Um Guia Prático Para o Cuidado Completo das Fachadas Prediais

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
material gratuito

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

6 Segredos da Manutenção de Fachada

Um guia prático para o cuidado completo das fachadas prediais.

A fachada é um dos elementos mais importantes de um imóvel predial conservado e valorizado.

Certamente, é o mais visível.

Morar ou investir em um imóvel bem cuidado faz toda a diferença. Além da óbvia questão estética, a manutenção da fachada tem papel fundamental na estrutura da obra, evitando infiltrações e outros danos futuros. 

Este tipo de cuidado é ainda uma obrigação legal.

Segundo o artigo 1.348 do Código Civil,é responsabilidade do síndico “diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores”.

Na cidade de São Paulo, a lei 10.518/1988 também estabelece a obrigatoriedade de pintura ou lavagem das fachadas a cada cinco anos.

Neste artigo, listamos as etapas fundamentais para uma manutenção perfeita da sua fachada. Lembramos que cada passo do processo deve ser realizado por uma equipe de profissionais da sua confiança.

Vamos lá?

Limpeza

Uma questão óbvia, mas que faz toda a diferença.

As faces externas dos prédios são expostas diretamente às variações climáticas (sol, chuva) e à poluição. Assim, os primeiros benefícios da limpeza na fachada predial são de ordem higiênica e estética.

Um prédio sem sujeira é mais propício para ser ocupado. A fachada limpa e bem cuidada também aumenta a valorização do imóvel no mercado, seja para venda ou locação.

A limpeza ainda evita prejuízos, evidenciando possíveis problemas estruturais antes que eles se agravem. Rachaduras e pouca impermeabilização, por exemplo, são mais simples e baratos de se resolver quando identificados precocemente.

Para se determinar a periodicidade da limpeza, é necessário considerar alguns pontos característicos de cada imóvel, como: tipo de revestimento, grau de sujeira, altura do prédio, acessibilidade e produtos a serem utilizados.

Pintura

O passo seguinte à limpeza é a pintura. Para a tinta aderir perfeitamente ao substrato, a fachada já deve ter sido limpa.

A pintura deve ocorrer sempre que a fachada apresentar patologias como infiltrações, descascamento, bolhas e descoloramento. Em São Paulo, os condomínios são obrigados a realizá-la, no mínimo, a cada cinco anos.

Pintar a fachada do prédio pode ser um processo custoso para o condomínio, mas é indispensável. Além de garantir um aspecto bonito e novo ao prédio, a pintura também evidencia possíveis problemas estruturais.

Nossa recomendação é que você fique sempre atento ao estado de conservação da sua fachada e realize a pintura da fachada predial com a frequência estipulada em lei.

Assim, você maximiza a durabilidade e evita repintar em um curto espaço de tempo.

Rejuntamento do Revestimento

Sol, chuva, vento, infiltrações, perfurações, mau uso e falta de manutenção são alguns dos fatores que danificam o rejuntamento.

Por isso, é necessário verificar com certa frequência a condição de preservação dos rejuntamentos nas fachadas prediais que usam revestimento cerâmico.

Para corrigir as falhas, será preciso substituir a argamassa existente por uma argamassa de rejunte nova.

Selagem de Juntas de Dilatação

As juntas de dilatação são espaçamentos - previstos antes da execução da obra - que permitem a expansão e a retração da superfície provocadas pela variação do clima e pela movimentação natural da estrutura.

Elas promovem a vedação de água, ar ou sólidos para o interior da estrutura, protegendo o revestimento da construção. Para manter a capacidade de absorver deformações ao longo do tempo, é necessário trocar o selante entre as juntas.

Para uma selagem ideal das juntas de dilatação, recomendamos o BlokSil MS: um selante que, depois de aplicado, transforma-se em uma borracha flexível de extrema aderência e resistência.

A aplicação do selante tem função de vedar as juntas de dilatação para minimizar as tensões superficiais do revestimento, reduzindo trincas, fissuras e infiltrações que podem afetar a estrutura como um todo.

Vedação de Janelas

A correta vedação de janelas evita infiltrações que podem comprometer gravemente a estrutura do edifício.

A ação do tempo resseca o selante, por isso, ele deve ser trocado durante a manutenção de fachada predial.

O BlokSil MS é o produto certo para esta finalidade, com resultado inquestionável.

Hidrofugação

Depois de seguir as recomendações dos tópicos anteriores, é hora da finalização.

O hidrofugante vai ser o responsável por conservar todo o trabalho por muito mais tempo.

Neste tópico, vamos mostrar a importância de se fazer a hidrofugação com o produto certo e como você pode ter retorno a curto e longo prazo.

Você deve estar se perguntando como o hidrofugante vai reduzir os custos da manutenção periódica da fachada predial.

Em primeiro lugar, vamos explicar como ele age.

O hidrofugante é um produto desenvolvido para aplicação nas fachadas, prevenindo danos causados pela água e umidade.  

Esses danos podem afetar não só a parte estética do prédio, mas causar problemas estruturais graves.

O hidrofugante não altera a cor nem o brilho da superfície onde é aplicado; ele conserva as características originais e melhora a aparência do edifício, aumentando seu valor de mercado.

Além de minimizar os problemas com infiltração, o uso de hidrofugante na fachada do prédio também evita o acúmulo de sujeiras, reduzindo o custo de manutenção e prolongando o tempo para se refazer a limpeza e pintura do imóvel.

O hidrofugante pode ser utilizado em diversos tipos de revestimentos de fachada: concreto aparente, revestimento em textura projetada, tijolo à vista, cerâmica não esmaltada e pedra porosa.

Para saber mais, acesse nossa matéria Infiltração em Fachadas.

Em resumo, estas são as vantagens do uso de hidrofugantes na fachada dos prédios:

● aumento de vida útil do substrato;

● diminuição de manutenções;

● alta durabilidade;

● criação de fachadas “autolimpantes”, pois a sujeira não se prende à superfície;

● aumento do valor de mercado do imóvel.

Deu pra perceber a importância dos hidrofugantes para finalizar a manutenção da fachada predial, não? Mas como saber qual é o melhor para o seu imóvel?

O BlokSeal e o BlokSeal CC são ideais para quem procura obter máxima proteção contra os efeitos causados pela água e umidade.

São produtos de fácil aplicação, alto rendimento e secagem rápida, além de preservarem a aparência original da superfície.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender cada uma das 6 etapas do processo de manutenção de fachadas. Tão importante quanto seguir este passo-a-passo, é escolher o produto certo e, sem dúvida, os produtos Blok garantem a qualidade e resultado que seu edifício precisa.

Estamos prontos para qualquer desafio.

Quer ver todos os artigos do blog?
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

Se você é profissional e trabalha diretamente com manutenção predial, certamente já ouviu falar nos benefícios gerados pelo uso de silicones hidrofugantes de alto desempenho aplicados sobre fachadas como forma de prevenir e reduzir custos com manutenção.

baixe grátis