Entenda Como Aumentar a Produtividade da Sua Fábrica de Artefatos de Concreto Hoje!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
2/5/2020
Atualizado em
20/4/2021
Entenda Como Aumentar a Produtividade da Sua Fábrica de Artefatos de Concreto Hoje!

Uma fábrica de artefatos de concreto lida com múltiplas etapas em um processo com verdadeiros desafios. O gestor dessa área costuma precisar fazer tudo o que é necessário em cada vez menos tempo, além de lidar com a gestão dos custos e as informações. Mas como aumentar a produtividade nessa escala?

Uma indústria que busca melhorar a qualidade de seus produtos e serviços sem desperdícios precisa focar em questões como o uso de concreto autoadensável, o layout da planta da fábrica e o investimento em insumos confiáveis, como os aditivos , agregados e o cimento.

Neste artigo, mostraremos quais opções poderão elevar consideravelmente a produtividade de uma fábrica. Continue a leitura e confira!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Implemente gradualmente a automação nos processos

A automação nos processos é um assunto que deve ser cada vez mais considerado nesses ambientes. Isso porque o mercado da tecnologia oferece soluções que apresentam a chance de se produzir mais com menos mão de obra. Como resultado, os lucros no longo prazo tendem a ser maiores.

Pensar em substituir ou remanejar funcionários não é uma alternativa fácil e deve ser tomada com muito cuidado. No entanto, dependendo da etapa do processo que você automatizar, também poderá ganhar com a otimização do espaço da sua fábrica e aumentar o seu potencial de produção, economizando em mão de obra.

Isso parece difícil no momento? Então, mantenha a calma. Existem medidas com efeitos mais práticos e imediatos, como a aquisição de bons aditivos.

Utilize os produtos certos

O uso dos produtos certos pode ser a melhor estratégia para quem procura aumentar a eficiência na linha de produção. Se você quer saber como fazer isso, confira alguns produtos que precisa ter.

Aditivos plastificantes e superplastificantes

O mercado disponibiliza muitos tipos de aditivos para melhorar a eficiência do concreto e potencializar as funcionalidades desse que é um dos materiais mais usados na construção. Por meio desses produtos, é possível impermeabilizar, acelerar a cura, diminuir a tensão superficial e melhorar a fluidez para a utilização em aplicadores mecânicos.

Contar com bons aditivos superplastificantes é uma garantia de exibir produtos que oferecem benefícios reais para os seus clientes. Isso mostra que você sabe como otimizar as propriedades do concreto e pode se tornar uma referência no assunto.

Curas químicas

A fórmula da cura química é calculada para diminuir em até 90% a perda de umidade superficial do concreto por ação do vento. Esses produtos visam mais resistência e melhor acabamento para o concreto. Ambos benefícios estão em uma única aplicação que retarda a perda de água e eleva, quimicamente, a resistência do concreto.

Um bom aditivo de cura química é aquele que, além desses benefícios, também protege a superfície, sem deixar resíduos. Por isso, procure pelas opções que oferecem membrana sintética polimérica e funcionam para todos os tipos de corpos de concreto.

Endurecedores de superfície

Outra solução que você precisa ter em sua fábrica são os endurecedores de superfície. Eles são produtos projetados para aumentar a durabilidade e a resistência dos pisos de concreto.

É a reação entre o produto e os compostos hidratados do cimento que gera compostos de maior dureza. Por esse processo, o concreto se torna mais resistente ao desgaste e apresenta melhores índices de impermeabilidade.

Além disso, eles aumentam a resistência mecânica à abrasão da superfície do concreto, reduzindo o acúmulo de poeira sem amarelar.

Hidrofugantes de superfície

De nada adianta fabricar as melhores peças do mercado, se elas ficarem deprotegidas quando saírem da sua fábrica. A beleza e durabilidade delas irão depender de quão protegidas elas ficarão ao longo do tempo.

Para isso, existem os hidrofugantes de superfícies, que podem ser aplicado tanto em peças cimentícias na vertical, como na horizontal. Em ambos os casos, o uso do produto correto, não irá alterar o brilho ou cor do material, mas trará a segurança de que suas peças estarão bem protegidas.

Escolha bons fornecedores

A escolha de bons fornecedores também é essencial para elevar a sua produtividade. Ela funciona como uma aliança de compromisso profissional, que depende de um bom relacionamento para que haja cada vez mais qualidade do serviço oferecido.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender alguns passos importantes sobre como aumentar a produtividade da fábrica de maneira eficiente. Lembre-se de que a falta de bons fornecedores tende a prejudicar os processos internos da fábrica, afetando a reputação da empresa e abrindo portas para prejuízos financeiros.

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e não perca nossas novidades e dicas sobre o assunto.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.