Impermeabilização Industrial: Entenda Como Funciona

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
11/7/2020
Atualizado em
20/4/2021
Impermeabilização Industrial: Entenda Como Funciona

A impermeabilização industrial de pisos, estruturas e telhados é uma prática que proporciona benefícios incríveis, pois preserva as superfícies da ação do tempo, dos desgastes do uso e de contaminação. Além disso, aprimora questões estéticas e deixa o ambiente mais agradável.

Independentemente do tipo de uso, intensidade do tráfego de pessoas ou veículos na indústria, a impermeabilização é a melhor alternativa para assegurar que o patrimônio da empresa esteja protegido e qualquer retrabalho seja evitado.

Sendo assim, impermeabilizar ambientes industriais é um ótimo investimento e traz vantagens significativas.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, está no lugar certo! Confira, neste post, orientações para ficar bem informado e entender melhor como funciona!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

O que é a impermeabilização industrial?

A impermeabilização industrial é uma técnica que consiste em revestir os pisos, estruturas e telhados com uma camada de proteção contra ações do tempo, da umidade, do uso constante e, até mesmo, da corrosão e a agressividade de produtos químicos.

É um processo eficiente e de alta durabilidade que proporciona resistência, geralmente utilizando produtos denominados flexíveis, que apresentam características que suportam pressões, impactos e se moldam de acordo com a superfície.

Outro fator positivo para a empresa é que a impermeabilização industrial possibilita um acabamento personalizado, melhorando a aparência, facilitando a limpeza e as manutenções, proporcionando um ambiente mais confortável para funcionários e clientes, aumentando a sensação de bem-estar.

Quais os cuidados necessários?

Ao definir a melhor opção para fazer a impermeabilização industrial, é essencial considerar fatores importantes e que têm influência direta na qualidade e eficiência do serviço. É preciso ficar atento e analisar os seguintes quesitos:

  • segmento de atuação da indústria;
  • contratação de mão de obra qualificada;
  • identificação dos produtos apropriados e de qualidade;
  • orientações técnicas para aplicação;
  • análise de cada estrutura a ser impermeabilizada de forma independente.

Quais os riscos de utilizar soluções paliativas?

O sucesso e eficiência de uma impermeabilização industrial está em uma análise técnica detalhada das características de cada estrutura — seja em pisos, muros, lajes, telhados ou em tanques — para definir a metodologia apropriada e adquirir produtos de qualidade.

Quando é adotada uma medida paliativa, a resistência e durabilidade de todo o processo é totalmente comprometida. Isso significa que os riscos consistem em alta probabilidade de haver retrabalho para reforçar a impermeabilização e aumento considerável dos custos.

Quais as aplicações da impermeabilização industrial?

A versatilidade de aplicações da impermeabilização industrial é um atrativo para gestores, ainda mais que contribui para atender requisitos legais, preservar o meio ambiente e melhorar o patrimônio da empresa. Em uma indústria, são várias as possibilidades para impermeabilização. Vejamos alguns exemplos a seguir.

Pisos e paredes

A impermeabilização de pisos é uma das alternativas mais procuradas, devido à certeza de uma proteção eficiente para diversos tipos de uso, internos ou externos. É a garantia de ambientes seguros e livres de qualquer influência e contaminação.

Lajes e Telhados

A aplicação da impermeabilização de lajes e telhados oferece resistência contra infiltrações que, de forma silenciosa e gradativa, danificam e comprometem as estruturas. A laje e o telhado merece atenção especial, já que está exposta ao intemperismo.

Muros de arrimo

Devido ao contato com taludes naturais, o muro de arrimo está exposto a infiltrações por pressões negativas ou positivas. Por esse motivo, é uma boa ideia aplicar a impermeabilização adequada e garantir a estabilidade estrutural, evitando possíveis acidentes.

Tanques e caixas separadoras

Essa aplicação da impermeabilização industrial vai além de preservar estruturas, mas também de reduzir os impactos ambientais. Impermeabilizar tanques de contenção de produtos químicos e sistemas de separação é uma medida básica para a regularidade das indústrias.

Ter estruturas impermeabilizadas é vantajoso para qualquer empreendimento, independentemente do segmento ou atividade, sabendo que a falta de proteção permite infiltrações, surgimento de mofos, compromete o acabamento e pode contaminar o solo. Tudo isso leva a reparos inevitáveis e, consequentemente, a gastos e prejuízos.

Portanto, como você pode perceber, investir na impermeabilização industrial é imprescindível e pode ser considerado uma ação preventiva que traz retornos certos. No entanto, é fundamental contar com produtos de qualidade e profissionais qualificados. Assim, os resultados serão satisfatórios.

Gostou do post? O que você acha de ver mais um conteúdo incrível e aperfeiçoar seus conhecimentos? Não perca tempo, leia o artigo sobre como impermeabilizar parede interna com umidade e saiba mais!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.