Impermeabilização de Caixas D'Água

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
7/7/2020
Atualizado em
20/4/2021
Impermeabilização de Caixas D'Água

Para garantir mais durabilidade da estrutura e segurança de edifícios, casas e empresas, é importante que se invista na impermeabilização de caixas d’água e reservatórios.

Além de conservar a infraestrutura, o processo evita vazamentos, infiltrações e diminui riscos de entupimentos nas redes hidráulicas e também de contaminação da água.

A infiltração nas edificações é o problema mais comum quando há falhas na impermeabilização da caixa d’água, podendo causar carbonatação e corrosão das armaduras do concreto.

A infiltração pode afetar a resistência do concreto e comprometer a função estrutural do imóvel. Elas podem aparecer nas paredes, fundações e lajes, causando danos estéticos no reboco ou pintura.

A impermeabilização, de caixa d’água e reservatórios é garantia de qualidade de vida e economia.

Realizada de forma correta, o produto dificulta surgimento de possíveis pontos de contaminação da água, que prejudicam a saúde humana.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia este artigo até o final e descubra como fazer de maneira adequada a impermeabilização. Acompanhe!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Como fazer impermeabilização em caixas d’água?

Dois pontos importantes a serem considerados antes de iniciar o processo de impermeabilização de caixa d’água: o tipo de caixa d'água e o tipo do material.

As caixas d’água podem ser suspensas ou enterradas e cada material pode ter a necessidade de procedimentos diferentes. Para realizar a impermeabilização, um profissional deverá ser consultado e, de acordo com pareceres técnicos, a decisão será tomada.

Nos métodos tradicionais existem os sistemas rígidos e flexíveis, que podem ser usados em caixas d’água e reservatórios.

Os rígidos são aditivos químicos que são misturados na argamassa ou no concreto na hora da aplicação. Devem ser utilizados em estruturas de pouca mobilidade e, muitas vezes, exigem várias camadas até a finalização do processo de impermeabilização.

Para os sistemas flexíveis é feita aplicação de membranas moldadas in loco, misturadas ao cimento para garantir a impermeabilização perfeita em um meio com pressão constante da água.

Cada um desses processos tem forma própria de ser aplicado e um tempo de secagem. O impermeabilizante deve ser empregado sobre estruturas em boas condições.

Em caso de manutenção, a camada antiga de impermeabilizante deve ser totalmente retirada.

Portanto, é fundamental ter acompanhamento de um profissional de qualidade, além do uso de bons produtos.

Caixas d'água enterradas

Nesse tipo de estrutura, é importante ressaltar a importância, não apenas da impermeabilização do lado de dentro dela, mas também pelo lado de fora da estrutura.

Dessa forma, a proteção da estrutura será garantida, para que, tanto a água do lado de dentro, quanto a água do lado de fora, não comprometam a integridade da caixa d'água ao longo do tempo

Evite alguns erros na escolha de materiais

Quando for escolher impermeabilizantes para caixa d'água, dois fatores são importantes quanto ao material.

Como a água ficará em contato direto com o impermeabilizante, é muito importante que ele não solte produtos que possam comprometer a potabilidade da água e assim, prejudicar a saúde de quem for consumí-la.

Nesse caso, não é aconselhável utilizar principalmente impermeabilizantes asfálticos.

Outro fator muito importante é de verificar se o impermeabilizante é capaz de ficar com a água em constante contato, sem haver a degradação dele. Geralmente, membranas acrílicas, conhecidas como "mantas líquidas acrílicas" não são recomendadas para essa aplicação.

Qual a importância do uso de produtos de qualidade?

Para garantir economia, mais durabilidade e segurança, é fundamental o uso de produtos de qualidade para a impermeabilização em caixas d’água e reservatórios.

Utilizando bons produtos você evita manutenções frequentes e garante que o processo de deterioração não interfira na qualidade da água.

Essas soluções serão definidas conforme as condições da estrutura e o local de instalação.

Os produtos mais indicados para a realização desse procedimento são as argamassas poliméricas. Os sistemas não são definitivos e é sempre importante ficar atento para possíveis manutenções.

Todos os cuidados com a impermeabilização de caixas d’água devem ser tomados desde o início da obra.

Fale com seu engenheiro, pesquise sobre os diferentes tipos disponíveis no mercado e suas aplicações.

Assim, você evita problemas desagradáveis no futuro, garante economia e tranquilidade para sua obra.

Gostou do post? Siga a Blok nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades diariamente: Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.