Como e Por Que Realizar a Impermeabilização do Piso Cimentício?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
18/11/2020
Atualizado em
20/4/2021
Como e Por Que Realizar a Impermeabilização do Piso Cimentício?

A impermeabilização do piso cimentício é importante para manter a durabilidade e beleza das peças. Com o tempo, esse acabamento pode sofrer desgastes em virtude da exposição à água ou por abrasão. Para evitar esses problemas, a manutenção preventiva é a solução mais indicada pelos profissionais da construção civil.

É fundamental que todos os pisos, inclusive os cimentícios, passem por processos de manutenção com frequência, visando garantir vida longa à superfície. Além disso, um processo de impermeabilização bem feito é capaz de evitar as infiltrações e diminuir os danos que podem ser causados pelas intempéries.

Quer saber mais? Entenda tudo sobre a impermeabilização do piso cimentício agora!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Por que realizar a impermeabilização do piso cimentício?

Produzido por meio de um processo artesanal, o piso cimentício é composto por cimento, pequenas pedras, geralmente na cor cinza, e outros agregados. Esse acabamento rústico e único pode sofrer manchas quando entra em contato com líquidos, como café e vinho. Além disso, o excesso de carga e objetos pontiagudos podem causar danos à superfície. Para evitar esses problemas, o piso cimentício deve ser impermeabilizado.

Como impermeabilizar o piso cimentício?

Elegante e sofisticado, o piso cimentício é recomendado tanto para ambientes internos quanto externos. Mas para garantir a durabilidade e manter seu aspecto visual impecável, é preciso impermeabilizá-lo. Depois de instaladas, as peças devem receber produtos que protegem contra a umidade e os danos causados por excesso de abrasão.

A aplicação é simples. Depois de lavar a superfície e remover qualquer tipo de sujeira, deixe secar bem para evitar que a umidade prejudique a penetração do impermeabilizante no piso. Com o auxílio de um rolo de espuma, aplique o produto impermeabilizante conforme a instrução de uso do fabricante.

As ferramentas de aplicação também podem variar de acordo com o produto utilizado e com a produtividade desejada para a área total do piso.

BlokSeal Pisos

O BlokSeal Pisos, da Blok, é um hidrofugante à base de água, de alto desempenho, e foi desenvolvido para ser aplicado sobre os mais diversos pisos. Ele cria uma camada invisível que evita a infiltração e reduz os custos com manutenção por reduzir o acúmulo de sujeira. Além disso, o BlokSeal Pisos facilita o escoamento da água, oferecendo mais segurança aos usuários.

Esse produto é recomendado, principalmente, para áreas externas e molhadas em residências, locais com alto tráfego de pessoas, como hospitais, shoppings, indústrias e espaços públicos em geral. De fácil aplicação, o produto vem pronto para o uso e a cura é feita em 24 horas.

Quais outros cuidados podemos ter com os pisos cimentícios?

Além do processo de impermeabilização, é fundamental realizar a limpeza frequente do piso cimentício. Esse processo evitará manchas e desgastes da superfície, além de manter a beleza das peças. É recomendado o uso de detergente próprio para piso cimentício, diluído em água e aplicado suavemente durante a higienização.

Quando for necessária uma limpeza mais pesada do piso cimentício, é indicado o uso de lavadoras com jato para a retira do detergente. Não utilize detergente de cozinha, aguarrás ou água sanitária, que podem danificam a superfície com o passar do tempo.

Portanto, a impermeabilização do piso cimentício é essencial para protegê-lo de machas e danos e deve ser feita logo após a instalação. O uso de produtos impermeabilizantes de qualidade é fundamental para resguardar a elegância e beleza das peças. Além disso, faça a limpeza periódica e garanta a conversação do piso.

Você sabe como impermeabilizar pisos de concreto? Descubra tudo sobre esse assunto!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.