Hidrofugante Para Concreto: Quando Usar?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
12/12/2020
Atualizado em
20/7/2021
Hidrofugante Para Concreto: Quando Usar?

Você sabe como impermeabilizar concreto para aumentar a segurança e durabilidade do material? Hoje, nós vamos falar aqui sobre como e qual a importância de utilizar hidrofugantes para a proteção de áreas compostas por concreto.

Você sabe que o concreto é utilizado para diversos usos na construção civil, certo?

Mas, existem vários fatores que podem influenciar no resultado da obra e a permeabilidade do concreto é uma delas. Continue lendo para entender do que estamos falando.

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

O concreto é um dos materiais mais utilizados em uma construção e, por isso, entender como funciona sua resposta à ação da água é de extrema importância uma vez que influencia diretamente no resultado final da obra! Para isso, vamos entender o conceito de  permeabilidade do concreto, que dissemos acima.

Bom, para que um concreto seja considerado durável deve-se examinar duas características deste material: a relação água-cimento e sua permeabilidade.

A relação água cimento e a permeabilidade do material dizem respeito ao quanto o concreto absorverá umidade, ou melhor, quanto mais poroso, mais absorverá água e, menos resistente.

Então, para diminuir a porosidade do material é importante utilizar aditivos para aumentar a compacidade do concreto e também utilizar hidrofugante para diminuir a permeabilidade do material, tornando-o mais durável e resistente.

Sem o uso de aditivos para diminuir a porosidade e sem hidrofugante para reduzir a permeabilidade, dificilmente o concreto terá uma boa durabilidade e resistência.

Portanto, é essencial o uso desses produtos para otimizar a qualidade do concreto e garantir um excelente resultado nas obras!

Hoje, nós vamos falar especificamente sobre o uso de hidrofugante para concretos, mas no nosso blog você encontra diversos artigos sobre os mais variados assuntos desse material tão utilizado na construção civil!

Dê uma olhada neles para aprender mais sobre esse tema! Agora, vamos para o nosso foco de hoje, que é entender sobre hidrofugante para concreto, mas antes de mais nada, explicaremos o que é um hidrofugante para depois entrarmos no tema principal, ok? Continue lendo!

O que é um hidrofugante?

Antes de explicarmos sobre hidrofugantes para concreto, temos que entender o que são hidrofugantes, pois há uma confusão gigante sobre a diferença entre hidrofugantes e impermeabilizantes. Muita gente acha que é a mesma coisa, porém vamos explicar de uma forma bem simples para que nunca mais caia no erro de confundir os dois conceitos, certo?

Bom, vamos lá. Existem produtos que se enquadram na classificação de hidrofugantes e outros que são impermeabilizantes. Mas, qual a diferença entre eles?

Os hidrofugantes assim como os impermeabilizantes têm a função de proteger as superfícies contra a ação nociva da água, garantindo mais resistência e durabilidade para elas. Porém, o uso desses dois tipos de produtos difere, basicamente, em alguns pontos.

Em primeiro lugar, o uso de hidrofugantes não permite a formação de película, permitindo as trocas gasosas do material enquanto que os impermeabilizantes favorecem sua formação, tornando o material mais resistente à ação da água.

Assim, quanto à resistência à ação da água, podemos dizer que o hidrofugante é menos resistente uma vez que não forma película, ele apenas a repele. Portanto, ao permitir que a superfície continue porosa, mesmo que repelindo a água, o hidrofugante não deve ser utilizado em substratos onde há acúmulo de água por tempo prolongado (pressão hidrostática), como acontece em piscinas ou caixas d’ água.

Já o impermeabilizante, por formar película no substrato, proporciona maior resistência à ação da água, porém acaba alterando a estética do material. Assim, seu uso é indicado para locais onde a pressão hidrostática é constante.

Logo, o uso de hidrofugante confere algumas vantagens, como: menor custo de manutenção uma vez que basta reaplicá-lo de tempos em tempos já o impermeabilizante requer remoção total do produto anterior para uma nova aplicação; não altera a estética da superfície; alta durabilidade e resistência às ações da água e umidade; aumento da vida útil do substrato; criação de superfícies “autolimpantes”; mantém a porosidade do material, permitindo as trocas gasosas e evita o surgimento de manifestações patológicas.

Assim, podemos resumir que os hidrofugantes têm como objetivo repelir a água e, além disso, as consequências do seu uso são muito vantajosas. Agora que entendemos o que é um hidrofugante, como ele funciona e quais suas vantagens, vamos explicar como escolher o hidrofugante certo para o concreto.

Como escolher o hidrofugante para o concreto?

Sabemos que o concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil e compõe diversas estruturas que recebem contato direto com água ou umidade, podendo ocasionar o surgimento de manifestações patológicas, como trincas, fissuras, eflorescências, entre outras.

Por mais que, a olho nu, pareça que o concreto não apresente porosidade, é um material que possui diversos poros que aumentam sua permeabilidade e, por esse motivo, deve receber tratamento adequado para evitar infiltrações que podem afetar tanto a estética como a segurança de toda a obra!

