impermeabilização

Existem dois tipos de impermeabilização: a flexível e a rígida. A flexível acompanha a estrutura e é indicada para áreas que ficam expostas às mudanças climáticas e, por ventura, possam vir a sofrer com infiltrações, umidade e rachaduras. Esse tipo de impermeabilização pode ser pré-fabricado ou moldado no local.

Já a impermeabilização rígida não acompanha a estrutura e, por isso, deve ser utilizada em locais que não sofram com mudanças de temperatura, com movimentação do solo ou que não tenham o risco de sofrer trincas ou fissuras. Esse método é recomendado para vigas de baldrames, poços de elevador e subsolos.

Técnicas de impermeabilização na construção civil

A técnica de impermeabilização a ser escolhida depende do tipo de superfície que será protegida. As argamassas são consideradas um ótimo revestimento impermeável e adequadas para piscinas, rodapés, reservatórios de água e subsolos.

A emulsão acrílica — mistura de polímero acrílico e elastômero — forma uma membrana sobre a superfície e é excelente para ser usada em marquises, coberturas, lajes e paredes.

A emulsão asfáltica deve ser aplicada a frio e é usada em lajes, terraços e áreas frias, mas sempre protegida, para que não fique exposta aos raio solares.

Já a manta asfáltica é indicada para áreas úmidas e molhadas, além de lajes inclinadas e planas. Assim como na emulsão asfáltica, a manta asfáltica também precisa ser protegida dos raios solares para que não sofra degradação ao longo do tempo.

Os hidrofugantes são produtos que repelem a água e mantêm o local seco. Esse material não altera a aparência da superfície e, por isso, é muito usado em pedras, tijolos, telhas e concreto aparente.

O Blok ST é uma resina impermeabilizante flexível para vedar e eliminar vazamentos, além de combater com eficiência a umidade. Esse produto é perfeito para áreas molhadas, como piscinas, caixas d’água, lajes e reservatórios.

Portanto, a importância da impermeabilização na construção está em garantir a durabilidade e segurança da obra. Por isso, é fundamental contratar uma empresa confiável, que ofereça produtos de qualidade para assegurar maior eficiência no serviço.

Gostou do post? Veja como a impermeabilização do box do banheiro pode ser feita de forma segura e com qualidade!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.