Por isso, é imprescindível fazer uso de hidrofugantes para proteger o concreto a fim de aumentar sua resistência e durabilidade, entendido?

Então, vamos agora entender como escolher o hidrofugante certo para o concreto.

Respondendo a pergunta inicial deste artigo, você deve ter entendido que o uso do hidrofugante deve ser adotado sempre nas estruturas que são compostas de concreto.

Já explicamos o porquê, mas insistimos em ressaltar que o concreto, por ser um material que apresenta permeabilidade, deve receber tratamento para evitar que sofra com as consequências de infiltrações.

Mas, como saber qual impermeabilizante certo para o seu concreto? Bom, se você ainda está em dúvida se deve utilizar impermeabilizante ou hidrofugante para proteger o substrato, precisa comparar todas as vantagens e desvantagens do uso desses dois tipos de produtos.

Por não alterar o aspecto visual da superfície, como a cor ou o brilho, o hidrofugante é o preferido para proteção dos concretos. Fizemos um artigo que compara silicone hidrofugante com verniz acrílico, que com certeza, te dará um norte!

Se já optou pelo uso de hidrofugante para proteger sua superfície, você precisa considerar as especificidades do material, isto é, qual é o tipo de substrato, quão exposto às intempéries ele está e qual será sua aplicação.

Para isso, é importante consultar um bom profissional, pois ele te dará a melhor orientação depois de analisar a área a ser hidrofugada. Geralmente, os hidrofugantes sao utilizados tanto em superfícies, como paredes pré-fabricadas de galpões industriais e blocos de concreto aparente, quanto em pisos cimentícios.

Por que usar hidrofugante para impermeabilizar o concreto?

Agora, você já tem informação suficiente para conseguir responder esta pergunta, não é mesmo? Mas, mesmo assim, vamos respondê-la para você!

O uso de hidrofugantes oferece diversas vantagens para o concreto frente aos impermeabilizantes, que já falamos nos tópicos acima. Por isso, ao proteger o concreto com hidrofugante, você conta com todas as vantagens que ele oferece além de proporcionar mais segurança e estabilidade para toda a obra, evitando as diversas manifestações patológicas que comprometem não só a estética mas toda a estrutura da construção.

Mas, claro, recomendamos que você consulte um profissional para que ele faça uma boa análise da sua construção, incluindo o uso do hidrofugante no projeto de impermeabilização, certo?

Quais problemas podem aparecer por falta de impermeabilização do concreto?

A falta ou falha de impermeabilização podem causar o surgimento das mais variadas manifestações patológicas por conta das infiltrações. E com o concreto não é diferente! Se você não faz impermeabilização com produtos e mão de obra qualificados, ou pior, se não aplicar nenhum produto para proteger o concreto, com certeza, terá que lidar com os efeitos que a umidade pode trazer para a sua obra.

E, exemplos de manifestações patológicas em concreto é o que não falta: trincas, fissuras, eflorescências, desplacamento de revestimento e até corrosão da armação são alguns deles que podem afetar toda a estrutura da obra.

Por isso, insistimos em falar que não vale a pena deixar para depois! O investimento em impermeabilização em concreto não é dispensável e compensa, em todos os sentidos!

Produtos Blok

Além de saber como escolher qual tipo de produto você deve utilizar, a escolha de produtos de qualidade também faz toda a diferença no resultado final da obra. E, se você ainda não conhece os produtos da Blok, vamos te apresentar alguns deles que você precisa utilizar na sua obra para obter o melhor resultado!

Falamos aqui sobre alguns aditivos que devem ser utilizados para diminuir a relação água-cimento do concreto e, atendendo a essa demanda, a Blok desenvolveu o BlokGraute, BlokGraute Pro e BlokGraute Pro+, que são aditivos superplastificantes de alto desempenho para concretos e argamassas indicados para baixar o fator água/cimento, oferecendo diversos outros benefícios para todo o material.

A Blok também fabrica silicones hidrofugantes para concretos, como o BlokSeal e BlokSeal CC, produtos silano siloxano base água que tornam as superfícies hidrofugadas, promovendo uma camada invisível de proteção em tijolos e revestimentos porosos sem mudar a cor e brilho, indicados para aplicação em: concretos aparentes, fachadas em revestimento cimentício, tijolos aparentes, fachadas de pedras, cerâmicas não esmaltadas, telhas cerâmicas e fibrocimento, argamassa projetada e textura projetada.

Já para proteção de pisos, temos o BlokSeal Pisos, que é um produto de alto desempenho que repele a água e preserva a aparência natural da superfície, não alterando sua cor, brilho ou textura. Seu uso é recomendado para pisos em áreas externas, áreas molháveis residenciais e áreas com alto tráfego de pessoas como hospitais, indústrias, shoppings, espaços públicos em geral, pois aumenta a segurança por expelir a água.

Para saber mais e fazer a escolha certa, entre em contato conosco, pois saberemos te indicar o melhor produto! A Blok está pronta para qualquer desafio! Conte conosco!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.